Postado originalmente por
WCarlos_902
Galera, ainda é cedo [...rodei apenas duzentos quilômetros porque combinei com a revenda de pneus Yoko, que ficaria por enquanto na cidade... os G012 só chegarão na próxima segunda ou terça-feira] para avaliar a picape mas lá vão alguns pitacos e dúvidas.
Nesta tarde peguei alguns trechos de BR para "pisar" um pouquinho. Fiquei impressionado com a "resposta" da motorização. Não sou um piloto phodão mas deixei a modesta um pouco de lado e ousei "descer a bota", além do costume. Realmente amigos, alcançar velocidades tipo 160 km/h é moleza. Não tive coragem para deixar chegar nos 170 ou cento e oitenta [...era um retão!], mas pude constatar que essa Hilux "anda" muita coisa.
Na minha velocidade de cruzeiro, 120 quilômetros por hora, observei que a rotação crava em 2000 rpm e a picape se comporta com extrema segurança, mesmo com os "pneuzins" originais. Sabendo daquela fama de picape campeã de acidentes, me contive e preferi ir com cautela. Depois, assim que trocar os Goodyear Wrangler pelos Yoko G012, vou botar em estrada de chão para saber como ela se comporta na piçarra e na buraqueira.
1. Pontos fortes:
1.1 Motorização [torque, baixo ruído e "segurança"];
1.2 Conforto, ergonomia dos bancos e espaço interno [inclusive no banco traseiro];
1.3 Dirigibilidade [desenho do volante e painel de instrumentos];
1.4 Acessórios [porta copos, porta óculos, console entre bancos dianteiros e luzes de leitura].
2. Pontos médios [fracos?]:
2.1 "Carenagem" [pára-choques e molduras] poderia ser mais robusta;
2.2 Pneus Goodyear Wrangler "aparentam" ser pequenos;
2.3 Acabamento dos bancos poderia ser melhor [...gostei do revestimento das portas].
Bom, tenho pouquíssima experiência com câmbio automático. Tive uma única e rápida experiência com um sedan numa viagem que fiz ao Canadá, quando aluguei um carro por três meses. Isso foi em 1999! Na época, não me preocupei com detalhes. Agora, preciso aprender a dirigir corretamente para desfrutar o máximo da picape. Nesses três primeiros dias, estou agindo assim:
* Quando preciso de mais torque [ex.: ultrapassagens], simplesmente "piso fundo", sem mudar a posição de "D" para 3, 2 ou "L". Pelo que interpretei do manual, essa prática [over driver?] seria mais aplicada para subir ou descer serras. Pisando fundo, estou praticando o tal de kick-down?
* Quando preciso "engrenar" da posição "P" [Parking] para "D" [Driver], mesmo pisando no pedal de freio o carro dá um "soquinho". Idem quando tiro de "N" para "R" [Reverse]. É isso mesmo, ou estou cometendo barbeiragem?
* Dirigindo na cidade, quando me aproximo dos semáforos vermelhos [início], estou optando por mudar de "D" para "N". Li que o carro é projetado para deixar na posição "D" [pé no pedal de freio], sem causar nenhum "esforço" na transmissão, devido à tecnologia disponibilizada pelo conversor de torque. Estou agindo corretamente?
* Nas arrancadas estou pisando um pouco fundo e percebo que há um certo "retardo" para o carro trocar de marcha. Quando saio pisando mais leve, tenho a impressão que essa sincronização é antecipada. Está certo isso, ou tô escrevendo bobagem?
Brigadão pelo incentivo galera :concordo::concordo::concordo:.
[]s