Postado originalmente por
Pablo Toledo
Salve rapaziada!
Acho que todo mundo aqui já se deu conta na prática que após calçar os Vitaras com rodas e pneus muito maiores e mais largos do que os originais, os freios que originalmente já não são lá grande coisa definitivamente se tornam insuficientes para frear a jabiraca toda, ainda mais sendo pneus mud. E é por conta de todas estas adaptações que fazemos para encarar trilhas mais pesadas que eu decidi postar o meu "conto" aqui.
Procurando solução para o "pobrema" e após muitos rugidos enervados da Dona Onça, afinal de contas freios são ítens de segurança e com isso é melhor não brincar, resolvi abandonar o conjunto pinça/disco do Vitara e passar a utilizar o conjunto da Tracker/Grand Vitara, uma vez que as minhas rodas já são de aço aro 16 e era chegada a hora de trocar as pastilhas e os discos originais.
As razão de escolher este novo conjunto foi muito simples: é plug'n'play! O suporte da pinça é exatamente o mesmo e o disco é tirar um e colocar outro. Porém, ainda que o conjunto em si seja plug'n'play, tive uma inesperada dor de cabeça com as rodas. Embora fossem aro 16, o miolo delas tinha muito pouca inclinação e isso fez com que as pinças pegassem. :parede::parede::parede: Vacilo meu de não ter visto isto antes. Vivendo e aprendendo...
Como eu iria trocar estas rodas cedo ou tarde mesmo, uma vez que elas eram rodas da F1000 com o aro (porcamente) soldado ao contrário (offset estupidamente negativo), tratei de correr atrás de um jogo novo. Para minha alegria, achei um conjunto muito novo de Mangels usadas 16x7 com offset zero. Fechado! Problema resolvido.
Quero dizer, na verdade quase resolvido :shock::shock::shock:. Chegando na oficina, outra supresa. A porra das rodas Mangels possuem uma diferença na circunferência interna. A parede do aro mais próxima ao miolo é mais espessa do que a parede do aro nas bordas da roda (não me perguntem por que). Embora o miolo tivesse inclinação suficiente para não pegar na pinça, esta pegou na parte mais espessa do aro. Fuck! :odedo::odedo::odedo:. Novamente me dei conta da burrada que fizm pois deveria antes ter analisado melhor e medido a roda original da Tracker. A parede desta é reta, sem diferença na espessura interna e no miolo ela já tem "incorporado" em espaçador. É, tenho muito o que viver mesmo...rsrsrs
Aí não teve jeito. Tive que partir pros polêmicos espaçadores (confesso que meio a contragosto), mas isso depois de conversar com algumas pessoas que usam. Um jogo de espaçadores de 30mm de aço com prisioneiros de F1000 e pronto, as rodas finalmente couberam sem a pinça pegar em lugar nenhum e ainda ganhei uns centímetros de bitola. Alinhamento e balanceamento sempre problemas.
Mas vamos ao que interessa mais, que são os efeitos dos freios. Fui pegar o carro agora de manhã e o resultado foi excelente. O carro tá freiando pra valer! Aquela sensação de freio borrachudo já era e se juntar no freio mesmo trava as rodas, coisa impensável antes. Próximo passo será o freio à disco na traseira.
O custo desta adaptação acabou ficando maior devido a questão das rodas e espaçadpres, mas no caso das rodas eu já iria incorrer neste gasto adicional cedo ou tarde. As pinças (seminovas) da Tracker custaram R$ 400,00 o par, os discos de freios (novos) R$ 200,00 o par e as pastilhas novas R$ 50,00 o par também. Espaçadores custaram R$ 400,00 os quatro...:putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz ::putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz::putz:
[ ]s