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  • #1
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    Citação Postado originalmente por hugo.morais Ver Post
    DeMelo,

    Fiz esta adaptação e ficou muito boa, mas teve seus problemas, primeiro o eixo da band é um pouco menor do que o do engesa, segundo o local onde fica o suporte do braço que vai no eixo ficou próximo a bola do diferencial e portando tivemos que adaptar o suporte, no caso do eixo dana é um tubo com medida igual até a bola do diferencial enquanto na band a carcaça do diferencial é uma peça única...

    Mas para mim a maior dificuldade é definir a mola/amortecedor ser utilizado e os ângulos dos eixos, pois se ficar errado no eixo traseiro, que é mais fácil de fazer, vais estrangular as cruzetas e vai ter que sacar todos os suportes e re-soldar. No eixo dianteiro o problema é com ângulo de cáster e barras de direção. Se errar o ângulo do cáster a direção fica ou muito mole ou muito dura e sem desenrolar sozinha nas curvas, outro ponto no eixo dianteiro são as barras de direção que tem que ficar o mais plana possível, assim como a panhard...

    Então tem saber o ângulo de cáster da band, não lembro se é 0º ou 1.5º e no momento de montar a suspensão manter este ângulo nos dois munhões... este cálculo já tem que prever a mola que irás usar, pois e colocar uma mola grande para fazer um lift na suspensão já deixa o ângulo do cáster certo, pois se for subir depois o carro terá que refazer esta parte da suspensão para acertar o cáster...

    Bem, estes são alguns pontos, por isso digo que o mecânico tem de saber de suspensão e ter as ferramentas certas, vejam nos links gringos os caras colocando um relógio em cima do eixo para calcular o ângulo. No caso da suspensão do Guiga, acredito que o engenheiro já tenha feito este estudo e portanto copiando o kit teríamos uma "garantia" de que não haverá problemas com dirigibilidade do carro...

    Abraços,

    Hugo
    Valeu Hugo,
    Essas dicas são valiosas. O ideal é reunir todas as informações aqui, para depois compilar. Será um ótimo guia na hora da instalação!!!!
    Falta agora o Guiga se pronunciar a respeito do seu kit, principalmente se ele conhece quem o fez, para podermos conversar com ele e saber qual foi o estudo feito para a confecção desse kit ou se foi puro empirismo mesmo.
    abçs
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
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  • #2
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    Bem pessoal, com certeza, se o kit do Guiga funcionar bem mesmo eu acho muito mais simples e barato, claro.
    Para ser viável o kit do Guiga eu acho que precisamos de duas coisas. A primeira é contactar alguém que use-o em seu jipe para colhermos informações. Segundo,Formarmos o grupo que quer faze a adaptação, comprarmos em conjunto o kit do Guiga! e á partir dele fazermos os outros kits. Afinal, ainda não perguntamos se o Guiga quer vender o Kit dele, pois se ele quiser vender não tem cabimento nós pedirmos que ele nos empreste o kit para copiarmos e não o comprarmos.
    O que acham?

  • #3
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    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Bem pessoal, com certeza, se o kit do Guiga funcionar bem mesmo eu acho muito mais simples e barato, claro.
    Para ser viável o kit do Guiga eu acho que precisamos de duas coisas. A primeira é contactar alguém que use-o em seu jipe para colhermos informações. Segundo,Formarmos o grupo que quer faze a adaptação, comprarmos em conjunto o kit do Guiga! e á partir dele fazermos os outros kits. Afinal, ainda não perguntamos se o Guiga quer vender o Kit dele, pois se ele quiser vender não tem cabimento nós pedirmos que ele nos empreste o kit para copiarmos e não o comprarmos.
    O que acham?
    Dalmo, já enviei mensagem particular para o Guiga justamente perguntando sobre o kit dele, porque nos posts anteriores ele disse que está com o tio a 1000km. Não perguntei nada sobre compra, mas a sua sugestão é uma possibilidade e eu estou dentro. Vamos ver o que ele me responde e aí organizamos.
    Acho que as experiências do Hugo com a adaptação que ele fez serão fundamentais no processo, pois ele já passou por todas as fases.
    O caminho é esse e como disse anteriormente gosto da suspa do engesa, pois já é comprovadamente durável, simples e confortável.
    Na próxima semana irei em um meca especialista em 4x4, que também trabalha com suspensão, para trocar ideias e ver o que ele acha dessa adaptação. Depois posto aqui o resultado.
    Abçs
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  • #4
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    É....o ideal seria aparecer algum santo aqui, que já tenha feito essa adaptação e nos mostrar a adaptação propriamente dita, com fotos e relatando, os prós e contras para tomarmos a decisão e partir pra cima.

