Companheiro, os espaçadores vão deixar somente a roda mais "pra fora" da caixa de roda, o pneu a ser usado colocando os espaçadores fica a seu critério contanto que para isso tenha também o kit de suspensão no mínimo!!! :)
Versão Imprimível
Eu uso já tem uns 4 anos. Primeiro usei uns de aço da Garra 4x4. Depois troquei pelos da AVM de alumínio, vendidos pela Tor Off Road.
Com esses espaçadores, na medida de 30 mm, não percebi nesse período nenhum desgaste nos componentes da suspensão nem da direção. A vantagem está em eliminar o problema de pneus maiores que o original rasparem na longarina do chassis. O pneu fica mais pra fora como o Elisson falou. Mas, ainda assim, dentro dos limites dos paralamas, pra não dar problema na vistoria.
Té mais.
Pessoal valeu pela explicação. Comprei recentemente a viatura e já estou querendo levantá-la. Já adquirir os protetores inferiores e em breve estarei apenas colocando o kit de calços de suspensão da rc4x4 para usar pneus AT 235/70, sem trocar molas e suspensão, por isso fiquei na dúvida se era necessário os espaçadores, pelo visto é fundamental.
André, só pra acrescentar.... Hoje acabei de trocar meus yokohamas velhinhos e quase carequinhas por 4 hankook AT F10 (acho q é esse o modelo) no tamanho 235/70/16.
Antes eram 245/70 e realmente pegavam no chassis, mas agora em manobra sem uso da suspensão, nao tá pegando nada. Só pega se por exemplo eu entro na calçada da garagem um pouco mais rápido com o pneu virado, onde baixa um pouco pelo desnível, mas muito pouco.
Com o preço da gasolina, vamos ver se um pneu um pouco menor, melhora a minha média.... Tomara, bem q podia sair de 9km/l para 18km/l....hahahahahaha
Obs: a minha tracker tá com os calços de 2" e troquei os amortecedores traseiros. Tu acha realmente neçessário a colocação dos espassadores??? Antes com a medida 245/70 eu já nao usava e não era o fim do mundo.... Só tinha q cuidar um pouco, mas fica meio automático.
Outra coisa, a tua tracker tem bloqueio de diferencial?? O que tu acha deste acessório? Se tivesse q escolher entre guincho e bloqueio, qual preferes na tracker? (lembrando o peso do guincho na frente da tracker, onde muitos dizem ficar ruim)
Grande abraço
Bario, tudo vai depender mto do que você vai fazer com o carro, bloqueio vc só vai usar mesmo em trilhas mais pesadas, como você tem os pneus AT acredito que essa não seja sua praia, então, vai de guincho que você fará mais uso dele.
Ao colocar o guincho, recomendo que seja trocada as molas dianteiras colocando as do GV V6, que deixa a frente do carro mais firme e suporta tranquilamente o peso do guincho.
Valeu Elver, vou levar em consideração a sua colocação, que pareceu bem coerente...abraços!!!
Barrio,
Você pretende colocar o guincho em um parachoque de aço ou fixar ele em um quebra-mato? Se você ainda não decidiu e eu puder sugerir eu diria para colocar em um parachoque preparado para isso, pois a longo prazo, o quebra-mato pode começar a ceder com o uso (já vi pelo menos uns 3 casos assim).
Elver, seria em um parachoque específico, tem um pessoal que faz aqui proximo a Porto Alegre, show de bola.... Inclusive o traseiro pra combinar. Vi um montado em uma tracker.
Abraços
Caro Bario e demais companheiros.
Sobre guincho posso falar porque usei um Warn 8000 por muito tempo. O carro fica muito pesado na dianteira. Se as trilhas que pretende fazer realmente necessita de guincho (trilhas mais pesadas) sugeriria considerar a possibilidade de usar um vitarinha 3 portas ou um Troller. Não significa que o Tracker não sirva. O Elver tem muitos videos do Tracker em trilhas fortes. Mas na minha opinião sai da proposta do carro. O Tacker levantado somente na suspensão, com pneu 235/70/16 é excelente pra trilhas leves, que não precisam de guincho nem bloqueio, apenas de pneus agressivos.
Vai devagar com as modificações, senão acaba se desencantando com o carro.
André,
Entendo o seu comentário e concordo com ele em quase tudo, porém para mim o guincho é uma ferramenta de segurança, por exemplo, eu fui para a Serra da Canastra em 2009, com o carro antes mesmo de fazer o lift na suspensão e colocar os pneus AT (primeira faze) e passei por situações que precisaria de guincho ... e não tinha.... tive que esperar e contar com a sorte de cruzar com pessoas dispostas a me ajudar a sair do enrosco. Ou mesmo evitar caminhos por conta da falta do guincho como equipamento de segunraça.
Minha opnião com relação ao guincho é a mesma com relação a ter uma arma de fogo em casa: é melhor ter e não precisar usar, do que precisar usar e não ter.
Durante a preparação do meu carro eu tive uma fase em que ele ficou perfeito para trilhas leves/médias, expedições e afins, onde eu estava com o lift de 2", parachoque de ferro, guincho e pneus AT. Acho que esse é o limite entre um carro para passeios e trilhas leves e um carro para trilhas mais fortes, qualquer coisa acima disso foge da utilização que você (Bario) parece querer fazer com o carro.
Eu preparei o meu carro e continuo preparando (na próxima quarta ele sai do meca com bloqueio e kit de freios selecionáveis para trilha 50/50 e asfalto 80/20, além de disco nas 4 rodas e mais outras coisas...) para trilhas mais fortes, porém essa não parece a sua praia nem o que você pretende fazer com o carro... mas eu continuo recomendando o guincho e molas do V6 na dianteira com o lift de suspensão.... esse, para mim, é o limite de modificação antes de começar a desfigurar o Tracker e começar a transformar ele num mostrinho :cool: