Postado originalmente por
ecoperegrino
Feitosa: Não ha duvidas quanto ao maior conforto da Prado em relação a SW4. Mesmo porque a Prado se situa num patamar superior. É como se fosse o Toyota Lexus em relação ao Toyota Corolla, ou Camry. É outra categoria, outro público.
Mas para nós comuns dos mortais, que temos que nos contentar com um semi-novo, temos que ponderar alguns fatores do uso de dia a dia.
O primeiro é o valor do seguro. Principalmente para quem mora em cidade grande, onde o risco de sinistro é maior. O valor do seguro de uma SW4 D-4D é infinitamente menor. Sei que vc. é cuidadoso e os riscos para vc são mínimos, mas o imponderável existe (como existiu o 11/9). A perda por sinistro na falta de seguro, pode representar a "quebra" do dono, quando a viatura envolvida é de alto valor agregado.
O segundo item, é a comodidade de comprar um modelo de viatura que continua "na linha de montagem " da Toyota. Ou seja, se vc. comprar uma viatura com todos os carimbos de revisão na concessionaria, a manutenção fica mais barata , mais facil e mais prática. com revisões com preços tabelados pela CCS e que não são caros. Para vc. ter uma ideia, a revisão de um Uno na Fiat é bem mais caro.
Finalmente, em tempos de caminhões, tremilhões, articulados, com diesel eletrônico e que desenvolvem mais de 100km/h mesmo em aclive, é deveras perigoso enfrentar uma fileira deles em movimentação absurda nas estradas para utrapassagem. Um motor D-4D representa uma segurança maior nas ultrapassagens mais tranquilas, sem stress.
Estes são os critérios que eu elejo como importantes. Mas cada um é cada um. Conforme a destinação que vc. der à viatura, a PRADO, pode ser uma melhor opção para você.
Estivéssemos nós vivendo no Chile, onde convivem todos os modelos de carros com facilidade, com certeza minha preferencia seria uma PRADO.