Olá, a causa mais provável do zinabre foi na instalação do cabo, provavelmente bateram com a chave para encaixar, ai trincou a carcaça plástica da bateria, ocorrendo vazamento de solução causando o zinabre, abraço.
Versão Imprimível
Caro Amigo Thiago, se o seu perfil estiver com os dados corretos, antes de você nascer eu já era formado Técnico em Mecânica(33 anos atrás), não sou o dono da verdade, cada dia aprendemos algo novo, joguei uma pergunta só para ver qual seria a resposta, então vamos para a explanação: Tensão (volts) é uma grandeza, Corrente (amperes) outra grandeza, corrente é a capacidade de gerar potência, a corrente é gerada pelo deslocamento dos elétrons do polo positivo para o negativo (a corrente circula dessa forma pelo circuito), a corrente você medo com um equipamento chamado "Amperímetro" , a tensão, que são os volts você mede com um voltímetro, não adianta vc ter 220 volts se não tiver corrente (os amperes) para gerar potência, entendeu? No caso do seu veículo que possui alternador com regulador de voltagem (a chamada caixinha de voltagem) ela controla a tensão e a corrente gerada pelo alternador mantendo todo o sistema elétrico funcionando, mais a carga da bateria, no caso de veículos mais modernos o alternado não tem mais o regulador de tensão, é controlado via gestão de carga (muito mais eficiente), é uma unidade eletrônica que comanda, no caso de usar duas baterias com capacidades diferentes acontece que o alternador vai carregar somente até chegar na capacidade da bateria menor, ou seja se bateria 01 é de 60 Amperes e a bateria 02 for de 100 amperes, só vai carregar até completar os 60 amperes, entendeu? Para vc carregar a bateria 02 você terá que instalar outro alternador independente somente para essa bateria, entendeu onde eu quero chegar? se o alternador continuasse mandando carga até os 100 amperes iria danificar a bateria 01, entendeu? Os veículos equipados com alternador de gestão de carga você não pode fazer a vulgarmente chamada de "chupeta" porque vai queimar a unidade, veículos assim equipados, como a BMW X5 tem no cofre do motor um pino massa e um pino positivo onde você pode ligar a bateria auxiliar para a partida de emergência, se você voltar um pouco no tempo e procurar por um caminhão chamado FNM, vai verificar que ele era equipado com 04 baterias de 06 volts e 45 amperes ligadas em série para conseguir 24 volts, tensão de trabalho deste caminhão e tendo 180 amperes, desculpe o texto longo, mas gosto de explicar falando e demonstrando no veículo, desculpe qualquer mal entendido, grande abraço.
Gosto do Fuketeiro porque ele sempre trás mais animo aos tópicos!
Me lembro em 2013 no tópico da minha colella turbo era o maior barato com o Leo! rsss
Mais um pouco Off Topic mas vale para aprendizagem, sei dos casos que as S10 e Frontier usam(não sei das outras marcas de camionetes) uma polia do alternador "loca", ou seja ela não é conectada 100% com o eixo do alternador como nos carros antigos, dizem que é com catraca interna essa polia. Procede isso e para que serve????
Ok, então avise o pessoal da ARB e Ironmann (entre outros), que o sistema deles não funciona, da náutica, dos motorhomes, e um infinidade de outros, que também estão fazendo errado a anos.
Avisa a SMS, pois eles tem no-break com bateria interna de 5 Ah e vendem um cabo para conectar bateria automotiva em paralelo de até 150 Ah.
Avisa o... melhor parar, a lista de desinformados é grande.
Sobre a X5, apenas existe o conector na frente pq bateria está dentro do porta-mala, ligando qualquer coisa ali entra em paralelo, veja o esquema de uma série 3:
Anexo 542124
E sobre o caminhão, você ainda não entendeu o conceito, e está confundindo A (ampere) com Ah (ampere*hora).
Veja a etiquetas da baterias:
Anexo 542125Anexo 542126
E como gosta de demonstrar, por favor, desenha um esquema de como você usa um amperímetro para medir a carga da bateria.
Quando uma carga maior entra em funcionamento o alternador fica mais pesado, e para evitar que esse golpe vá para a correia a catraca permite que a rotação seja diferente entre a polia e o eixo do alternador.
Em alguns carros com a correia mal esticada até é possível escuta-la patinar quando o eletroventilador entra em funcionamento.
Salve rapaziada! To ha um tempo afastado do forum... que bom ver que o forum aos poucos esta voltando ao normal, sem postagem tipo blog e/ou facebook, para o proximo mes posto uma foto de uma hilux 2.5 com alguns ups.
[]`s.
Olá, não tenho tempo para ficar desenhando, mas vou tentar explicar de forma simples para os usuários do Fórum, para saber quanto o alternador está mandando basta ligar em série, desconecta o cabo que sai do alternador e coloca o amperímetro em série, funciona o veículo e já verá, ligando todos os consumidores você terá uma noção de quanto o alternador pode gerar neste momento, para teste específico do alternador existe equipamento de bancadapara tal, mas tem como medir através de uma pinça amperimétrica sem desconectar nada, quanto ao que vc instalou na sua railuquez, de uma maneira simples bastava dizer que vc colocou um módulo de gestão de carga, ele recebe a carga do alternador e distribui para as baterias, hehe, abraço.
Thiago, não entendi sua explicação da fórmula U=RI, se R é constante U e I variam de maneira diretamente proporcional, ou seja se U aumenta I também aumenta, não é isso? Se a residência diminuísse aí a corrente teria que aumentar para um mesmo valor de tensão. Estou falando pela fórmula, mas confesso que não é minha área, provavelmente não consegui acompanhar seu raciocínio.
Obrigado pelas dicas, vou tentar me habituar e ver se consigo aumentar a vida útil dessa bateria. Estou pensando em colocar uma bateria reserva naquele local, mesmo que não coloque o esquema elétrico, teria algum inconveniente nisso?
Abraço.
Ronie, no meu carro o ponteiro fica no meio, só que o marcador é diferente, a minha é uma SR.
como está a estabilidade, conforto e consumo do seu carro?