Povo da Trilha
De projetos conhecidos de suspensão para 4x4, sempre vejo limitação quando o assunto é o link de direção.
Nos sistemas multilink, mcpherson, de utilitários modernos (toy hilux, mitsubishi..), principalmente aqueles que o curso de suspensão é pequeno, isso até que foi mais ou menos resolvido. Praticamente nenhum movimento é transferido ao volante. Mas acaba sobrando para os pneus o pouco ainda de arco que descreve tais suspensões durante o seu curso. É comum durante a descida da suspensão, que as rodas "abram" um pouco, para compensar. O Desgaste de pneus é minimo, mas existe.
Mas quando se trata de suspensão de curso longo, próprio para trilha, RC... suspensões muito usadas são as 4-link ou 3-link com ancoragem panhard ou Triangulo tipo "A".
No caso de Panhard, se for muito bem feito, o piloto não sente no volante. Porém, acaba sobrando para o chassis , que fica oscilando lateralmente, para compensar o arco inerente das panhards (não vou entrar no assunto braços tipo Watt ou braços Munford, ainda).
Muitos projetos de RC bem feitos usam o conceito 4-link ou 3link no eixo traseiro, com ancoragem tipo A. Desta maneira, o chassi sobe e desce, sem oscilação lateral. Fica perfeito.
Mas quase todos eles acabam por ter que usar braço panhard no eixo dianteiro, por causa do link de direção, para anular o efeito "bumpster" no volante. E então tem oscilação lateral no chassi, na dianteira. Em trilha, isso não deve fazer muita diferença. Mas acredito que o ideal é também não ter que usar panhard, não ter oscilação lateral.
Até agora, só vi um projeto 3-link, que usa um triângulo tipo A , NOS DOIS EIXOS, e que aparentemente resolveu o problema do link de direção, sem apelar para o Full-Hidro. Era uma pickup azul, estava numa revista FourWheeller do ano passado, que minha garotinha de 1 ano e meio estava, digamos ..... "folheando" as figuras de jipes..
O cara fez uma espécie de "zig-zag" com o link de direção. Uma barra saia da DH (que está localizada normalmente na dianteira no chassis) e ia para trás, no alinhamento da fixação da longitudinal ao chassis. Ali havia um pivô com 2 braços, de onde saia uma nova barra, desta vez em direção ao eixo dianteiro, se encontrando com o braço do munhão.
Desta forma, o link de direção com esses dois braços acompanham o movimento da suspensão, sem necessidade de fazer algum tipo de compensação.
Mas eu me pergunto: Será que não existe outras solução para link de direção + suspensão 3- ou 4 link, que não utilizem Panhard? (sem apelar para fullhidro).??