x
Convex Datacenter
Página 22 de 40 PrimeiroPrimeiro ... 121314151617181920212223242526272829303132 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 253 a 264 de 475
    Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por pedro bonadio Ver Post
    Salientei que ALGUNS Opalas são 4Link.

As Dodge Ram são, 4Links montados em paralelos e panhard ou 5Link.

Em nenhum momento quis parecer irritado. Me desculpe, concordo que estamos aqui pra trocar informações. Mas você não pode falar que a 4Link não é feita pra asfalto ou só pra trilha. O que define a suspensão é como é feita. 4Link é só o nome que se dá à suspensão, a configuração e a montagem dela é que definem onde ela vai ser boa. Dentro de 4Link existem "n" maneiras de se construir, 4 control arms paralelos e panhard, 2 control arms inferiores retos e 2 superiores angulados(tanto verticalmente como horizontalmente), 4 control arms angulados em W, fora o comprimento deles.

A grande vantagem da 4Link é que ela é a suspensão que mais consegue abranger os dois mundos (On e Off-Road), pois é a suspensão mais completa e que permite melhor configuração, justamente por ser mais completa. E sua grande desvantagem é sua confecção... Aposto que 90% incluindo eu, ao tentar produzir uma 4Link vai construir uma porcaria. Mas 90%, utilizando princípios básicos de geometria, consegue fazer uma 2Link bem satisfatória.

É difícil achar uma 2Link com Panhard que tenha muito curso e boa estabilidade... A maioria ou é estável ou tem muito curso, exemplo é o Troller, tem uma boa estabilidade e um péssimo curso. Comparando com o JPX que tem o esquema 3Link Wishbone, já se percebe que uma suspensão comparada a do Troller tem melhor curso e estabilidade tão boa quanto.

A questão de carros novos saírem com certas suspensões, certos eixos é custo x benefício. Me explica porque a Troller usava 3Link Wishbone e eixo dianteiro High Pinion até 2001 e de 2002 pra frente passou a usar 2Link com Panhard e eixo dianteiro Low Pinion? É mais simples e lucrativo fazer um 2Link com Panhard que um 3Link Wishbone, é mais simples e lucrativo usar eixos dianteiros e traseiros iguais, uma carcaça só, um tipo de eixo pra reposição, um tipo de maquinário pra se fabricar, entre outros aspectos.

Abraços!
    boa noite Pedro
    vi que nesta fotos da 4 link em paralelo os braços da ram são bem curtos, tanto o superior como o inferior,porem em minha
    opinião eles tem que ter o mesmo comprimento como aparece em suas fotos, em sua opinião quando estas barras
    são assim tão curtas a suspençao seria melhor para usar em estradas? acho que desta forma diminui um pouco o
    curso da suspençao, o que voce acha?
    abraço

Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
    Entrada
    07/02/2013
    Local
    caçapava/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fabiano soriano Ver Post
    Salve pessoal,

Falei novamente com o Kiko, ele me passou que nas bands que ele fez, não alterou a direção, mas em uma delas, como o conjunto de direção estava muito ruim (danificado e desgastado) ele adaptou o setor da S-10, a pedido do cliente.

A band que está em 3 coroas (cidadezinha mais próxima do Kiko) ele disse que entrou em contato com o camarada e solicitou as fotos com os detalhes da adaptação e assim que as tiver, vai me enviar.

Também falei a respeito de um possível grupo de 3 ou 4 bands para fazer a adaptação, para ver se ele reduziria o preço se o grupo pagasse via cartão de crédito antecipado e ele me falou o seguinte....vou tentar transmitir o que ele disse:

Acredito que em uma quantidade de 3 a 4 bands o que eu poderia tirar é no máximo R$500,00 porque o trabalho, os detalhes, o alinhamento que é feito no jipe, dá muito trabalho.....para vc ter uma idéia, eu inspeciono todo seu chassi, retiro pontos podres, ou com solda mal feita, refaço tudo, e reforço todo o chassi, para receber a nova suspenão, depois de todas estas adaptações (14 no total) as falhas e erros, foram ficando para trás e agora tenho gabaritado tudo que se deve fazer, inclusive os materiais a utilizar.

