Postado originalmente por
pedro bonadio
Salientei que ALGUNS Opalas são 4Link.

As Dodge Ram são, 4Links montados em paralelos e panhard ou 5Link.
Em nenhum momento quis parecer irritado. Me desculpe, concordo que estamos aqui pra trocar informações. Mas você não pode falar que a 4Link não é feita pra asfalto ou só pra trilha. O que define a suspensão é como é feita. 4Link é só o nome que se dá à suspensão, a configuração e a montagem dela é que definem onde ela vai ser boa. Dentro de 4Link existem "n" maneiras de se construir, 4 control arms paralelos e panhard, 2 control arms inferiores retos e 2 superiores angulados(tanto verticalmente como horizontalmente), 4 control arms angulados em W, fora o comprimento deles.
A grande vantagem da 4Link é que ela é a suspensão que mais consegue abranger os dois mundos (On e Off-Road), pois é a suspensão mais completa e que permite melhor configuração, justamente por ser mais completa. E sua grande desvantagem é sua confecção... Aposto que 90% incluindo eu, ao tentar produzir uma 4Link vai construir uma porcaria. Mas 90%, utilizando princípios básicos de geometria, consegue fazer uma 2Link bem satisfatória.
É difícil achar uma 2Link com Panhard que tenha muito curso e boa estabilidade... A maioria ou é estável ou tem muito curso, exemplo é o Troller, tem uma boa estabilidade e um péssimo curso. Comparando com o JPX que tem o esquema 3Link Wishbone, já se percebe que uma suspensão comparada a do Troller tem melhor curso e estabilidade tão boa quanto.
A questão de carros novos saírem com certas suspensões, certos eixos é custo x benefício. Me explica porque a Troller usava 3Link Wishbone e eixo dianteiro High Pinion até 2001 e de 2002 pra frente passou a usar 2Link com Panhard e eixo dianteiro Low Pinion? É mais simples e lucrativo fazer um 2Link com Panhard que um 3Link Wishbone, é mais simples e lucrativo usar eixos dianteiros e traseiros iguais, uma carcaça só, um tipo de eixo pra reposição, um tipo de maquinário pra se fabricar, entre outros aspectos.
Abraços!