Tem um especialista desse tipo de bomba em Goiás ( http://www.bomboleo.com.br ).
São raros os especialistas que abrem uma bomba diesel sabendo realmente o que estão fazendo e conseguem regulá-las corretamente, ainda mais da Prado. Já havia conversado com um senhor muito entendido, que me foi recomendado pelo chefe de oficina de um CCS Toyota, e que foi sincero ao dizer, que essa bomba da Prado só tem um no país, essa oficina especializada em Goiânia, que é capar de regular ela corretamente após aberta. Segundo ele os sintomas são esses que você disse, o carro fica fraco, sem força, não desenvolve, alto consumo... Uma verdadeira novela pra quem não sabe o que está fazendo.
Após a limpeza e montagem ela deverá ser colocada em uma máquina computadorizada que simulará o seu funcionamento, injetando diesel normalmente como se ela estivesse no veículo, até que chegue no ponto certo, potência x consumo. Tentar acertar isso no olho é como jogar na mega sena.
Dá uma ligada lá pra eles na Bomboleo e converse com um especialista. Se for o caso, coloque a viatura na carreta e leve o carro pra lá. Outra opção é levar na Toyota, mas lá eles vão querer trocar a bomba por outra nova. Analise a situação com calma e decida com sabedoria. Se houver muita necessidade do veículo e puder comprovar, nesse meio empo alugue um carro e inclua o aluguel também no processo.
Abraço.
Alguns artigos talvez possam ajudar:
Máquina com computador para a regulagem após limpeza:
http://www.sadiesel.co.za/fotos3048.jpg
Bomba:
http://www.junkmail.co.za/images/lar...pump-denso.jpg
Um fórum (inglês).
Prado KZTE Diesel injector pump problems - 4x4 Community Forum
Nesse fórum eles citam que é necessário uma "recalibração", e isso só é possível em uma oficina de alto nível, não é qualquer um que faz, mesmo lá fora, em outro país, como você pode acompanhar na conversa.
1KZT-E Toyota Denso Injection Pump Service Maintenance of Filters - Landcruiser/colorado/prado kz90 - YouTube