Portanto, não há como para fazer um desconto maior que este, pois, para o pessoal vir aqui e falar bem do trabalho é muito dificil, mas para meter o pau e falar que não presta é muito rápido.

segue 2 fotos da amarela que ele me passou, não dá para ver muita coisa, mas com certeza não é 4 links.

Anexo 406098
    Anexo 406097
    Abrass

Fabiano
    Fabiano ele pode tirar R$500.00 de qual total?
    No link que postei acima ele diz que essa suspensão é baseada na suspensão das mitsubishi mas tambem não é mostrada em detalhe a suspensão.
    Abraços.
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

Usuário Avatar de fabiano soriano
    Entrada
    01/09/2009
    Local
    Sumaré/SP
    Fala Rodrigo,

A adaptação da suspensão, igual a das toy band dos videos, ele havia falado de R$ 6.500,00. Então ele está tirando R$500,00, ficando valor total de R$ 6.000,00.

Então, ele disse que irá receber as fotos da band branca que está em uma cidade próxima a canela, que se chama 3 coroas e assim que receber a foto com os detalhes da parte de baixo (adaptação) ele irá me enviar.

Também, um colega nosso do forum (Bandoleiro de porto alegre) ficou de conseguir um tempo para poder ir até lá e fazer um test drive nesta toyota branca feita pelo Kiko.

Vamos aguardar...

Fabiano
    Jabiraca I band longa 79 (desaparecida desde dez/2001)
    Jabiraca II band curta 90

Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
    Entrada
    07/02/2013
    Local
    caçapava/SP
    Alguns Opalas(traseira), Dodge Polara(traseira), Dodge Ram(dianteira) saíram com suspensão 4Link.

Procure no YouTube: "KOH" ou "King of Hammers" e das suspensões que não são 4Link são IFS, agora me fala, andar com pneus 40" à mais de 160km/h, acho que precisa de estabilidade...

A 4Link não sai na maioria dos carros, porque não compensa, pesquise um pouco! No fórum tem muita coisa pra você ler...

Os terminais rotulares não precisam de alinhamento, eles são feitos pra trabalhar em qualquer ângulo...

Conhece Baja 1000? Todas os Truggyes que correm usam 4Link traseiro.

O problema é que existem poucos no Brasil que sabem fazer uma 4Link, justamente porque ela é a suspensão mais refinada que temos... Envolve muitos cálculos e variáveis.

Só pra ilustrar, 4Link em W. Campeão 2012 King Of Hammers.

Gostaria de termos técnicos seus que possam provar que a 4Link não é estável.

O que determina a funcionalidade da suspensão é como ela é feita, como é construída.

