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Nova Hilux: p/ quem veio de outras pick-ups

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  • 28/10/2007, 13:19
    Waldir Carlos
    Citação:

    Postado originalmente por dalmolin Ver Post
    Waldir , uma duvida :pensativo:

    ali na rotaçao x velocidade da hilux

    80 1500
    100 2000
    120 2100
    140 2500
    160 2800
    180 3000

    de 80 pra 100 ph precisou de 500 rpm pra subir 20 ph .... consequente mente pra ir a 120 precisa mais 500 , entao a 120 seriam 2500 rpm .... acredito que o velocimetro marque mais velocidade que a real ....

    o qe tbm nao tem problema nenhum , soh dah uma empolgada no motora :roll::concordo:

    Caramba amigo, consultei as anotações da "navegadora"... ela jura que escreveu certo; também acho... era eu quem ditava os valores. Para repetir os testes, só quando a Hilux fizer a revisão dos 10.000 quilômetros... amanhã cedo, a Águia Negra vai "pousar" no posto de lavagem... tá sujinha mesmo... He, he, he.

    []s
  • 28/10/2007, 19:12
    Edintruder
    A 80 deveria estar com o Over Drive desacoplado ainda, dando 1500 RPM...
    Não, está invertido, tem como o Overdrive só entrar ao aliviar o pé ou estabilizar a velocidade, no caso a 80km/h entra para economia de combustível e ao pisar ele volta à 4a marcha e só entra novamente ao estabilizar a velocidade com a redução da pressão do acelerador, dessa forma se as anotações foram feitas durante a aceleração estava sem o OD, porém a 160km/h está praticamente o dobro da rpm dos 80km/h indicando que o OD já estava engatado em função do regime de rpm do motor, pelo menos é o que eu diria na medição dos 100 km/h que está mais desalinhada entre as outras. Eu diria que a 100km/h deveria ficar a uns 1850 rpm, porém ainda pode existir um erro do velocímetro nessa faixa.
  • 28/10/2007, 19:42
    dalmolin
    a F250 a 100 ph da 2200 no motor , a ranger 3.0 era 1700 , se a hilux eh pouco mais curta que a ranger deve ser mesmo uns 1800 a 100 ph....
  • 28/10/2007, 21:56
    murilloaquino
    Está teno uma confusão entre o od e o conversor de torque.O conversor de torque na pratca serve pra subir um pouco a rotação sem reduzir a marcha.O OD é a 4 marcha na hilux, ou seja a ultima marcha q é uma sobremarcha...
  • 28/10/2007, 23:19
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por murilloaquino Ver Post
    Está teno uma confusão entre o od e o conversor de torque.O conversor de torque na pratca serve pra subir um pouco a rotação sem reduzir a marcha.O OD é a 4 marcha na hilux, ou seja a ultima marcha q é uma sobremarcha...

    Murillo,

    Você ta realmente fazendo um monte de confusões. O OD não é uma sobre marcha como no câmbio da Ranger. Essa função no câmbio AT deixa todas as marchas um pouco menos alongadas incluindo a primeira marcha.

    http://auto.howstuffworks.com/torque-converter.htm
    http://auto.howstuffworks.com/automa...ansmission.htm
  • 29/10/2007, 00:02
    freitasjr
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Murillo,

    Você ta realmente fazendo um monte de confusões. O OD não é uma sobre marcha como no câmbio da Ranger. Essa função no câmbio AT deixa todas as marchas um pouco menos alongadas incluindo a primeira marcha.

    http://auto.howstuffworks.com/torque-converter.htm
    http://auto.howstuffworks.com/automa...ansmission.htm

    Walter, só se for nos outros carros, pois nos da MIT, o od-off, serve exclusivamente, p/ reduzir da 4ª p/ 3ª marcha ou se estiver ligada desde o inicio, não deixa o carro passar da 3ª, ou seja, com o od-off desligado se tem uma 4ª marcha ou sobre marcha(como queiram chamar).
  • 29/10/2007, 00:24
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Walter, só se for nos outros carros, pois nos da MIT, o od-off, serve exclusivamente, p/ reduzir da 4ª p/ 3ª marcha ou se estiver ligada desde o inicio, não deixa o carro passar da 3ª, ou seja, com o od-off desligado se tem uma 4ª marcha ou sobre marcha(como queiram chamar).

