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Convex Datacenter
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    Citação Postado originalmente por SUVprata Ver Post
    iwakura

    Não precisa alargar o eletrodo não, a dureza dielétrica do ar é a mesma, usando a BKR6E-11 ou a BKR6E simplesmente, a diferença é que a de 0.8 mm trabalhará mais folgada, pois não terá tanta dificuldade em quebrar a dureza ...

    Sds.
    Povo, esse tópico de preparação pra trilhas tá uma zona. Nós podíamos pensar seriamente em abrir outro tópico quando o assunto for outro.

    Quanto às velas, SUV, é muito importante a correta abertura das velas. Muitos anos atrás, no tempo do meu Fiat 147 , eu frequentava a oficina do Losacco, um dos melhores preparadores de motor de São Paulo. Lembro do cara ajustando velas de Alfa num equipamento que, se não me engano, permitia o ajuste de 0,05 em 0,05 mm.
    Não me lembro detalhes nem sou mecânico, mas a explicação era que cada bobina envia uma tensão determinada pelo projeto do carro. Uma tensão maior exigia uma abertura maior (ACHO, ou é o contrário) que permitia que a centelha dure mais tempo. Uma abertura muito acima da especificada podia causar falha na centelha.

    Resumindo, eu acredito que não é à toa a recomendação de abertura do manual. Sigo ela à risca.

    Abraços
    Newton
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  • #3206
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    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Povo, esse tópico de preparação pra trilhas tá uma zona. Nós podíamos pensar seriamente em abrir outro tópico quando o assunto for outro.

    Quanto às velas, SUV, é muito importante a correta abertura das velas. Muitos anos atrás, no tempo do meu Fiat 147 , eu frequentava a oficina do Losacco, um dos melhores preparadores de motor de São Paulo. Lembro do cara ajustando velas de Alfa num equipamento que, se não me engano, permitia o ajuste de 0,05 em 0,05 mm.
    Não me lembro detalhes nem sou mecânico, mas a explicação era que cada bobina envia uma tensão determinada pelo projeto do carro. Uma tensão maior exigia uma abertura maior (ACHO, ou é o contrário) que permitia que a centelha dure mais tempo. Uma abertura muito acima da especificada podia causar falha na centelha.

    Resumindo, eu acredito que não é à toa a recomendação de abertura do manual. Sigo ela à risca.

    Abraços
    É, é por ai... Se a abertura não tivesse significância ou se abertura menor fosse melhor pro motor, porquê existiriam velas com aberturas diferentes? Porquê o manual da Suzuki recomenda abertura entre 1.0 e 1.1mm??? É, têm de ser muito "entendido" pra conseguir entender o raciocínio de certas "gênios" que polulam esse fórum. Eu não me incluo nesse rol...

    []
    Mário.
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    Newton Guerra

    No capú dos GVs não sei se dos Trackers existe um adesivo em que diz que a abertura é de 1,0 mm a 1,1 mm em relação ao tempo de centelhamento, isso não significa nada, a explosão acontece pelo centelhamento (fonte de ignição) e não pelo tempo de duração da mesma, os combustíveis que precisam de maior tempo de fonte de ignição, são os combustíveis em que o ponto de fulgor é elevado, e não desprendem gases em temperaturas mais baixas, acontece que no caso do motor alé de ser a gasolina que tem seu ponto de fulgor especificada em - 42oC (menos quarenta e dois graus), e é por isso que seu transporte é tão perigoso, e ainda mais pelo fato de ela (gasolina), entrar pulverizada, o que fora explicado no passado deve ter tido outra conotação, mas te garanto, que o tempo de centelhamento não "existe", até por que imagina qual seria essa diferença em um carro a 3.000 (tres mil) RPM (rotações por minuto), o que dá em média nessa rotação 50 ignições por segundo, você acredita mesmo que a bobina conseguiria manter uma centelha em tempo tão curto ? e realmente esse tempo seria predominante para uma explosão na câmara de combustão ? a abertura de uma vela realmente tem suas características, mas o que não pode é ela ser mais comprida do que deveria, por exemplo, sendo ela original para um determinado carro aberta em 1.0 mm , ser melhor ela ser reduzida para 0.8 mm para usar com GNV, porém quando o carro está sendo usado com gasolina nada altera seu funcionamento, mas sendo original 1.0 mm, e ser aumentada para 1.2 mm por exemplo isso afetaria a queima, pois forçaria mais a vela, ou seja ser mais curta do que especificado, pode, e não força a vela, mas maior do que o especificado, força a vela com certeza, e sua vida útil diminuiria ...