Carros de arrancada usam 4Link double triang. e os carros de Rock Bouncing também usam. Nossa, mas os carros de arrancada tem uma suspensão travada e os de Rock Bouncing tem um curso animal... Porquê? A "base" da suspensão é a mesma. 4 control arms colocados em ângulo, sem panhard. Sabe o que determina o resto? O ângulo desses braços, molas e amortecedores, comprimento dos braços, peso suspenso do carro, pneu, eixo, entre outros fatores.
    Pedro existe uma enorme diferença entre preparar uma suspensão para uma corrida e outra é preparar uma suspensão para durar.
    Uma suspensão preparada para o baja 1000 tem que durar uma prova, e após o termino ela com certeza irá ser desmontada e receberá a devida manutenção, enquanto o que está sendo proposto nesse tópico é uma suspensão que funcione bem e como diz o Hercílio mantenha a simplicidade do conjunto mantendo a baixa manutenção característica da Band, acredito que nenhum dos participantes do tópico irá praticar rock crawling.
    As suspensões 4 link sem barra panhard tendem ao sofrer desgaste das buchas ou terminais a fazer maior movimento lateral e isso com certeza deixaria o jipe instável em maiores velocidades, é muito fácil quando se tem uma equipe de mecânicos para fazer os devidos ajustes e no caso dos terminais a devida lubrificação ou troca antes de cada prova, outra coisa é lubrificar um terminal que não possui coifa diariamente antes de ir trabalhar com a viatura.
    As suspensões citadas como exemplo acima são suspensões com barra panhard e braços curtos você sabe que o curso está diretamente relacionado com o comprimento dos links, desconheço um veiculo que saia de fabrica com suspensão 4 links sem panhard e links longos.
    Concordo que a suspensão 4 links oferece maior curso aliada a molas e amortecedores desenvolvidos sob medida e devidamente calibrados para cada veiculo, mas não podemos esquecer que somos brasileiros e temos que nos contentar com o que está dentro de nossa realidade.
    Eu pelo menos não tenho coragem de pagar uma fortuna em coilovers e rezar para que os cálculos do Pirate 4x4 deem certo e as molas não fiquem muito macias deixando o jipe impossível de ser usado no on road como já foi citado aqui no fórum.
    O Ado Jensen produz suspensões 4 link que custam mais caro que o próprio veiculo que irá usa-la, portanto fica a critério de cada um saber onde e para que será usado o veiculo alem de saber quantas latinhas tem coragem de gastar nessa modificação.
    Um abraço a todos.
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Salientei que ALGUNS Opalas são 4Link.

As Dodge Ram são, 4Links montados em paralelos e panhard ou 5Link.

Em nenhum momento quis parecer irritado. Me desculpe, concordo que estamos aqui pra trocar informações. Mas você não pode falar que a 4Link não é feita pra asfalto ou só pra trilha.

Abraços!
    Pedro,

Tudo bem, as vezes o texto não tem as emoções e não sabemos como a pessoa está falando...

Com relação as suspensões e tentando aumentar nossos conhecimentos... Pelo que já lí de 4-link aqui no fórum e no pirate4x4, não classificaria estas duas suspensões como 4-link, pois as duas tem barra panhard, aqui no fórum mesmo já lí que pelo fato de 4 braços de suspensão não caracteriza a suspensão como 4-link, veja que na foto da suspa do opala que você colocou a panhard está lá, na frente do amortecedor marcado com o número 1.

Na dodge RAM , também tem panhard, nas imagens que você colocou não aparece, mas te garanto que está lá, veja a imagem que eu anexei no meu post, na verdade na RAM eles ao invés de usarem um braço longo usam dois curtos, senão me engano a Land Cruiser também utiliza está configuração. E mais, quem vai impedir o deslocamento lateral do eixo? Pois estes braços na foto que vc postou estão paralelos 2 a 2 e uma 4-link eles teriam que fazer quase um triângulo para neutralizar as forças axiais, uma curva por exemplo...

A minha opinião sobre a 4-link é pura intuição, não tenho capacidade técnica para te provar ou argumentar que ela sirva para asfalto, minha opinião é devido ao fato de nenhuma montadora que conheço ter adotado esta suspensão... Pode ser devido aos custos como você citou, mas acredito que alguns montadoras, como Mercedes, mitsubishi, etc, teriam feitos em seus veículos,mas como falei anteriormente pode ser que exista e eu desconheça... Já as suspensão 3-Link e 2-Link com Panhard existem em vários veículo como Land Rovers, Jeep, toyota, ford, dodge, etc...

Abraços,

Hugo

Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    A Dodge Ram tem sim uma suspensão 4Link e com panhard, como eu falei.

E Rodrigo, muito se engana quem acha que os terminais rotulares acabam rápido. O Devasso do Ramiro Eli, desde quando construiu a suspensão nunca trocou os terminais rotulares, e se pra você for problema, existem nos EUA terminais rotulares onde somente o interior dele é trocado, são renováveis. Na direção do meu Willys eu uso terminal rotular e faço trilha todo final de semana. Faz muito tempo que esqueci que ele existia... E não tem 1mm de folga.