    Pode ser que os câmbios AT eletrônicos o OD funcione de forma diferente do que descrevi, mas pelo menos em todos que dirigi, (não testei isso na Hilux) o OD atua alongando ou reduzindo todas as marchas.
  • 29/10/2007, 00:36
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Walter, só se for nos outros carros, pois nos da MIT, o od-off, serve exclusivamente, p/ reduzir da 4ª p/ 3ª marcha ou se estiver ligada desde o inicio, não deixa o carro passar da 3ª, ou seja, com o od-off desligado se tem uma 4ª marcha ou sobre marcha(como queiram chamar).

    Agora pensando bem, por que não se desejaria que a quarta marcha não entre? O que diz o manual da a respeito?
  • 29/10/2007, 00:54
    shimomoto
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Agora pensando bem, por que não se desejaria que a quarta marcha não entre? O que diz o manual da a respeito?

    Pelo experiência que tenho com carros automáticos (meus pais só compram carros automáticos e já dirigi muito os carros deles...)

    Pode ser interessante bloquear a 4º marcha pois em alguns modelos (é o caso do Vectra), ao se tirar o pé do acelerador, ele vai passando para as marchas a frente (ao se tirar o pé do acelerador, próximo ao cruzamento, por exemplo)


    Em determinadas situações é conveniente sim.

    Abraços
  • 29/10/2007, 01:00
    freitasjr
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Agora pensando bem, por que não se desejaria que a quarta marcha não entre? O que diz o manual da a respeito?

    Caro amigo Walter, no manual comenta p/ se usar o od-off p/ reduzir p/ 3ª marcha no caso de ultrapassagem(se não quizer fazer uso do Kick down).
    A questão de não querer que a 4ª marcha não entre, é o caso de se estar subindo uma serra e querer segurar o carro na 3ª(pedindo potência) sem se preocupar de "acidentalmente" pegar uma 4ª e diminuir o desempenho do carro na subida.

    Em Dunas por exemplo, se usa muito esse recurso, dependendo do tamanho/altura da dita-cuja, se trava a marcha na 2ª ou 3ª p/ se evitar entrar em uma marcha mais alta na hora da subida e com isso perder a faixa de torque. :concordo:

    Pode haver diferenças nas características do od-off em alguns modelos de câmbio, porém nos carros da Mit que eu já tive e dirigi, tanto faz estar com ele ligado ou desligado, ele Não irar alongar nem reduzir o tempo de passagem das marchas e sim reduzir p/ a 3ª(caso esteja na 4ª) ou impedir que seja jogada uma 4ª marcha(caso já se inicie em drive já com ele acionado).

    Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
  • 29/10/2007, 01:21
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Caro amigo Walter, no manual comenta p/ se usar o od-off p/ reduzir p/ 3ª marcha no caso de ultrapassagem(se não quizer fazer uso do Kick down).
    A questão de não querer que a 4ª marcha não entre, é o caso de se estar subindo uma serra e querer segurar o carro na 3ª(pedindo potência) sem se preocupar de "acidentalmente" pegar uma 4ª e diminuir o desempenho do carro na subida.

    Em Dunas por exemplo, se usa muito esse recurso, dependendo do tamanho/altura da dita-cuja, se trava a marcha na 2ª ou 3ª p/ se evitar entrar em uma marcha mais alta na hora da subida e com isso perder a faixa de torque. :concordo:

    Pode haver diferenças nas características do od-off em alguns modelos de câmbio, porém nos carros da Mit que eu já tive e dirigi, tanto faz estar com ele ligado ou desligado, ele Não irar alongar nem reduzir o tempo de passagem das marchas e sim reduzir p/ a 3ª(caso esteja na 4ª) ou impedir que seja jogada uma 4ª marcha(caso já se inicie em drive já com ele acionado).


    Tive um Cherokee Sport e era impossível fazer com quarta marcha entrar em qualquer dessas situações a menos que o 4x4LO estivesse engatado. Com o OD ligado ela ficava xoxa em quaquer marca, inclusive nas arrancadas. A mesma coisa acontecia em todos veículos com cambio AT que me lembro.
  • 29/10/2007, 08:27
    murilloaquino
    Citação:

    Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Walter, só se for nos outros carros, pois nos da MIT, o od-off, serve exclusivamente, p/ reduzir da 4ª p/ 3ª marcha ou se estiver ligada desde o inicio, não deixa o carro passar da 3ª, ou seja, com o od-off desligado se tem uma 4ª marcha ou sobre marcha(como queiram chamar).

    PElo menos no cambio da pajero e no do corolla é assim.Ele apenas passa as marchas até a terceira .
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