
Postado originalmente por
CGAUER
Caros,
aproveitando algumas comparações entre Jimny e outros grandalhões Diesel, segue mais um texto/monologo sobre Land Rover vs Jimny. Escrevi tempos atrás para o Clube LR, em resposta a um colega em dúvida sobre o Chelsea ou Soccer Nippon. Divirtam-se.
Caro Carlos,
Aí vai um longo texto sobre ambos.
Jimny; é só trocar óleo e filtros e ponto. Nem muitos pontos para engraxar tem, apenas um. Correia dentada também não tem, apenas uma bela corrente carrega o duplo comando e este é VVT. A injeção é eletrônica bem simples. Filtro de gasolina é gigantesco e troca-se só a cada 200mil Km.. A distância do chão do modelo HR é quase a mesma do LR. A suspensão dianteira do Jimny é idêntica ao do LR, eixo rígido frente/trás, mas as barras de direção são mais fortes com contra-porcas, e o drag-link fica protegido sobre as barras longitudinais (radius link). Porque a LR não fez o mesmo? A suspensão traseira não tem ball-joint, mas sim uma comum Panhard. Menos manutenção, mas em determinados momentos faz você "carangejar" nas costelas de vaca. Tudo tem seu preço. O curso é mais limitado que no LR, culpa da absurda barra estabilizadora dianteira; mas desconectou voilá!
Vazamentos de óleo é outro dos sinas de um verdadeiro LR, alguns dizem que é para não perder o caminho de casa, outros revelam ser importante para verificar que ele tem óleo. Em dias de chuva você ficará molhado e na poeira empoeirado. Seus ouvidos "sangrarão" como a caixa de direção. Os semi-eixos originais dos 110 criarão folgas até o ponto que você perderá a tração, isso se o garfo da embreagem não furar antes. Mas aí tem os cilindros de embreagem que vazam e também o freio "um de seus pontos altos", que deixará na mão, porque a bomba de vácuo vai parar de funcionar mais cedo ou mais tarde. Mas prepare-se, depois dos 100mil Km o cilindro mestre começa a perder a saúde junto com o servo, e o freio fica terrível, mas tenha certeza que antes ele vai começar a apitar irritantemente.
A ergonomia do LR é exatamente oposta a do Jimny, mas ambos são deliciosos de dirigir. O LR prima pela sensação de poder e o Jimny pela qualidade do dirigir. O Inglês filtra o chão como nenhum outro 4x4 puro sangue, já o Jimny faz o contrário, transmite para o motorista qualquer irregularidade, até tatu-bola atravessando estrada.
Ambos são muito divertidos. O japonês pesa menos que um Mini Cooper e o britânico pesa o mesmo que dois Mini Coopers. Proporcional às massas, será sua velocidade, tanto a final quanto o tempo para mudar de direção e o respectivo tempo/espaço de frenagem.
O Jimny é chato, vem pronto, não tem nada para você poder fazer. Nem adianta procurar (eu tentei). Nem sequer um melejado de óleo tem. A organização e fixação dos cabos e mangueiras no motor é uma monotonia só, coisa de dar sono. Tudo chatamente organizado. Não tem aquele look de ninho de rato do LR e tampouco centenas de cintas enforca-gato para evitar que a polia da bomba-dágua fure a mangueira de água, etc, etc. Mas nem tudo está perdido, bastou mandar o Jimny para revisão para os espertos da Rakki introduzirem um pouco da filosofia LR no balanceamento das rodas, o que me rendeu um delicioso shimmy por alguns dias até voltar o carro ao insosso default japonês.
Em resumo não tem muita comparação, cada um é bom em alguma coisa. O Jimny com seu ridículo tanque de 36 litros não agradará em lugares distantes. O LR é chato na cidade para quem curte andar um pouco mais rápido, e para o Jimny não existe lombada ou valeta que ele não atravesse sem sequer ter que recorrer aos batentes da suspensão; apenas tenha certeza de estar com o cinto bem esticado e a dentadura com a Corega em dia.
Com o turbo cheio, o motor do LR entrega muito torque, ao passo que o motor do Jimny entrega muitos pôneis na medida que o comando de válvulas começa a variar (>4000mil RPM). Um impressiona pela força o outro pelos cavalos que vão surgindo até a linha vermelha entrar tardiamente em cena aos ± 7mil RPM com um som japonesamente ímpar, algo como uma enceradeira tunada, ainda assim muito divertido. Faz lembrar as antigas Kawazaki Ninja a caminho do Guarujá.
Ambos tem ventiladores movidos por correia, acoplados por unidades viscosas. Porém no Jimny isso lhe garante em dias quentes ou com o AC ligado um paradoxal som de carro V8, resta dizer que este som é inversamente proporcional à sua buzina, absolutamente ridícula, mas como disse uma colega do trabalho "bunitinha", eu diria; civilizada.
No trânsito o quesito melancia no pescoço vai para o LR, mas o Jimny também chama uma certa atenção. Apesar de não ser novidade, tem muita gente que me pergunta que carro é esse. Não sabem ler o gigante e ridículo adesivo "Jimny" em ambas as laterais? Já no LR, os motoristas ao seu lado costumam ficar olhando na direção dos pneus e logo em seguida promovem verdadeiras acrobacias para enxergar o rosto do landfreak. Caso vc tenha algum adesivo, prepare-se para responder perguntas como; você foi mesmo para Argentina de carro? No interior do Brasil ou na suntuosa Pneus Dela Via vão chamar seu carro de "Rural". Os mais velhos arriscarão; "restaurou em casa?"
Porta-malas; errado, o Jimny tem uma frasqueira. Já no Defender 90 você poderá levar uma tropa de 4 miseráveis amigos ou quase uma tonelada de peças sobressalentes. Não é atoa que o porta-amigos do meu ex 90 ganhou o nome de chiqueiro.
Abraços e boa escolha. O LR faz mais amigos, se bem que a turma do Jimny é tão animada quanto… Um dia conto a história do pescador que conheci na Patagônia.. Se tivesse de Jimny jamais teria conhecido uma das pessoas mais incríveis deste planeta... Ou talvez teria conhecido outra tão excêntrica quanto.
Abraços
Clemente