Os Long Arms são melhores para curso, mas muitas vezes precisam de espaço onde não existe.

Os Short Arms "travam" mais a suspensão, e podem passar uma sensação de mais estabilidade. E o comprimento deles podem sim ser igual, assim como podem ser paralelos ou angulados(verticalmente e horizontalmente).

Não é porque vai fazer uma 4Link que precisa de Coil Overs, eles são um upgrade, mas existem muitos carros nos EUA que rodam com 4Link e 1/4 de elipse, ou 4Link e molas aspirais. Tudo é questão de adequamento. A escolha de uma boa mola e um bom amortecedor pode dar um ótimo resultado. Assim com uma mola errada e um amortecedor simples pode transformar a melhor suspensão em geometria numa porcaria.

Agora, eu numa Band faria 4Link Triangulado atrás e 3Link com Panhard na frente. Em relação a molas e amortecedores a serem usados, se for feito sob medida é melhor. E falar que vai ficar caro, porque coisa mal feita só é barata na hora de se fazer...

Abraços!!
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

Usuário Avatar de zegotinhacpv
    Entrada
    07/11/2010
    Local
    Capaçava/SP
    Peço licença aos amigos do forum para dar o meu pitaco !Estou acompanhando este tópico e penso que não se pode comparar as coisas que estão sendo propostas,pois uma coisa é vc fazer um carro para uso 100 % OFFROAD e outra coisa é fazer um carro para trilhas leves/médias (não que não aguente trilhas pesadas !) e ainda poder usa-lo no dia a dia ou até mesmo ir viajar com a patroa !!São coisas totalmente opostas e cada uma com o seu ponto positivo e negativo.Bom acho que o que o Pedro fala não é bem assim em relação a molas,amortecedores e terminais rotulares pq amortecedores vc pode gastar uma fortuna tentando adequar ao seu carro e vc só vai saber testando bem como as molas,digo isso pq tenho um JPX e é um grande dilema a questão das molas,pois umas ficam duras demais e outras moles,outras são ideais mas curtas e outras longas mas não são as ideais!!Várias empresas fabricam molas mas não as desenvolvem e só pra vc ter uma idéia olhe só quantas variaveis se tem que ter para se produzir uma mola e vc que irá irfomalas a empresa ,estas aqui eu peguei aqui do forum no jpx que são de uma mola original:
    G Modulo de Elasticidade 7.734,00 kgf/mm²
    L0 Altura Livre 528,00 mm
    Da Diâmetro Externo 141,40 mm
    Dm Diâmetro Medio 126,40 mm
    Di Diâmetro Interno 111,40 mm
    d Diâmetro Arame 15,00 mm
    If Espiras Ativas 10,30
    Ig Espiras Totais 11,80
    X Curso Total (Aprox.) 351,00 mm
    Lbl Altura Sólida (Aprox.) 177,00 mm
    V Distancia entre Espiras 34,08 mm
    P Passo Nominal 49,08 mm
    CB Comprimento da Barra 4.685,61 mm
    M Peso da Mola 6,50 kg
    C Constante Elástica 2,35 kgf/mm
    Ang Angulo da Hélice 10,99 mm
    W Indice da Mola 8,43
    Y Indice Esbelteza da Mola 4,18
    FW Fator de Whall 1,16
    F Carga Máxima (Aprox.) 825,86 kgf
    T Tensão na Carga Máxima 91,59 kgf/mm²

d/4 3,75
    esquadro e1 10,56 mm
    esquadro e2 2,12 mm

TESTE DE CARGA 30 A 70% DO CURSO

TOLERANCIAS DE: 10,00%

MÍNIMO MÉDIO MÁXIMO TENSÃO
    F1 105,30 P1 222,98 247,76 272,53 27,48
    F2 175,50 P2 371,64 412,93 454,22 45,80
    F3 245,70 P3 520,29 578,10 635,91 64,11
    D4
    mm kgf kgf kgf kgf/mm²

