Mas com que carro isso?
Versão Imprimível
Eu faço na minha L200 isso, mas não tenho muita coragem de passar dos 100km/h não justamente por ter lido que a tração pode ser acionada com o carro em movimento até 100km/h.
Abs,
Galera, e a diferença de frenagem normal nos carros entre os eixos dianteiros e traseiros que existem?
Normalmente, a frenagem e 70% dianteria e 30% traseira.Com a tração part time, obrigatoriamente os eixos rodam em 50%-50%.
Ou seja, se vc freiar forte em uma curva, a dianteria freia normal e a traseira freia mais forte, então é provavel que seu carro possa rodar...
Meu raciocinio está certo?
Há algum tempo atras vi uma foto de acidente de uma sw4 antiga em que o dono rodou em uma descida de serra com a tração ligada justamente quando pisou no freio...
Flávio ando quando está chovendo forte... é incrivel como se sente o carro mais na mão... acredito que não haja comprometimento do conjunto em função desse tipo de uso pois nessas condições o piso tem baixo atrito.
Da próxima vez que tiver oportunidade experimente.
Abs,
Grande Murrilão,
sei que acidente é esse, mas ali era uma poça de óleo de um caminhão de deisel e com a chuva aquilo vira sabão mesmo!!!
Com a diferença de frenagem entre os eixos o problema de se frear mais bruscamente é o conjunto estando acionado, ou seja, traçado haverá uma diferença menor de frenagem sim entre os eixos, porque o sistema de freio motor também vai estar agindo, potencializando a frenagem...mas isso em limites mais altos de velocidade, resultante de menor atrito...
Sérjão
Isso mesmo Flavio, como disse o Marcelão pode utilizar sim, mas também não ache que vai dar tanta estabilidade como você pensa, isso ocorre com um sistema de bloqueio torsen, ou seja, com acoplamento deslizante, que vai compensar a necessidade de tração entre os eixos e entre as rodas, o famoso LSD...
Em termos de desgaste Marcelão, com certeza como não é uso continuo, 4x4 sem ser full, não ai afetar o sistema...
Sérjão
Vou acabar tentando :-D
Eu uso sempre em terra,sempre ...sempre...viu a terra eu ligo, pois ali da uma seguraça boa ( e relembro meus dias de Motorsport hehe) no maximo a cada 15 dias é ligado, pois sempre que vou a fazenda uso o Low para chegar lah e o High nas estradas internas,pois eh bem acidentado la....
Eu sempre achei que ´´travava´´ muito fazendo curva e que no asfalto, mesmo molhado, a tração seria grande... entao nunca cogitei liga-lo...
Obrigado pela confirmação:concordo:
Eu uso o 4x4 hi do Troller ( e usava o da L200 ) sempre que pego estrada molhada. Começou a chover, engato a tração. E até hj já usei o carro em velocidades de 140 ou 150 com 4x4 acionado e nunca tive nenhum problema. E para falar a verdade, quando aciono o 4x4 do Troller no asfalto, por incrivel que possa parecer, ele fica bom de curva.
Sei que alguns vão me chamar de doido por usar o 4x4 no asfalto, porém até hoje eu só tive experiências boas com isso. Vamos ver daqui a uns 100 mil km se eu não mudarei de opinião!!!
Alexandre ele não fica muito barulhento quando vc liga a tração no asfalto seco nao? Minha L200 começa a dar um Zunido brabo... como só uso na chuva esse zunido nem da pra escutar direto... agora quando preciso ativar o 4x4 pra fazer uma aferição no MMS em pista seca dá pra escutar fácil, fácil.
Abs,