    Levando em consideração realmente a abertura, sendo ela menor, força menos tanto a vela como a bobina, pois ela terá uma distância mais curta para lançar o centelhamento, e isso é uma ligeira vantagem ... lembre-se que cada tensão tem seu campo de isolamento inversamente proporcional a distância, ou seja quanto maior a tensão, menor a distância, partindo para a lógica, quanto menor a distância, menos se é exigido da tenção ...


    Sds.


    ;745843]Povo, esse tópico de preparação pra trilhas tá uma zona. Nós podíamos pensar seriamente em abrir outro tópico quando o assunto for outro.

    Quanto às velas, SUV, é muito importante a correta abertura das velas. Muitos anos atrás, no tempo do meu Fiat 147 , eu frequentava a oficina do Losacco, um dos melhores preparadores de motor de São Paulo. Lembro do cara ajustando velas de Alfa num equipamento que, se não me engano, permitia o ajuste de 0,05 em 0,05 mm.
    Não me lembro detalhes nem sou mecânico, mas a explicação era que cada bobina envia uma tensão determinada pelo projeto do carro. Uma tensão maior exigia uma abertura maior (ACHO, ou é o contrário) que permitia que a centelha dure mais tempo. Uma abertura muito acima da especificada podia causar falha na centelha.

    Resumindo, eu acredito que não é à toa a recomendação de abertura do manual. Sigo ela à risca.

    Abraços[/quote]

  • #3208
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    iwakura


    Sempre cutucando ou dizendo gracinhas né Mário ...

    Acontece que não acredito que eu esteja poluindo o forum, apenas tento colaborar, até em GV/Tracker diesel que nem possuo, quando entro com uma resposta mais (ao meu ver) técnica, é decorrente de dúvidas e ou perguntas, diferente de você (não sou de dar indiretas), que adora falar bonito, mas pelo visto está meio sem graça para escrever, pois digitou algumas palavras erradas, algo o deixou sem graça ?


    Quando eu respondi usando entre as respostas a palavra ENTENDIDO, foi sincero, e afirmo aqui, te acho um cara extremamente inteligente, não usei de sarcasmo para brincar com você, mas aproveitei ao digitar e me lembrar da palavra (entendido), e brinquei comentando "o pessoal do Rio", eu não tinha intenção em brincar de você ser ou não gay, mas decorrente de um questionamento de outro, efetuei a resposta,, mas jamais esperava de receber mal ...

    Quando brincaram comigo várias vezes, em nehum momento duvidei do fato de estarem ou não brincando, e entrei na "dança", inclusive que coloriu a palavra ENTENDIDO de rosa foi você ...

    E não me considero gênio, apenas me esforço para executar uma tarefa com qualidade e presteza ... isso é, supondo que tenha falado de mim, mas como "ficou no ar", apesar da carapuça não servir, pis como dito, não me considero gênio, mas o conteúdo tem tudo para direcionar para mim, inclusive em outra resposta até brinquei que castanhas somente no Natal ... Mas fazer o que,

    Sds.


    ;745856]É, é por ai... Se a abertura não tivesse significância ou se abertura menor fosse melhor pro motor, porquê existiriam velas com aberturas diferentes? Porquê o manual da Suzuki recomenda abertura entre 1.0 e 1.1mm??? É, têm de ser muito "entendido" pra conseguir entender o raciocínio de certas "gênios" que polulam esse fórum. Eu não me incluo nesse rol...

    []
    Mário.[/quote]

  • #3209
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    Como nosso combustível não é lá essas coisas, como muitos já relataram, e sabemos que tanto a adição do alcool como as gasolinas batizadas são realidades, por isso a possibilidade de aberturas menores são vantajosas ...

    http://www.bosch.com.br/br/autopecas...culos_gnv.html

    Importante!

    A Bosch indica a utilização de velas Super Plus com
    1 eletrodo-massa em veículos convertidos a GNV. A redução
    da abertura entre os eletrodos em 0,1 – 0,2 mm em relação à
    definição original é necessária, uma vez que o GNV oferece
    uma mistura ar-combustível mais pobre em relação aos
    outros combustíveis.