Bom é complexo e quando pedimos uma mola apenas encomendamos com o fio do arame mais grosso ou altura maior e rezamos para dar certo (o que na maioria das vezes não dá! ) e sobre terminais rotulares eu penso que lá fora se tem peças de ótima qualidade a ótimos preços mas na hora que vc for viajar com a família e no meio do caminho vc ficar na mão pq usou uma peças que não achará em qualquer lugar e tiver que voltar de taxi embora vc vai querer trocar tudo pelo que é a nossa reallidade aqui.Como o Rodrigo disse no baja 1000 vem a equipe com um caminhão de terminais destes atrás para reparar e no final do dia eles vão para o lixo e não se pode comparar o uso destes terminais na direção com a suspenção que sofre forças de todos lados bem como pancadas.
    Bom agora o que o Rodrigo propôs é uma situação muito mais a nossa realidade até pq a receita que ele usa a troller pôs em produção e eu não vejo troller quebrado a supenção original e sim quando se tenta inventar d+ !Conheço o carro do Rodrigo que é muito famoso aqui em toda região por não quebrar e pela altura .Já fizemos trilhas paulera e não quebra e já andei também com ele em estrada (dutra) a 120 KM/H então atende o que está sendo proposto por ele e as peças se acha em qualquer auto peças e até em loja de caminhão com preço muito bom e com qualidade também.Bom esta é a humilde opnião de um cara que não gosta de imitar os gringos e sou 100 % a favor de fazermos as coisas aqui do nosso jeito criativo de ser e principalmente competente,pois enquanto ficarmos reféns dos das peças americanas não abriremos espaço para futuras novas empresas deste seguemento que cresce a cada dia,abraços a todos os amigos.
    JPX 95 AP 2.0
    Land Rover Discovery 1 2.5 tdi 97

