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Preparando o Vitara para trilhas pesadas

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  • 23/08/2009, 09:47
    mauricioalan32
    Aí, qnto a pegar no chassis na hora de manobrar, tem uma regulagem logo abaixo do chassis na roda do motorista, tem um parafuso que limita a direçao p lado do direito e outro p lado esquerdo, ambas ficam localizadas ao lado interno do chassis do lado do motorista. É extremamente fácil de regular, acabando com o problema. Eu uso rodas originais de liga com pneus MUD 30" e não pega em nada depois de regulado. E qnto as molas, eu uso o Kit da RC 4x4 e tmbm nunk deu problemas, uso o kit a oito meses e p enquanto td OK, faço trilhas direto e nunca quebrei nada no meu Jeep, e olha q eu dô no meiooo do bichinho!!
  • 13/09/2009, 19:59
    Btpita
    Citação:

    Postado originalmente por Hoower Butão Ver Post
    Sendo o criador deste muy proveitoso tópico, aproveito para mostrar em 1a. mão umas fotos do Xodozim, finalmente preparado pra pauleira:

    - Lift de 2": calços na dianteira e molas de Chevelho + amortecedores de Suprema na traseira
    - Pneus 30x9,5R15 Pirelli Scorpion Mud
    - Rodas tala 7" e off set -12 (de F1000), com porcas de Corcel/Del Rey
    - Focinho do diferencial dianteiro de Samurai (de aço)
    - Todas as proteções inferiores, inclusive nas caixas de ar
    - Retrovisores dobráveis de Fiorino (ou Kombi, nem lembro...)
    - Broqueio Lock Right
    - Bebê-conforto ..rs

    Faltam apenas a instalação do estepe, possivelmente em bagageiro no teto e o PX, que o enrolado do Vovozão ficou de vender pra mim, mas até agora nada... :parede: E mais alguns adesivos, claro!

    Agora só falta estrear a "nova" viatura. Valeu todo mundo que postou os comentários e dicas!! :concordo::palmas::concordo::palmas:
    Pra quem quiser preprarar seu Vitarinha pra pauleira, todas os passos estão aqui!

    Umbraçoprocêis!
    Buta

    HOVER,
    Onde comprou suas rodas e qual o modelo das memas?
  • 13/09/2009, 21:02
    fabiano caxias
    acho q essa roda é da f1000 93 /

    ficou muito bom mesmo no vitara

    __________________
    vitara 95
    ap 2.0
    eixos rural
    33'' recapados
    _________________
    gaiola s-10 4x4
    4.1 mpfi HARDWARE
  • 26/09/2009, 15:17
    Pablo Toledo
    Freios
    Salve rapaziada!

    Acho que todo mundo aqui já se deu conta na prática que após calçar os Vitaras com rodas e pneus muito maiores e mais largos do que os originais, os freios que originalmente já não são lá grande coisa definitivamente se tornam insuficientes para frear a jabiraca toda, ainda mais sendo pneus mud. E é por conta de todas estas adaptações que fazemos para encarar trilhas mais pesadas que eu decidi postar o meu "conto" aqui.

    Procurando solução para o "pobrema" e após muitos rugidos enervados da Dona Onça, afinal de contas freios são ítens de segurança e com isso é melhor não brincar, resolvi abandonar o conjunto pinça/disco do Vitara e passar a utilizar o conjunto da Tracker/Grand Vitara, uma vez que as minhas rodas já são de aço aro 16 e era chegada a hora de trocar as pastilhas e os discos originais.

    As razão de escolher este novo conjunto foi muito simples: é plug'n'play! O suporte da pinça é exatamente o mesmo e o disco é tirar um e colocar outro. Porém, ainda que o conjunto em si seja plug'n'play, tive uma inesperada dor de cabeça com as rodas. Embora fossem aro 16, o miolo delas tinha muito pouca inclinação e isso fez com que as pinças pegassem. :parede::parede::parede: Vacilo meu de não ter visto isto antes. Vivendo e aprendendo...

    Como eu iria trocar estas rodas cedo ou tarde mesmo, uma vez que elas eram rodas da F1000 com o aro (porcamente) soldado ao contrário (offset estupidamente negativo), tratei de correr atrás de um jogo novo. Para minha alegria, achei um conjunto muito novo de Mangels usadas 16x7 com offset zero. Fechado! Problema resolvido.

