Postado originalmente por
zegotinhacpv
Peço licença aos amigos do forum para dar o meu pitaco !Estou acompanhando este tópico e penso que não se pode comparar as coisas que estão sendo propostas,pois uma coisa é vc fazer um carro para uso 100 % OFFROAD e outra coisa é fazer um carro para trilhas leves/médias (não que não aguente trilhas pesadas !) e ainda poder usa-lo no dia a dia ou até mesmo ir viajar com a patroa !!São coisas totalmente opostas e cada uma com o seu ponto positivo e negativo.Bom acho que o que o Pedro fala não é bem assim em relação a molas,amortecedores e terminais rotulares pq amortecedores vc pode gastar uma fortuna tentando adequar ao seu carro e vc só vai saber testando bem como as molas,digo isso pq tenho um JPX e é um grande dilema a questão das molas,pois umas ficam duras demais e outras moles,outras são ideais mas curtas e outras longas mas não são as ideais!!Várias empresas fabricam molas mas não as desenvolvem e só pra vc ter uma idéia olhe só quantas variaveis se tem que ter para se produzir uma mola e vc que irá irfomalas a empresa ,estas aqui eu peguei aqui do forum no jpx que são de uma mola original:G Modulo de Elasticidade 7.734,00 kgf/mm² L0 Altura Livre 528,00 mm Da Diâmetro Externo 141,40 mm Dm Diâmetro Medio 126,40 mm Di Diâmetro Interno 111,40 mm d Diâmetro Arame 15,00 mm If Espiras Ativas 10,30 Ig Espiras Totais 11,80 X Curso Total (Aprox.) 351,00 mm Lbl Altura Sólida (Aprox.) 177,00 mm V Distancia entre Espiras 34,08 mm P Passo Nominal 49,08 mm CB Comprimento da Barra 4.685,61 mm M Peso da Mola 6,50 kg C Constante Elástica 2,35 kgf/mm Ang Angulo da Hélice 10,99 mm W Indice da Mola 8,43 Y Indice Esbelteza da Mola 4,18 FW Fator de Whall 1,16 F Carga Máxima (Aprox.) 825,86 kgf T Tensão na Carga Máxima 91,59 kgf/mm² d/4 3,75 esquadro e1 10,56 mm esquadro e2 2,12 mm TESTE DE CARGA 30 A 70% DO CURSO TOLERANCIAS DE: 10,00% MÍNIMO MÉDIO MÁXIMO TENSÃO F1 105,30 P1 222,98 247,76 272,53 27,48 F2 175,50 P2 371,64 412,93 454,22 45,80 F3 245,70 P3 520,29 578,10 635,91 64,11 D4 mm kgf kgf kgf kgf/mm² Bom é complexo e quando pedimos uma mola apenas encomendamos com o fio do arame mais grosso ou altura maior e rezamos para dar certo (o que na maioria das vezes não dá! ) e sobre terminais rotulares eu penso que lá fora se tem peças de ótima qualidade a ótimos preços mas na hora que vc for viajar com a família e no meio do caminho vc ficar na mão pq usou uma peças que não achará em qualquer lugar e tiver que voltar de taxi embora vc vai querer trocar tudo pelo que é a nossa reallidade aqui.Como o Rodrigo disse no baja 1000 vem a equipe com um caminhão de terminais destes atrás para reparar e no final do dia eles vão para o lixo e não se pode comparar o uso destes terminais na direção com a suspenção que sofre forças de todos lados bem como pancadas.Bom agora o que o Rodrigo propôs é uma situação muito mais a nossa realidade até pq a receita que ele usa a troller pôs em produção e eu não vejo troller quebrado a supenção original e sim quando se tenta inventar d+ !Conheço o carro do Rodrigo que é muito famoso aqui em toda região por não quebrar e pela altura .Já fizemos trilhas paulera e não quebra e já andei também com ele em estrada (dutra) a 120 KM/H então atende o que está sendo proposto por ele e as peças se acha em qualquer auto peças e até em loja de caminhão com preço muito bom e com qualidade também.Bom esta é a humilde opnião de um cara que não gosta de imitar os gringos e sou 100 % a favor de fazermos as coisas aqui do nosso jeito criativo de ser e principalmente competente,pois enquanto ficarmos reféns dos das peças americanas não abriremos espaço para futuras novas empresas deste seguemento que cresce a cada dia,abraços a todos os amigos.