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por zegotinhacpv Ver Post
    Peço licença aos amigos do forum para dar o meu pitaco !Estou acompanhando este tópico e penso que não se pode comparar as coisas que estão sendo propostas,pois uma coisa é vc fazer um carro para uso 100 % OFFROAD e outra coisa é fazer um carro para trilhas leves/médias (não que não aguente trilhas pesadas !) e ainda poder usa-lo no dia a dia ou até mesmo ir viajar com a patroa !!São coisas totalmente opostas e cada uma com o seu ponto positivo e negativo.Bom acho que o que o Pedro fala não é bem assim em relação a molas,amortecedores e terminais rotulares pq amortecedores vc pode gastar uma fortuna tentando adequar ao seu carro e vc só vai saber testando bem como as molas,digo isso pq tenho um JPX e é um grande dilema a questão das molas,pois umas ficam duras demais e outras moles,outras são ideais mas curtas e outras longas mas não são as ideais!!Várias empresas fabricam molas mas não as desenvolvem e só pra vc ter uma idéia olhe só quantas variaveis se tem que ter para se produzir uma mola e vc que irá irfomalas a empresa ,estas aqui eu peguei aqui do forum no jpx que são de uma mola original:G Modulo de Elasticidade 7.734,00 kgf/mm² L0 Altura Livre 528,00 mm Da Diâmetro Externo 141,40 mm Dm Diâmetro Medio 126,40 mm Di Diâmetro Interno 111,40 mm d Diâmetro Arame 15,00 mm If Espiras Ativas 10,30 Ig Espiras Totais 11,80 X Curso Total (Aprox.) 351,00 mm Lbl Altura Sólida (Aprox.) 177,00 mm V Distancia entre Espiras 34,08 mm P Passo Nominal 49,08 mm CB Comprimento da Barra 4.685,61 mm M Peso da Mola 6,50 kg C Constante Elástica 2,35 kgf/mm Ang Angulo da Hélice 10,99 mm W Indice da Mola 8,43 Y Indice Esbelteza da Mola 4,18 FW Fator de Whall 1,16 F Carga Máxima (Aprox.) 825,86 kgf T Tensão na Carga Máxima 91,59 kgf/mm² d/4 3,75 esquadro e1 10,56 mm esquadro e2 2,12 mm TESTE DE CARGA 30 A 70% DO CURSO TOLERANCIAS DE: 10,00% MÍNIMO MÉDIO MÁXIMO TENSÃO F1 105,30 P1 222,98 247,76 272,53 27,48 F2 175,50 P2 371,64 412,93 454,22 45,80 F3 245,70 P3 520,29 578,10 635,91 64,11 D4 mm kgf kgf kgf kgf/mm² Bom é complexo e quando pedimos uma mola apenas encomendamos com o fio do arame mais grosso ou altura maior e rezamos para dar certo (o que na maioria das vezes não dá! ) e sobre terminais rotulares eu penso que lá fora se tem peças de ótima qualidade a ótimos preços mas na hora que vc for viajar com a família e no meio do caminho vc ficar na mão pq usou uma peças que não achará em qualquer lugar e tiver que voltar de taxi embora vc vai querer trocar tudo pelo que é a nossa reallidade aqui.Como o Rodrigo disse no baja 1000 vem a equipe com um caminhão de terminais destes atrás para reparar e no final do dia eles vão para o lixo e não se pode comparar o uso destes terminais na direção com a suspenção que sofre forças de todos lados bem como pancadas.Bom agora o que o Rodrigo propôs é uma situação muito mais a nossa realidade até pq a receita que ele usa a troller pôs em produção e eu não vejo troller quebrado a supenção original e sim quando se tenta inventar d+ !Conheço o carro do Rodrigo que é muito famoso aqui em toda região por não quebrar e pela altura .Já fizemos trilhas paulera e não quebra e já andei também com ele em estrada (dutra) a 120 KM/H então atende o que está sendo proposto por ele e as peças se acha em qualquer auto peças e até em loja de caminhão com preço muito bom e com qualidade também.Bom esta é a humilde opnião de um cara que não gosta de imitar os gringos e sou 100 % a favor de fazermos as coisas aqui do nosso jeito criativo de ser e principalmente competente,pois enquanto ficarmos reféns dos das peças americanas não abriremos espaço para futuras novas empresas deste seguemento que cresce a cada dia,abraços a todos os amigos.
    Isso, Isso Isso!!!!!!!!
    É o que tenho proposto desde de começo. Encontramos uma solução caseira para melhorar o conforto de nossas bands, que, salvo exceções, é o desejo da maioria dos toyoteiros. Agora, precisa ser algo viável financeiramente e que mantenha a grande qualidade da toyota bandeirante: simplicidade e robustez.
    Não quero nada complexo, high-tech, na minha band, pois, se quisesse, compraria uma 4x4 do ano!!!
    Gosto de pensar que qualquer zequinha pode resolver os problemas da band sem que eu tenha que vender um rim para pagar!!!
    Por isso, minha preferência é pela solução caseira que, posteriormente, possa fomentar novas adaptações a outros toyoteiros, privilegiando, assim, os meca brasileiros que estão aí na luta!!!

Fabiano,
    Estamos no aguardo das fotos do Kiko!!

Rodrigo,
    Vc já se mostrou interessado e competente para encarar o projeto. Penso que deveria pensar a respeito de uma proposta que envolva também a instalação, pois, apenas com os kits, pode acontecer de o meca que instalar inadequadamente os kits alegar que eles não eram apropriados para band etc, etc.
    Isso muito me preocupa!!

Márcio,
    Verdade cara!! realmente, era mais simples quando não existia a tal da suspensão ou quando apenas se andava nas toyotas, sem invenções!!! mas o ser humano é dado a inventar coisas!! heheh

O tópico voltou à normalidade!! muita gente contribuindo com informações interessantes e na direção certa!!
    Vamo que vamo!!!
    abçs
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Amigos, acho que posso dar uma contribuição, afinal suspensão é minha paixão.

4 link como tanto se fala aqui é sim a configuração mais virtuosa em termos de suspensão. Permite movimentos amplos e de uma forma livre, de modo que o eixo trabalha eficientemente copiando o solo.

