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  • #1
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Bem, eu estou achando a suspensão do Trolha o mais razoável, até em função do Preço, pois Troller já se acha em desmanche, e ao que me parece, as barras da suspensão não estragam fácil.
    São muitas dúvidas:
    Como fixar a barra no chassi?
    Como fixar a barra no eixo?
    Dá pra manter a estabilizadora original do Bandeirante?
    Pode-se usar as Panhards do Troller ou tem que confeccionar uma nova?

    Bem que podia aparecer aqui o depoimento de quem já usa dizendo os prós e contras.
    Com certeza não é uma coisa fácil de fazer e deve ser caro também.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #2
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    Dalmo, já fiz 4 suspensões 3 links em F, rural e CJ mas nunca numa Band, fabriquei todas as peças, menos as molas e ainda não tive a oportunidade de fazer para band mas acho que seria tranquilo.
    A questão de segurança e durabilidade não seria problema assim como buchas de reposição. O que teria que avaliar seriam as dimensões das molas e qual amortecedor usar, seria bem empírico.

    Não sei se perceberam mas se pretarem atenção na foto nº 4 da Band do anúncio do Mercado Livre verão o parafuso da barra longitudinal traseira quase caindo.
    Parece, também, que as buchas das barras longitudinais são de Nylon Tecnil, se for, vai quebrar a barra com certeza.


    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Tô vendo qu tem mais gente achando ruim o "conforto" da Bandeirante.

    Bem, eu estou achando a suspensão do Trolha o mais razoável, até em função do Preço, pois Troller já se acha em desmanche, e ao que me parece, as barras da suspensão não estragam fácil.

    A grande questão é, quem pode fazer o serviço?
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  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Não sei se perceberam mas se pretarem atenção na foto nº 4 da Band do anúncio do Mercado Livre verão o parafuso da barra longitudinal traseira quase caindo.
    Parece, também, que as buchas das barras longitudinais são de Nylon Tecnil, se for, vai quebrar a barra com certeza.
    O Roger tem razão.
    A lâmina principal do feixe tem a propriedade de torcer longitudinalmente e permite que o eixo se movimente. Da forma como está colocado qualquer movimento do eixo que não seja paralelo às longarinas força a barra a girar. Se a bucha for rigida, vai quebrar a barra ou o parafuso. Se a bucha for flexivel, não vai durar nada.
    A não ser que não force a suspensão a trabalhar... Nada de trilhas.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #4
    Usuário Avatar de Glauco mendes
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    O Roger tem razão.
    A lâmina principal do feixe tem a propriedade de torcer longitudinalmente e permite que o eixo se movimente. Da forma como está colocado qualquer movimento do eixo que não seja paralelo às longarinas força a barra a girar. Se a bucha for rigida, vai quebrar a barra ou o parafuso. Se a bucha for flexivel, não vai durar nada.
    A não ser que não force a suspensão a trabalhar... Nada de trilhas.
    Se fosse assim as do Engesa e as do Troller iam dar problemas direto? abs...
    Glauco Mendes...
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Glauco mendes Ver Post
    Se fosse assim as do Engesa e as do Troller iam dar problemas direto? abs...
    Se a bucha for de NYlon ou outro material que não permita certa mobilidade vai quebrar a barra.
    No engesa, trolha e JPX são buchas de borracha, PU ou de borracha lonada como já fiz aqui.

  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por Glauco mendes Ver Post
    Se fosse assim as do Engesa e as do Troller iam dar problemas direto? abs...
    No Troller a barra é fixada ao chassi de outra forma. A barra rotaciona na bucha... veja esse vídeo.


    No Bandeirante foi colocada diferente, não tem como rotacionar.



    Não sou engenheiro mecânico (estudei engenharia civil), mas é instintivo que a barra precisa rotacionar quado o eixo não está paralelo ao chassi, se não, quebra. Acho até que as buchas de borracha (que permitiriam o movimento) não aguentariam por muito tempo até ficar com folga.
    Estou errado?
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #7
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    [QUOTE=hercilio.neto;1890648]O Roger tem razão.
    A lâmina principal do feixe tem a propriedade de torcer longitudinalmente e permite que o eixo se movimente. Da forma como está colocado qualquer movimento do eixo que não seja paralelo às longarinas força a barra a girar.