    Mas parece que ninguém tem essa adaptação por aqui e que isso é uma lenda....hehehehe Vou fazer o seguinte...no video do mundo 4x4 com as band lá em canela/RS a band amarela tem na porta o logo de uma madeireira (Rauber madeiras), com certeza aquela band é de alguém (sócio, gerente) desta madeireira, então se conseguir entrar em contato e ele tiver as fotos de como foi feito e o mais importante....o relato positivo ou negativo de como ficou, seria o ó do borogodó.

    Abrass

    Fabiano
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por fabiano soriano Ver Post
    É....o ideal seria aparecer algum santo aqui, que já tenha feito essa adaptação e nos mostrar a adaptação propriamente dita, com fotos e relatando, os prós e contras para tomarmos a decisão e partir pra cima.

    Mas parece que ninguém tem essa adaptação por aqui e que isso é uma lenda....hehehehe Vou fazer o seguinte...no video do mundo 4x4 com as band lá em canela/RS a band amarela tem na porta o logo de uma madeireira (Rauber madeiras), com certeza aquela band é de alguém (sócio, gerente) desta madeireira, então se conseguir entrar em contato e ele tiver as fotos de como foi feito e o mais importante....o relato positivo ou negativo de como ficou, seria o ó do borogodó.

    Abrass

    Fabiano
    FAbiano,

    Todas as sugestões são bem vindas, pois em verdade, ainda não encontrei ninguém que tenha feito essa adaptação e tudo está ainda na base do "achismo". Com certeza vou fazer a mudança, mas será um processo criterioso, pois quero fazer bem feito. Assim, ainda não descartei a possibilidade de se optar pelo kiko.
    Vamos reunindo todas as informações aqui e depois decidimos pela que parecer melhor.
    Abçs
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  • #6
    Usuário Avatar de fabiano soriano
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    Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    FAbiano,

    Todas as sugestões são bem vindas, pois em verdade, ainda não encontrei ninguém que tenha feito essa adaptação e tudo está ainda na base do "achismo". Com certeza vou fazer a mudança, mas será um processo criterioso, pois quero fazer bem feito. Assim, ainda não descartei a possibilidade de se optar pelo kiko.
    Vamos reunindo todas as informações aqui e depois decidimos pela que parecer melhor.
    Abçs
    Exatamente, por isso que comentei de ter alguém que já tenha feito há um certo tempo (uns 2 anos para já ter passado a euforia), mostrar as fotos, comentar do que ficou bom e o que foi ruim, pra ver se vale a pena.

    Não vou me aventurar em fazer uma coisa que pouco se sabe sobre o resultado final, ou de alguém que tenha feito recentemente, sem um histórico firme, com base.

    Por isso que estou sendo tendencioso, com relação ao trabalho do Kiko, porque é o mais palpável até o momento....mas claro que falta muita informação ainda.

    Abrass

    Fabiano
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por fabiano soriano Ver Post
    Exatamente, por isso que comentei de ter alguém que já tenha feito há um certo tempo (uns 2 anos para já ter passado a euforia), mostrar as fotos, comentar do que ficou bom e o que foi ruim, pra ver se vale a pena.

    Não vou me aventurar em fazer uma coisa que pouco se sabe sobre o resultado final, ou de alguém que tenha feito recentemente, sem um histórico firme, com base.

    Por isso que estou sendo tendencioso, com relação ao trabalho do Kiko, porque é o mais palpável até o momento....mas claro que falta muita informação ainda.