Seus ajustes são complexos, porém nada impossível de ser feito. E depois de acertado, não requer ajustes constantes não.

Uma 4 link pode sim ter uma panhard e não perder suas virtudes.

O arranjo triangulado ou em W dispensa a panhard.

Suspensão com wish bone se comporta semelhante a um 4 link.

3 link é bem diferente e necessita da panhard.

Exemplos de carros com 4 link originais:

Todo opala traseira, Cherokee dianteira, Grand Cherokee dianteira e traseira, Wrangler dianteira e traseira, Dodge Ram dianteira, Pathfinther traseira, Niva traseira, Hilux SW4 traseita entre tantos outros.

Exemplos de suspensão com wish bone:

JPX dianteira e traseira, Troller RF dianteira e traseira, Lande Rover Defender traseira

Não podemos deixar de citar a suspensão em 2 links, lader bar, ou radius arm....tudo a mesma coisa.

É um arranjo mais simples, simples de ser construido, de manutenção, entretanto oferece alguns limites dependendo do que se deseja fazer com o carro.

Exemplos:

Troller, Engesa, Suzuki dianteira e traseira, Land Defender dianteira, Pajero Sport traseira.

Suspensão 4 link funciona melhor com terminais rotulares, mas pode ser feita com buchas seguindo alguns critérios.
    34.bmp

Suspensão 2 links precisa de grandes buchas no eixo.

Para qualquer caso, quanto maior o comprimento do link, melhor o desempenho da suspensão.

Qualquer carro pode receber uma modificação como esta.

Se a preocupação é com o desempenho, 4 link.

Se a preocupação é com economia, 2 link.

Tudo vai depender da utilização do veículo.

Abraços a todos

Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 43
    A questão é o carro em questão (essa eu fiz questão, rarará).
    Da minha parte, e acredito da parte da maioria dos proprietários de Bandeirante, prezo por preservar as 3 virtudes principais desse veículo: SIMPLICIDADE, ROBUSTEZ e ESTILO.
    Daí quanto mais se sofistica, mais se foge dessas características.
    A discussão sobre suspensão está estimulante, mas abrangente demais.
    No meu jipe só troco a suspensão se eu vir preservadaos a simplicidade, a robustez e o estilo do Bandeirante. O valor do serviço, deve justificar o benefício.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    A questão é o carro em questão (essa eu fiz questão, rarará).
    Da minha parte, e acredito da parte da maioria dos proprietários de Bandeirante, prezo por preservar as 3 virtudes principais desse veículo: SIMPLICIDADE, ROBUSTEZ e ESTILO.
    Daí quanto mais se sofistica, mais se foge dessas características.
    A discussão sobre suspensão está estimulante, mas abrangente demais.
    No meu jipe só troco a suspensão se eu vir preservadaos a simplicidade, a robustez e o estilo do Bandeirante. O valor do serviço, deve justificar o benefício.
    Tô com vc hercilio!!!
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Pois é, ouvi falar tanto em conforto por aqui.

Uma suspensão semelhante à do troller, com o links ajustados deixa a suspensão confortável, com simplicidade e robustez necessária.

Para a suspensão traseira, sem querer complicar muito, eu sugiro uma com wish bone, pois a instalação de uma panhard pode trazer dificuldades.

Abraços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 629
      Última resposta: 01/07/2019, 14:38
    2. Kit suspensao 4link Atitude4x4
      Por Fabil no fórum Troller
      Respostas: 18
      Última resposta: 04/11/2012, 20:18
    3. Samu"Davisssss" D44, 35", beadlock, 4link
      Por Fabil no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 48
      Última resposta: 22/09/2011, 15:54
    4. Suspensão dura da bandeirante, da pra resolver?
      Por tiouepa no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 1
      Última resposta: 11/05/2010, 17:23
    5. link de direção versus suspensão 4link, 3 link,...
      Por haundrich no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 18
      Última resposta: 03/10/2007, 15:41

Permissões de Postagem