    Quero dizer, na verdade quase resolvido :shock::shock::shock:. Chegando na oficina, outra supresa. A porra das rodas Mangels possuem uma diferença na circunferência interna. A parede do aro mais próxima ao miolo é mais espessa do que a parede do aro nas bordas da roda (não me perguntem por que). Embora o miolo tivesse inclinação suficiente para não pegar na pinça, esta pegou na parte mais espessa do aro. Fuck! :odedo::odedo::odedo:. Novamente me dei conta da burrada que fizm pois deveria antes ter analisado melhor e medido a roda original da Tracker. A parede desta é reta, sem diferença na espessura interna e no miolo ela já tem "incorporado" em espaçador. É, tenho muito o que viver mesmo...rsrsrs

    Aí não teve jeito. Tive que partir pros polêmicos espaçadores (confesso que meio a contragosto), mas isso depois de conversar com algumas pessoas que usam. Um jogo de espaçadores de 30mm de aço com prisioneiros de F1000 e pronto, as rodas finalmente couberam sem a pinça pegar em lugar nenhum e ainda ganhei uns centímetros de bitola. Alinhamento e balanceamento sempre problemas.

    Mas vamos ao que interessa mais, que são os efeitos dos freios. Fui pegar o carro agora de manhã e o resultado foi excelente. O carro tá freiando pra valer! Aquela sensação de freio borrachudo já era e se juntar no freio mesmo trava as rodas, coisa impensável antes. Próximo passo será o freio à disco na traseira.

    O custo desta adaptação acabou ficando maior devido a questão das rodas e espaçadpres, mas no caso das rodas eu já iria incorrer neste gasto adicional cedo ou tarde. As pinças (seminovas) da Tracker custaram R$ 400,00 o par, os discos de freios (novos) R$ 200,00 o par e as pastilhas novas R$ 50,00 o par também. Espaçadores custaram R$ 400,00 os quatro...:putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz ::putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz:

    [ ]s
  • 26/09/2009, 22:11
    marcobacalhau
    Citação:

    Postado originalmente por Pablo Toledo Ver Post
    Salve rapaziada!

    Acho que todo mundo aqui já se deu conta na prática que após calçar os Vitaras com rodas e pneus muito maiores e mais largos do que os originais, os freios que originalmente já não são lá grande coisa definitivamente se tornam insuficientes para frear a jabiraca toda, ainda mais sendo pneus mud. E é por conta de todas estas adaptações que fazemos para encarar trilhas mais pesadas que eu decidi postar o meu "conto" aqui.

    Procurando solução para o "pobrema" e após muitos rugidos enervados da Dona Onça, afinal de contas freios são ítens de segurança e com isso é melhor não brincar, resolvi abandonar o conjunto pinça/disco do Vitara e passar a utilizar o conjunto da Tracker/Grand Vitara, uma vez que as minhas rodas já são de aço aro 16 e era chegada a hora de trocar as pastilhas e os discos originais.

    As razão de escolher este novo conjunto foi muito simples: é plug'n'play! O suporte da pinça é exatamente o mesmo e o disco é tirar um e colocar outro. Porém, ainda que o conjunto em si seja plug'n'play, tive uma inesperada dor de cabeça com as rodas. Embora fossem aro 16, o miolo delas tinha muito pouca inclinação e isso fez com que as pinças pegassem. :parede::parede::parede: Vacilo meu de não ter visto isto antes. Vivendo e aprendendo...

    Como eu iria trocar estas rodas cedo ou tarde mesmo, uma vez que elas eram rodas da F1000 com o aro (porcamente) soldado ao contrário (offset estupidamente negativo), tratei de correr atrás de um jogo novo. Para minha alegria, achei um conjunto muito novo de Mangels usadas 16x7 com offset zero. Fechado! Problema resolvido.

    Quero dizer, na verdade quase resolvido :shock::shock::shock:. Chegando na oficina, outra supresa. A porra das rodas Mangels possuem uma diferença na circunferência interna. A parede do aro mais próxima ao miolo é mais espessa do que a parede do aro nas bordas da roda (não me perguntem por que). Embora o miolo tivesse inclinação suficiente para não pegar na pinça, esta pegou na parte mais espessa do aro. Fuck! :odedo::odedo::odedo:. Novamente me dei conta da burrada que fizm pois deveria antes ter analisado melhor e medido a roda original da Tracker. A parede desta é reta, sem diferença na espessura interna e no miolo ela já tem "incorporado" em espaçador. É, tenho muito o que viver mesmo...rsrsrs

    Aí não teve jeito. Tive que partir pros polêmicos espaçadores (confesso que meio a contragosto), mas isso depois de conversar com algumas pessoas que usam. Um jogo de espaçadores de 30mm de aço com prisioneiros de F1000 e pronto, as rodas finalmente couberam sem a pinça pegar em lugar nenhum e ainda ganhei uns centímetros de bitola. Alinhamento e balanceamento sempre problemas.