    Abrass

    Fabiano
    Então Fabiano
    Acho que o kiko realmente seria o mais viável, porquanto possui experiência na modificação. A minha preocupação maior é quanto aos ajustes posteriores que possam ocorrer. Com essa distância não daria para "dar uma passadinha no meca" e isso muito me preocupa, pois a modificação é grande e os ajustes ocorrerão com certeza!!!
    O único que fez algo próximo do que estamos querendo foi o Hugo (usou a suspa do engesa nos eixos de band) e, pelo que entendi de seu relato, o resultado foi bom, mas com os ajustes que ele citou entre outros.
    Daí, se o kiko não der certo, espero contar com a ajuda valiosa do Hugo.
    Hercilio,
    Sem dúvida, copiar totalmente o projeto é ilegal. A questão é; quanto do projeto é de autoria exclusiva de quem o criou? Ele já pode ser cópia igual ou modificada de outro, mais ou menos como estamos querendo fazer aqui: copiar partes. Aí já não seria ilegal, tendo em vista se tratar de projeto de autoria coletiva.
    Se alguém aqui conhece o LM (elmestizo) favor entrar em contado com ele, pois a origem do kit do guiga é dele. Assim, pode ser que ele conheça o verdadeiro criador do kit....
    Abçs a todos
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  • #8
    Usuário Avatar de fabiano soriano
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    Citação Postado originalmente por fabiano soriano Ver Post
    Exatamente, por isso que comentei de ter alguém que já tenha feito há um certo tempo (uns 2 anos para já ter passado a euforia), mostrar as fotos, comentar do que ficou bom e o que foi ruim, pra ver se vale a pena.

    Não vou me aventurar em fazer uma coisa que pouco se sabe sobre o resultado final, ou de alguém que tenha feito recentemente, sem um histórico firme, com base.

    Por isso que estou sendo tendencioso, com relação ao trabalho do Kiko, porque é o mais palpável até o momento....mas claro que falta muita informação ainda.

    Abrass

    Fabiano
    É galera......com estes monstrinhos que aparecem por aqui, é que o pé fica mais atráz de me aventurar em um "desconhecido". Mas, é fato, em novembro vou deixar minha band para fazer a suspensão, por hora, quem está ganhando a concorrência é o Kiko, por tudo isso que já comentei nos posts anteriores. Espero que não me arrependa e que a adaptação faça com que a suspensão da band melhore em pelo menos 40%, já seria extraordinário.

    Mas, pode aparecer alguma opção melhor, com estes requisitos básicos que estou impondo: Robustez, simplicidade, histórico positivo, projeto bem desenvolvido, baixa manutenção e relato de pessoas que tem a band com a adaptação.

    -foto-2-.jpg
    -foto5.jpg-foto4.jpg-foto3.jpg-foto2.jpg-foto1.jpg-foto1.jpg
    E vâmo que vâmo!!!

    Fabiano
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  • #9
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    Sou de Porto Alegre, logo próximo a Canela. Me coloco na lista de interessados pela suspensão, porém irei atrás de relatos nesta próxima semana e tentarei localizar esta band do video. vou dar uma ligada para o Kiko e ver se eu consigo mais detalhes.

  • #10
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    Bandoleiro, se puder fazer essa gentileza todos nós ficaremos muito agradecidos, com certeza.
    Pelo jeito eu o Fabiano e o DeMelo vamos nessa empreitada. Com certeza, á medida que o plano for avançando mais interessados aparecerão, o que muito ajudará a diminuir o preço final da adaptação.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Bandoleiro, se puder fazer essa gentileza todos nós ficaremos muito agradecidos, com certeza.
    Pelo jeito eu o Fabiano e o DeMelo vamos nessa empreitada. Com certeza, á medida que o plano for avançando mais interessados aparecerão, o que muito ajudará a diminuir o preço final da adaptação.
    X2

    Beleza Bandoleiro, também vou tentar ligar para eles amanhã.

    Fabiano
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  • #12
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    Eu ainda penso no kit bolt-on, mas preciso ter certeza que o projeto é bom.
    A parte mais crítica são as chapas em U que fixam o eixo no braço.
    Vou aguardar... quem sabe não conseguimos esses moldes para recortar a chapa.
    Tô aqui pensando, será que não é contra a lei copiar o projeto?

    Mas tem uma coisa, com peças novas acredito que o custo do material fique em torno de R$ 4.500,00 ou mais.
    Então o kit da Cinfel não está fora do preço não (R$ 4.116,00 das peças + R$ 1.000,00 das molas).
    Pra fazer um negócio mais em conta, só se confeccionar todas as peças (inclusive os braços) ou conseguir peças usadas.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

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