    Sds.

  • #3210
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    Newton Guerra

    Já que usou um comentário meu, na verdade uma resposta minha, ou seja se foi resposta, foi fruto de uma pergunta, resumindo não sou o único a efetuar comentários fora do contexto de "preparação para trilhas", mas se por acaso meus comentários não condizem com suas espectativas, é só pedir que me ausento, não estou aqui para atrapalhar nada ...

    Mas por favor seja direto, não use uma frase dizendo que "" Povo, esse tópico de preparação pra trilhas tá uma zona. Nós podíamos pensar seriamente em abrir outro tópico quando o assunto for outro.""

    Basta no meu caso pedir que deixo de efetuar comentário por aqui ... Mas lembre-se, não sou o únioco a afetuar comentários e ou respostas fora do contexto da intenção do tópico ...

    Acontece, que nunca efetuo comentários tipo o seu quando alguém posta itens que não me interessam, apenas não os considero ...

    Mas como dito, se eu estiver sobrando, ou somando demais, basta solicitar que desapareço, mas sempre estarei disposto a ajudar a quem precisar, isso se eu for útil ...

    Sds.



    ;745843]Povo, esse tópico de preparação pra trilhas tá uma zona. Nós podíamos pensar seriamente em abrir outro tópico quando o assunto for outro.

    Quanto às velas, SUV, é muito importante a correta abertura das velas. Muitos anos atrás, no tempo do meu Fiat 147 , eu frequentava a oficina do Losacco, um dos melhores preparadores de motor de São Paulo. Lembro do cara ajustando velas de Alfa num equipamento que, se não me engano, permitia o ajuste de 0,05 em 0,05 mm.
    Não me lembro detalhes nem sou mecânico, mas a explicação era que cada bobina envia uma tensão determinada pelo projeto do carro. Uma tensão maior exigia uma abertura maior (ACHO, ou é o contrário) que permitia que a centelha dure mais tempo. Uma abertura muito acima da especificada podia causar falha na centelha.

    Resumindo, eu acredito que não é à toa a recomendação de abertura do manual. Sigo ela à risca.

    Abraços[/quote]
    4X4 Brasil

  • #3211
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    Tmoraes

    Gostaria de incluir uma mola de Opala na traseira que ficasse exatamente(ou um pouco levemente mais alta) na altura da mola original + calço de 5cm. Qual seria afinal?

    Se for usar sistema para elevar o carro, o melhor é usar a mola dianteira do Opala 6 cilindros, que tem 40,8 cm enquanto a original tem 32 cm, ou seja a do Opala é 8.8 mais comprida do que a original, e para compensar isso, usar o amortecedor do Ômega Suprema preferencialmente a GBL 1024 que mede 42,2 cm contra 32 cm total do amortecedor original o que nos dá 10,2 cm a mais, como a diferença entre os dois seria de 1,4 cm, e o conjunto fica harmonioso, (mola + amortecedor), isso para a traseira essa diferença pode ser quase zero, se for utilizado a mola do 6 cilindros sem ar que mede 41,5 cm, o que daria uma diferença entre a mola e o amortecedor de 0,7 cm, mas tem gente que usa uma e outros que usam a outra e tem diferentes opiniões sobre o carro ficar mais ou menos macio, mais ou menos estável ...

    E sobre a dianteira, qual mola de opala seria melhor? lembrando que na dianteira tem que considerar o calço de 4cm a mais.[/quote]

    O problema da dianteira é o mesmo da traseria, isso mesmo, tanto a dianteira como a traseira usam molas que em quase todo comprimento são paralelas, porém tanto na mola da dianteira como na mola da traseira, no último elo estreitam o elo, fazendo o mesmo ficar cerca de 1 cm mais estreita (diâmetro) do que o restante, porém na traseira está usando e não percebem nada, mas no caso da dianteira acredito que deva ser diferente, um recurso para melhor encaixar a mola seria levar em um especialista, (existem em todas as regiões), e solicitar que o diâmetro do último elo seja 1 cm manor do que os restantes, e mesmo que isso chegue a causar um destemperamento no elo da mola, pouco influenciaria pois seria no elo que existe apenas para encaixar na parte superior que ainda tem o “eixo” do batente que fica entre a mola, a outra teoria é confeccionar um encaixe em Tecníl que seja perfeitamente encaixado no loocal determinado para este fim, e que exista uma “rebarba” que permita o encaixe mais perfeito da mola mesmo sem ter sido encurtado seu diâmetro no último elo, eu prefiro a primeira hipótese ...

