Powered by vBulletin

Nova Hilux: p/ quem veio de outras pick-ups

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 27 de 58 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 171819202122232425262728293031323334353637 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 09/07/2007, 10:19
    ramonpoa
    Citação:

Postado originalmente por WCarlos_902 Ver Post
    Nesses três primeiros dias, estou agindo assim:

* Quando preciso de mais torque [ex.: ultrapassagens], simplesmente "piso fundo", sem mudar a posição de "D" para 3, 2 ou "L". Pelo que interpretei do manual, essa prática [over driver?] seria mais aplicada para subir ou descer serras. Pisando fundo, estou praticando o tal de kick-down?

* Quando preciso "engrenar" da posição "P" [Parking] para "D" [Driver], mesmo pisando no pedal de freio o carro dá um "soquinho". Idem quando tiro de "N" para "R" [Reverse]. É isso mesmo, ou estou cometendo barbeiragem?

* Dirigindo na cidade, quando me aproximo dos semáforos vermelhos [início], estou optando por mudar de "D" para "N". Li que o carro é projetado para deixar na posição "D" [pé no pedal de freio], sem causar nenhum "esforço" na transmissão, devido à tecnologia disponibilizada pelo conversor de torque. Estou agindo corretamente?

* Nas arrancadas estou pisando um pouco fundo e percebo que há um certo "retardo" para o carro trocar de marcha. Quando saio pisando mais leve, tenho a impressão que essa sincronização é antecipada. Está certo isso, ou tô escrevendo bobagem?

[]s

O pessoal já respondeu, mas deixa eu dar os meu pitacos.
    a) quando quer ultrapassar, pise mais fundo mesmo, ou seja, literalmente o "kick-down"

b) tranquinho em carro automático é normal ao trocar de posição, mas na hilux é quase imperceptível. Veja se:
    1 - quando estacionar, puxe o freio de mão antes de soltar o pé do freio. Muitos estacionam, colocam em P, tiram o pé do freio e depois puxam o freio de mão. o carro fica pendurado na caixa e não no freio de "estacionamento". O "tranco" ao tirar do P vai ser natural (e pode ser evitado);
    2- é comum (para quem não está acostumado com automático) ir colocando no P ou R "ANTES" do carro estar totalmente parado. Evite isso...

3- Não tire de D para N nos semáforos. Colocando em D e sempre em D vai preservar sua caixa uma eternidade.....até porque "freado" o carro não faz força para arrancar....

4- quando a troca de marchas o carro automático "interpreta" seus comandos. Quando você "alivia" o pé ele troca de marcha automáticamente, porque sabe que você não quer "andar" mais do que aquela velocidade. Tanto é assim, que tem gente que, com o mesmo carro, faz 6 por litro na cidade e outros 9 (gasolina por exemplo). É só o jeito de dirigir, se tiveres sensibilidade para pisar, tirar um pouquinho o pé (sentir a troa de marcha) e voltar a acelerar, o rendimento aumenta bastante.

5- O "3" na Hilux funciona como um overdrive. Use ele a vontade. Eu uso bastante em estrada (para ultrapassar...) ao ficar atrás de um caminhão, já boto em 3..... ou usando reboque (isso tá no manual) ou mesmo em descida íngreme de serra e com chuva (o 3 não deixa o motor ficar em "ponto morto" como parece que fica o D....
  • 09/07/2007, 12:45
    Waldir Carlos
    Citação:

Postado originalmente por ramonpoa Ver Post
    É só o jeito de dirigir, se tiveres sensibilidade para pisar, tirar um pouquinho o pé (sentir a troa de marcha) e voltar a acelerar, o rendimento aumenta bastante.

Dentre essas dicas acima, destaco essa aí! Nos primeiros dias, sempre achei que estava errando, ao manter o pedal sempre acelerando! Depois, aos poucos "percebi" que algo estava errado. Já tô quase habilitado nesse ponto. Quando não é necessário sair "arancando", piso de mansinho, procuro "sentir" a aceleração e, tiro levemente o pé do acelerador, depois volto a pisar; quando tenho certeza que a tecnologia fez o restante [a troca automática].

Com relação aos outros pontos, em que pese já ter lido totalmente o manual, agradeço e reconheço que nada substitui a experiência. A teoria é apenas parte... O resto a gente vai aprendendo.

:concordo::concordo:

[]s
  • 09/07/2007, 13:56
    Loyer
    Parabéns Waldir! Só vi o tópico hj, cheguei de viagem ontém, alias a primeira viagem da SW4. O que posso dizer do carro é que é fantástico, a estabilidade me deixou de queixo caído. O único senão é que ela corta em 180 Km/h, sei que muitos vão me chamar de louco como já fizeram outras vezes, mas é assim que eu viajo e continuarei, não consigo andar devagar em estrada. Achei o consumo muito alto, andando a 160 - 180 ela faz 6.9 - 7.0 km/l espero que melhore, já que ainda não fez nem 2.500 KM. A S-10 andando nessa velociadade fazia 8.5.
    Abraço!
  • 09/07/2007, 16:42
    ramonpoa
    Citação:

Postado originalmente por Loyer Ver Post
    O único senão é que ela corta em 180 Km/h, sei que muitos vão me chamar de louco como já fizeram outras vezes, mas é assim que eu viajo e continuarei, não consigo andar devagar em estrada.

olha, andando de GPS para cá e para lá, descobri que ela corta em exatos 182km .... hehehehe
  • 09/07/2007, 17:07
    murilloaquino
    Se for em 182 de real, a 4 rodas ja tinha divugado essa velocidade maxima.
    Será q foi xute ou foi acerto mesmo?
    hahaha
    abraçoss
  • 09/07/2007, 17:31
    edubelem
    altura que é no max 1 cm e a SW4 vem com o 265/70 16, portanto acredito que o Waldir não irá notar grandes diferenças na direção, no meu caso que aumentou 2,5 cm não foi grandes mudanças.