    Mas vamos ao que interessa mais, que são os efeitos dos freios. Fui pegar o carro agora de manhã e o resultado foi excelente. O carro tá freiando pra valer! Aquela sensação de freio borrachudo já era e se juntar no freio mesmo trava as rodas, coisa impensável antes. Próximo passo será o freio à disco na traseira.

    O custo desta adaptação acabou ficando maior devido a questão das rodas e espaçadpres, mas no caso das rodas eu já iria incorrer neste gasto adicional cedo ou tarde. As pinças (seminovas) da Tracker custaram R$ 400,00 o par, os discos de freios (novos) R$ 200,00 o par e as pastilhas novas R$ 50,00 o par também. Espaçadores custaram R$ 400,00 os quatro...:putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz ::putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz:

    [ ]s

    Pablo....
    Parabéns pela adaptação deve ter ficado bom mesmo.

    Mas uma pergunta:
    Freio a disco na traseira não deveria ser a primeira adaptação?? Teoricamente com disco nas quatro os freios melhorariam em muito.

    [[]] M@rco
  • 26/09/2009, 23:22
    Pablo Toledo
    Olá Marco;

    Pois é, eu também achava isso. Mas conversando com que fez esta adaptação dos freios à disco no eixo traseiro, todos disseram que na melhor das hipóteses (com o serviço bem feito) a frenagem fical igual. O que melhora 100% é a questão do freio de mão e de não precisar trocar lonas com tanta frequência ao se fazer trilhas com muitos atoleiros. A frenagem mesmo fica igual, até porque o que freia o carro mesmo é o freio dianteiro, que no caso do Vitara tem o conjunto muito fraco (disco pequeno, sólido e com pinça pequena). O freio traseiro só dá uma força e esta ajuda é mais limitada ainda nos nossos carros, pois a tração (4x2) é traseira.

    Como eu queria era melhorar a frenagem pra valer, então acabei priorizando fazer o upgrade no dianteiro e o resultado, como já relatei, foi excelente. Pro freio traseiro, a primeira idéia é no já testado e aprovado disco de Vitara 16v com pinça de Kadett ou Golf, mas há também o projeto de jogar o freio de mão pro cardã e eu usar as pinças originais que eu usava no Vitara. O problema é que esta idéia é ainda apenas uma idéia e que precisa de aprimoramentos "teóricos e práticos" para ser viabilizada, mas eu acredito que seria a melhor das opções. Se eu tiver novidades quanto a isto, aviso aqui.

    [ ]s
  • 27/09/2009, 08:37
    Fernando Assis
    Não desequilibrou o carro deixar freios mais fortes na frente e originais na traseira? Tive um gol GL 1.8 Mi que turbinei. Originalmente ele tinha discos sólidos na dianteira. Peguei o sistema de freios de um santana, que tem discos ventilados e de diâmetro maior. Melhorou demaaais, mas o carro passou a "mergulhar" a frente nas frenagens mais fortes. Daí troquei o conjunto de tambor traseiro pelos de uma quantum (também plug&paly) e coloquei válvulas equalizadoras de pressão pros traseiros. Cara, melhora absurda, muito bem equilibrado. Lógico que vitara não é carro de alto desempenho, mas deve melhorar o equilíbrio quando colocar freios melhores na traseira.
  • 27/09/2009, 10:40
    Pablo Toledo
    Citação:

    Postado originalmente por Fernando Assis Ver Post
    Não desequilibrou o carro deixar freios mais fortes na frente e originais na traseira? Tive um gol GL 1.8 Mi que turbinei. Originalmente ele tinha discos sólidos na dianteira. Peguei o sistema de freios de um santana, que tem discos ventilados e de diâmetro maior. Melhorou demaaais, mas o carro passou a "mergulhar" a frente nas frenagens mais fortes. Daí troquei o conjunto de tambor traseiro pelos de uma quantum (também plug&paly) e coloquei válvulas equalizadoras de pressão pros traseiros. Cara, melhora absurda, muito bem equilibrado. Lógico que vitara não é carro de alto desempenho, mas deve melhorar o equilíbrio quando colocar freios melhores na traseira.