    Em relação ao amortecedor, você pode conferir em mensagens anteriores que já tenho solução, apesar de estarem zombando de mim, me chamando de gênio e tal, mas acredito fielmente na minha teoria, e estarei na segunda-feira (24/11) soldando as partes e colocando para funcionar, se prestar atenção nas fotos verá que existe uma probabilidade de se não 100%, mas de 100% de dar certo, pois trata-se de pura matemática, se estão usando até hoje molas de Opala na traseira sem que a mesma se encaixe perfeitamente e estão satisfeitos, imagine um amortecedor com possibilidade de se usar de 0,0 até mais ou menos 4” de aumento no curso do amortecedor, e isso sem utilizar prolongador, e ainda mais por ser possível ajustar a cambagem de forma simples e certeira ...

    Se ninguém aqui está acreditando em mim, se ninguém aqui está confiante como eu, ou se não estão gostando das minhas sugestões, me desculpem, mas minha única intenção é ajudar, e o engraçado é que não sou tão fascinado assim em elevar o carro, mas o que gosto mesmo é de desafios e detesto adaptações mal feitas, por isso estou empenhado em conseguir o que estou propondo ... quem quiser depois estarei postando ou enviando caso eu saia do fórum ou pelo menos deste tópico, pois existem uns que não parecem satisfeitos comigo, enviando sem problemas e com o maior prazer tanto as fotos seqüenciais como as medidas utilizadas, e não me importo nem um pouco em ser cobaia de mim mesmo, até por que já comprei o cartucho do amortecedor do Tempra que comento ... inclusive fiz uma brincadeira sobre “DOAÇÕES” e para que não interpretem mal, por favor, tenham certeza de que foi brincadeira, o que estou gastando é de coração, e por adorar desafios ...

    PS.: NÃO EXISTE AQUI NEHUM GÊNIO, SE EXISTE NA VERDADE SÃO GÊNIOS, POIS NIGUÉM DETEM O CONHECIMENTO SOZINHO, A IDÉIA DE UM SOMADA A IDÉIA DE OUTRO É QUE SE CONSEGUE UM BOM RESULTADO, HOJE O QUE TEMOS POR AQUI É UMA SALADA DE IDÉIAS, ONDE UM FAZ UM COMENTÁRIO E OUTRO LAPIDA OU APENAS MELHORA, OU SENÃO SUGERE UMA ALTERNATIVA ONDE "TODOS" COLABORAM PARA O RESULTADO FINAL, TENHO CONVICÇÃO DE QUE NÃO ESTOU SENDO NADA MAIS DO QUE UM COLABORADOR, ONDE COLOCO COMENTÁRIOS, INSIRO IDÉIAS, E BUSCO ALTERNATIVAS, NÃO SÓ EM PESQUISA EM CAMPO, COMO BUSCANDO CONHECIMENTO MAIS PROFISSIONAL OU DE EXPERIÊNCIA DE OUTRAS PESSOAS, QUE SEMPRE COLABORAM E MUITO COM AS IDÉIAS E DÚVIDAS ...

    QUEM NÃO VIVE PARA SERVIR, NÃO SERVE PARA VIVER, ESSE É MEU LEMA ...

    Sds.
    4X4 Brasil

  • #3212
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    TMorais

    Se a foto anexa for de seu carro, veja onde ela está esbarrando e podendo causar estralos ...