Waldir, C auto é p/ colocar D p/ andar para frente, R pra trás e P ou N p/ estacionar, o resto só em ocasiões especiais, subidas ou decidas íngremes, passar por grandes atoleiros, andar em dunas e etc...

[]'s,
  • 09/07/2007, 17:51
    Loyer
    Citação:

olha, andando de GPS para cá e para lá, descobri que ela corta em exatos 182km .... hehehehe

Pois é Ramon, mas nós não temos GPS, e 180 eu digo no painel, a pick-up já ouvi dizer que chega aos 200 no painel.
    Me diz uma coisa, andando chutado, quanto faz sua hilux? Eu não to acreditando que essa média de 7 pra SW4 deja normal, mesmo sendo 4x4 full time.
    Abraço.
  • 09/07/2007, 18:08
    ramonpoa
    Citação:

Pois é Ramon, mas nós não temos GPS, e 180 eu digo no painel, a pick-up já ouvi dizer que chega aos 200 no painel.
    Me diz uma coisa, andando chutado, quanto faz sua hilux? Eu não to acreditando que essa média de 7 pra SW4 deja normal, mesmo sendo 4x4 full time.
    Abraço.

consumo é m negócio meio estranho. faço mais km na cidade que na estrada. Na cidade, sempre andando em baixa (60 max 80, transito, engarrafamento, pardal, etc...) ela chega a fazer 12,5 13/14

Na estrada, um camarada civilizado, a 80/100/110, deve fazer até 15......

Acelerando mesmo, todavia, a 150/160 om picos de 180, ela faz 8 / 8,5......

Na minha uso 50% (estrada, cidade) e a média sempre crava em 10/ 10,5 / 11

Acho que o 7 tá meio exagerado...
  • 09/07/2007, 21:55
    Loyer
    Citação:

consumo é m negócio meio estranho. faço mais km na cidade que na estrada. Na cidade, sempre andando em baixa (60 max 80, transito, engarrafamento, pardal, etc...) ela chega a fazer 12,5 13/14

Na estrada, um camarada civilizado, a 80/100/110, deve fazer até 15......

Acelerando mesmo, todavia, a 150/160 om picos de 180, ela faz 8 / 8,5......

Na minha uso 50% (estrada, cidade) e a média sempre crava em 10/ 10,5 / 11

Acho que o 7 tá meio exagerado...

Pois então estou encucado com esse consumo, na cidade andando a 70 - 80 Km/h ela faz no máximo 9.4 Km/l. Ela tem computador de bordo dai fico de olho nas médias, cheguei a desconfiar do computador, mas tirei a média na calculadora e deu a mesma coisa. Quando a sua era muito nova vc se lembre de algum consumo exagerado?
    Será que alguém tem experiencia com carro de tração full time e poderia me dizer se essa diferença de consumo da pick-up p/ a SW4 é normal além da questão do peso é claro.
  • 09/07/2007, 22:07
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Pois então estou encucado com esse consumo, na cidade andando a 70 - 80 Km/h ela faz no máximo 9.4 Km/l. Ela tem computador de bordo dai fico de olho nas médias, cheguei a desconfiar do computador, mas tirei a média na calculadora e deu a mesma coisa. Quando a sua era muito nova vc se lembre de algum consumo exagerado?
    Será que alguém tem experiencia com carro de tração full time e poderia me dizer se essa diferença de consumo da pick-up p/ a SW4 é normal além da questão do peso é claro.

A Cherokee Sport gasta mais e anda menos com a tração em full time do em em 4x2...
  • 09/07/2007, 22:07
    SÉRGIO HOLANDA
    :concordo::concordo::concordo:

Grande Loyer,

tavaz sumido!!! por donde andavas???

vejamos:

quando a minha SRV estava com pneus originais, ou seja, até a primeira viagem de trabalho e ainda não chipada o velocimetro deu VDO (200km/h), mas quando troquei pelos 31" da Michelan (50/50) e mais altos o velocimetros só dava 180km/h...na realidade os pneus originais não batiam o velocimetro com o GPS e nem as lombadas elotrônicas, com os pneus maiores isso começou a bater quase preciso...inclusive mandei na época para a Toyota do Brasil um e.mail sobre o assunto...
  • 09/07/2007, 22:10
    SÉRGIO HOLANDA
    :putz::putz::putz:

Caramba!!!!!!!!!

escrevi que só e só saio um pedaço.......

Citação:

Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    :concordo::concordo::concordo:

Grande Loyer,

tavaz sumido!!! por donde andavas???

vejamos:

quando a minha SRV estava com pneus originais, ou seja, até a primeira viagem de trabalho e ainda não chipada o velocimetro deu VDO (200km/h), mas quando troquei pelos 31" da Michelan (50/50) e mais altos o velocimetros só dava 180km/h...na realidade os pneus originais não batiam o velocimetro com o GPS e nem as lombadas elotrônicas, com os pneus maiores isso começou a bater quase preciso...inclusive mandei na época para a Toyota do Brasil um e.mail sobre o assunto...

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 27 de 58 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 171819202122232425262728293031323334353637 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:44.