    A não ser que não force a suspensão a trabalhar... Nada de trilhas
    .

    Mesmo sem forçar, mesmo andando o tempo todo "ON" sem trilha, vai quebrar se a bucha for rígida.

    Se a bucha for rigida, vai quebrar a barra ou o parafuso. Se a bucha for flexivel, não vai durar nada.
    Hercílio, é bem por aí mas a bucha tem que ter flexibilidade e resistêcia mecânica. Já usei nos engesas PU e não durou muito mas não se pode desmerecer esse material pois eles existem várias densidades mas o que se vende é sempre uma incógnita!
    A um pouco mais de um ano fiz todas as buchas da suspensão de um engesa com borracha lonada de pneu e tá aguentando muito bem. A viatura é de uso diário, roda bagarai!
    Em tempo, não quebra o parafuso, quebra a barra.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Tô vendo qu tem mais gente achando ruim o "conforto" da Bandeirante.

    Bem, eu estou achando a suspensão do Trolha o mais razoável, até em função do Preço, pois Troller já se acha em desmanche, e ao que me parece, as barras da suspensão não estragam fácil.



    A grande questão é, quem pode fazer o serviço?
    Dalmo! aqui em são carlos tem um meca que manja dessa adaptação e é caprichoso, ele já fez em vários willys esse sistema
    BAND 69

  • #9
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
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    Hercílio, tenho a impressão que pode-se usar as barras da suspensão do troller.
    Mas os suportes tem que ser feitos sob medida para a Bandeirante.

    O Roni, de São José dos Campos, me disse certa feita que ja tinha feito essa adaptação numa Bandeirante. Talvez, se juntarmos um certo número de interessados, e propormos o serviço para o Roni, ele faça com um preço menor.

  • #10
    Usuário Avatar de Dendrobates
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    Fabiano,

    certo...

    mas até onde sei, isso é mais ou menos o tal KIT FESS. Que é uma gambiarra pra dar jeito em feixe cansado.

    Mas nada impede de vc fazer na sua band. Afinal tem tanta gente que arqueia feixes, não é mesmo?

  • #11
    Usuário Avatar de fabiano soriano
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    Citação Postado originalmente por Dendrobates Ver Post
    Fabiano,

    certo...

    mas até onde sei, isso é mais ou menos o tal KIT FESS. Que é uma gambiarra pra dar jeito em feixe cansado.

    Mas nada impede de vc fazer na sua band. Afinal tem tanta gente que arqueia feixes, não é mesmo?
    Exatamente....

    enfim, o que é gambiarra e o que é adaptação KKKKKKKKK

    Abrass

    Fabiano
    Jabiraca I band longa 79 (desaparecida desde dez/2001)
    Jabiraca II band curta 90

  • #12
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    Pessoal,

    Este assunto também me interessa, pois tenho uma Hilux CD japa com feixe de molas na frente e eixo rígido...

    Bem, na minha ex-camper adaptei toda a mecânica da Band e ficou muito bom, mas todos os suportes que vão não eixo foram copiados do eixo do engesa...

    O problema maior desta adaptação é ver o espaço que fica entre o chassis e munhão para caber a mola helicoidal. O pessoal do sul faz muito esta adaptação, na traseira fazem um 3-Link (igual ao JPX e Land) e na frente 2-Link com Panhard...

    Hoje o que eu ví é que tem aqueles kits da Trail Gear prontos, mas o preço fica alto para importar e ainda tem um bom trampo para instalá-lo, pois os suportes não são parafusados e sim soldados, ou seja, tem que ser um mecânico que saiba o que esta fazendo para poder calcular os ângulos corretos, principalmente o cáster na dianteira...

    o Marilson aqui no fórum está vendendo um suspa completa de uma defender, só que não tem os suportes dos eixos e nem os do chassis e isso fez com que eu desistisse do projeto.

    Bem, vou acompanhando o tópico...

    Abraços,

    Hugo

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