
Postado originalmente por
SUVprata
No capú dos GVs não sei se dos Trackers existe um adesivo em que diz que a abertura é de 1,0 mm a 1,1 mm em relação ao tempo de centelhamento, isso não significa nada, a explosão acontece pelo centelhamento (fonte de ignição) e não pelo tempo de duração da mesma, os combustíveis que precisam de maior tempo de fonte de ignição, são os combustíveis em que o ponto de fulgor é elevado, e não desprendem gases em temperaturas mais baixas, acontece que no caso do motor alé de ser a gasolina que tem seu ponto de fulgor especificada em - 42oC (menos quarenta e dois graus), e é por isso que seu transporte é tão perigoso, e ainda mais pelo fato de ela (gasolina), entrar pulverizada, o que fora explicado no passado deve ter tido outra conotação, mas te garanto, que o tempo de centelhamento não "existe", até por que imagina qual seria essa diferença em um carro a 3.000 (tres mil) RPM (rotações por minuto), o que dá em média nessa rotação 50 ignições por segundo, você acredita mesmo que a bobina conseguiria manter uma centelha em tempo tão curto ? e realmente esse tempo seria predominante para uma explosão na câmara de combustão ? a abertura de uma vela realmente tem suas características, mas o que não pode é ela ser mais comprida do que deveria, por exemplo, sendo ela original para um determinado carro aberta em 1.0 mm , ser melhor ela ser reduzida para 0.8 mm para usar com GNV, porém quando o carro está sendo usado com gasolina nada altera seu funcionamento, mas sendo original 1.0 mm, e ser aumentada para 1.2 mm por exemplo isso afetaria a queima, pois forçaria mais a vela, ou seja ser mais curta do que especificado, pode, e não força a vela, mas maior do que o especificado, força a vela com certeza, e sua vida útil diminuiria ...
Levando em consideração realmente a abertura, sendo ela menor, força menos tanto a vela como a bobina, pois ela terá uma distância mais curta para lançar o centelhamento, e isso é uma ligeira vantagem ... lembre-se que cada tensão tem seu campo de isolamento inversamente proporcional a distância, ou seja quanto maior a tensão, menor a distância, partindo para a lógica, quanto menor a distância, menos se é exigido da tenção ...
Sds.