Opa, ficou chique, parabéns, abraço.
Versão Imprimível
Belo esquema, ficou muito bom.
É essencial desconectar as baterias mesmo, pois quando ligamos duas baterias diferentes em paralelo há uma circulação de corrente entre elas que irá diminuir as suas vidas úteis.
Na verdade é como o TCHEIGOR disse, baterias diferentes em paralelo quando estão desconectadas do alternador acabam por se descarregarem mais rapidamente, pois a que tem menor resistência interna acaba por consumir a carga da outra.
Já sobre o carregamento, o alternador carrega as duas baterias sem problema algum, apenas de forma mais lenta, afinal a capacidade de carga subiu consideravelmente.
Com o motor ligado, quando as duas baterias entram em paralelo o alternador "enxerga" uma necessidade maior de enviar corrente, assim a tensão permanecerá por volta de 14-14,2 v mais tempo, e quanto mais próximo da carga total o regulador de voltagem tenderá a baixar essa tensão para aproximadamente 13,8 v para flutuação.
A pratica comprovou exatamente a teoria, veja baixo o gráfico da analise que fiz:
Anexo 542055
O sistema foi testado por quase 8 mil km, sendo monitorado constantemente.
Capacidade da bateria é em Ah (amperes*hora) e não A (amperes).
Em uma bateria de chumbo ácido (AGM também) para saber o quanto está carregada deve-se medir sua tensão.
Uma bateria que conhecemos como 12 V na verdade é formada por seis células que totalmente carregadas tem entre 2,15 e 2,2 V. Portanto uma bateria de 55 Ah que tenha tensão entre 12,9 e 13,2 V está totalmente carregada e se estiver íntegra irá fornecer os 55 amperes por uma hora.
Da mesma forma que completamente carregada deverá fornecer a corrente de pico o que na Optima é de 875 A.
Para informações mais completas e detalhadas leia: Crompton, Thomas Roy (2000), Battery Reference Book, Newnes
Aqui também tem informações uteis: Lead–acid battery - Wikipedia
E daí?? Onde quer chegar com essa afirmação?
Aposto que não leu o que indiquei.
Sem estudar vai continuar falando besteira, como sempre.
Mas vai mais uma colher de chá, uma bateria de moto tem seis células do mesmo jeito, e se tiver com tensão nos valores que disse significa que está totalmente carregada, e irá fornecer os amperes*horas especificados.
Pode ser de 4 Ah ou 200 Ah, não tem diferença.
Para medir a carga só existem duas maneiras, medir a densidade da solução ácida ou a tensão, não há como medir o que você chama erroneamente de "corrente"
Thiago, muito bacana esse esquema com segunda bateria, já troquei a bateria duas vezes, a primeira (original) durou pouco mais de dois anos, a segunda comprada em uma concessionária Toyota, um ano e um mês, agora comprei uma Moura. O problema é que está formando muito "zinabre" em um dos polos. Limpo o local e volta rapidamente, já passei graxa, mas não impediu o retorno do pó (essa bateria que coloquei, forma muito mais que as outras).
Já pensei em instalar uma segunda como você fez, a ARB e a Ironman vende kits semelhantes ao que você montou.
Qual a diferença dessa OPTIMA para as demais?
A minha é original ainda e está caminhando para quatro anos, mas eu tomo alguns cuidados.
Sempre fecho os vidros, desligo radio, A/C, etc, e só então desligo o motor.
Na partida, sempre ligo o motor e só então ligo os equipamentos, abro os vidros, etc.
As luzes internas são de LED e mesmo assim ficam desligadas, pq é muito difícil usar a Hilux de noite, se precisar eu ligo.
O que está diretamente relacionado a durabilidade da bateria é a tensão dela no momento da partida, pois quanto mais baixa a tensão, mais alta será a corrente, corrente elevada gera calor e danifica as placas internas (o que costumam chamar de colar as placas).
É aquela formula do colégio U=RI, U é a tensão, R a resistência e I a corrente, o motor de partida é a resistência e esse valor não muda, então bateria descarregada abaixa o U e o I tem que obrigatoriamente aumentar.
E esse é o motivo que nunca se deve deixar uma bateria zerar.
Sobre o zinabre sinceramente não sei o que causa realmente, já tive veículos que ele aparecia e outros com as mesmas características e nada de zinabre.
Existe um spray que chama "Protetor De Pólo De Bateria" da Wurth, é uma especie de tinta e já me disseram que funciona muito bem.
Tenho um artigo em inglês que explica o zinabre, se jogar no Google tradutor da para entender, mas não sei se o que está escrito veio de algum estudo com seriedade.
Minha idéia inicial era comprar um desses kits, mas o custo é muito alto, então optei por tentar desenvolver algo, o relé custou uns US$7,00 e a controladora deve ter uns R$10,00 de componentes eletrônicos.Citação:
Postado originalmente por Cause of verdigris on battery terminal
Ou compra tudo pronto no AliExpress: 200 AMPERES Bateria de carro Isolador Da Bateria Dupla aumento auto bateria 12 V/24 V em Saltar Leads de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group
Sobre a bateria Optima amarela, a vantagem é ser de ciclo profundo (então essa pode zerar), pode trabalhar em qualquer posição, a corrente de partida é muito maior (então você pode comprar uma de capacidade menor), e ter uma durabilidade muito maior, porem o preço dela aqui no Brasil faz o custo-beneficio ser péssimo, é muito melhor comprar uma bateria comum de boa qualidade (Heliar/Moura) e trocar duas ou três vezes.