    Fernando;

    É verdade, o carro dá uma mergulhada a mais de frente sim se juntar pra valer o pé no freio (mas só acontece em velocidades mais elevadas) e é por isso mesmo que eu gostaria de colocar os freios originais traseiros à disco do Vitara para dar mais equilíbrio ao conjunto (não que esteja desequilibrado).

    Não comentei no meu post anterior mas, se conseguirmos ir em frente com a idéia de jogar o freio de mão pro cardã, usar as pinças do Vitara no eixo traseiro também inclui o uso de uma válvula equalizadora de pressão. Aliás, qual válvula você usava? Até agora só achei uma da Willwood e o preço é salgado.

    [ ]s
  • 27/09/2009, 14:11
    Fernando Assis
    As válvulas equalizadoras de pressão que eu usava eram as originais VW.. A mecânica VW mais antiga (APs) era muito compartilhada. Então os Gols 1.0, 1.6 e 1.8 vinham com freios mais simples com discos sólidos na frente e de menor diâmetro (a partir de anos recentes isso foi resolvido), enquanto o Santana, Quantum, Gol 2.0, Gol 1.0 16V turbo e outros, usavam o mesmo conjunto de freios mais potentes. Como Gol tem traseira mais leve que santana e quantum, originalmente já vem com essas válvulas. O que eu fiz foi adotar o sistema de freios que já existia nos gols mais potentes (2.0 e 1.0 16V turbo), sem adaptações. A melhora foi absurda. Como eu não queria nada mais brutal ou caro como discos traseiros, (era um APzinho 1.8 com 1 bar de pressão e um motorista que conhecia e não abusava dos limites do carro,hehehe) esse upgrade já me atendia muito bem.
    Deve achar fácil em qq autopeças. Não sei se atende aos seus propósitos.
  • 27/09/2009, 14:25
    Pablo Toledo
    Citação:

    Postado originalmente por Fernando Assis Ver Post
    As válvulas equalizadoras de pressão que eu usava eram as originais VW.. A mecânica VW mais antiga (APs) era muito compartilhada. Então os Gols 1.0, 1.6 e 1.8 vinham com freios mais simples com discos sólidos na frente e de menor diâmetro (a partir de anos recentes isso foi resolvido), enquanto o Santana, Quantum, Gol 2.0, Gol 1.0 16V turbo e outros, usavam o mesmo conjunto de freios mais potentes. Como Gol tem traseira mais leve que santana e quantum, originalmente já vem com essas válvulas. O que eu fiz foi adotar o sistema de freios que já existia nos gols mais potentes (2.0 e 1.0 16V turbo), sem adaptações. A melhora foi absurda. Como eu não queria nada mais brutal ou caro como discos traseiros, (era um APzinho 1.8 com 1 bar de pressão e um motorista que conhecia e não abusava dos limites do carro,hehehe) esse upgrade já me atendia muito bem.
    Deve achar fácil em qq autopeças. Não sei se atende aos seus propósitos.


    Ok Fernando, eu tinha entendido outra coisa. Achei que você usava aquelas válvulas que regulam de dentro do carro o percentual de frenagem entre os freios traseiro e dianteiro. É destas que estou falando.

    Valeu
  • 07/10/2009, 11:54
    fabiano caxias
    Citação:

    Postado originalmente por Be Trindade Ver Post
    Coloquei os ranchos na traseira... RS9000.. na regulagem 3.. o bicho ta pulando que nem cabrito...
    Ficou bem duro no asfalto, mas basta passar num quebra molas mais rapido que vc sente a porrada... vou diminuir a dureza!
    Abraços!


    cheguei a colocar tambem os ranchos no meu vitara,mas nem no minimo não parou de pular hehe
    ai tirei ,alem de ser pouco curso p mim .
    ate tenho eles parados,se alguem quiser...
    achoq é do omega suprema trazeiros q uso agora

    _____________________
    vitara 95
    eixos rural
    33'' rercapados
  • 07/10/2009, 11:58
    Be Trindade
    estranho, pq com eles na regulagem mais macia, o carro parece aqueles muscle cars que ficam sacudindo a susp! hahaha
    eu uso ele na regulagem 3.. pula pq eu estou com o pneu beeem cheio, pra ver se bebe menos e anda mais (eu sei que eh meio idiota isso)!!
    Abs!
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