    Sds.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -barra-estabilizadora.jpg  

  • #3213
    Usuário Avatar de iwakura
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    Citação Postado originalmente por SUVprata Ver Post

    No capú dos GVs não sei se dos Trackers existe um adesivo em que diz que a abertura é de 1,0 mm a 1,1 mm em relação ao tempo de centelhamento, isso não significa nada, a explosão acontece pelo centelhamento (fonte de ignição) e não pelo tempo de duração da mesma, os combustíveis que precisam de maior tempo de fonte de ignição, são os combustíveis em que o ponto de fulgor é elevado, e não desprendem gases em temperaturas mais baixas, acontece que no caso do motor alé de ser a gasolina que tem seu ponto de fulgor especificada em - 42oC (menos quarenta e dois graus), e é por isso que seu transporte é tão perigoso, e ainda mais pelo fato de ela (gasolina), entrar pulverizada, o que fora explicado no passado deve ter tido outra conotação, mas te garanto, que o tempo de centelhamento não "existe", até por que imagina qual seria essa diferença em um carro a 3.000 (tres mil) RPM (rotações por minuto), o que dá em média nessa rotação 50 ignições por segundo, você acredita mesmo que a bobina conseguiria manter uma centelha em tempo tão curto ? e realmente esse tempo seria predominante para uma explosão na câmara de combustão ? a abertura de uma vela realmente tem suas características, mas o que não pode é ela ser mais comprida do que deveria, por exemplo, sendo ela original para um determinado carro aberta em 1.0 mm , ser melhor ela ser reduzida para 0.8 mm para usar com GNV, porém quando o carro está sendo usado com gasolina nada altera seu funcionamento, mas sendo original 1.0 mm, e ser aumentada para 1.2 mm por exemplo isso afetaria a queima, pois forçaria mais a vela, ou seja ser mais curta do que especificado, pode, e não força a vela, mas maior do que o especificado, força a vela com certeza, e sua vida útil diminuiria ...

    Levando em consideração realmente a abertura, sendo ela menor, força menos tanto a vela como a bobina, pois ela terá uma distância mais curta para lançar o centelhamento, e isso é uma ligeira vantagem ... lembre-se que cada tensão tem seu campo de isolamento inversamente proporcional a distância, ou seja quanto maior a tensão, menor a distância, partindo para a lógica, quanto menor a distância, menos se é exigido da tenção ...


    Sds.
    Companheiro,

    Falando sério agora. O problema é que você é muito profílico, creio até que tenha boa vontade e dê algumas dicas interessantes, mas fala muita besteira. Então, fica difícil pinçar alguma dica legal e confiável no meio de tanto coisa que vc escreve.

    Eu, em mecânica sou um iniciante, então não me sinto conhecimento suficiente nem vontade para contra-argumentar, mas em elétrica não. Sou técnico em eletrônica e engenheiro elétrico.

    Veja, então, o exemplo acima. Você diz que a recomendação da GM e da Suzuki, de usar vela com gap de 1.0 a 1.1 mm não significa nada. Baseado em que? Que conhecimento você têm para ir contra a recomendação da fábrica e de seus engenheiros?

    O valor da alta-tensão da bobina de cada carro é projetada para provocar um centelhamento em intensidade correta para aquele motor em particular. Se você modificar o gap, para mais ou para menos, ou o número ou a forma dos eletrodos da vela, estará modificando a intensidade e/ou a forma desse centelhamento.

    No caso da Tracker/GV, a bobina têm tensão suficiente para provocar um centelhamento ideal para um gap entre 1.0 e 1.1 mm. O que acontece se você reduzir esse gap para 0.8 mm? A intensidade da centelha vai DIMINUIR. Se você diminuir muito o gap, pode não haver centelha suficiente para iniciar a combustão.

    E não existe isso de exigir menos da vela e muito menos exigir menos ou mais da "tenção". O aumento do gap aumenta a intensidade do centelhamento. Até que, num determinado valor, não haverá mais tensão suficiente para vencer a resistência dielétrica do ar, nesse momento não haverá mais centelhamento.

    Por isso, a recomendação do fabricante do carro é essencial. Carros modificados são outra história.

    []
    Mário.
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  • #3214
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    iwakura


    Bem, eu nunca tinha houvido a palavra "profílico", e tive que procurar para saber se tava me xingando ou me elogiando, até achava difícil que estivesse me elogiando, ainda mais pela continuação da frase onde dis que falo muita besteira.

    No meu caso, vou me abster de fazer comentárrios a seu respeito, pois algumas vezes já o fiz, e sabe minha opinião sobre sua personalidade, e como não estou aqui para ofender nem destratar ninguém, irei preferir não te responder a altura, ainda mais por que em paralelo já fiz vários elogios não só a você, mas para você, e sinceramente, se realmente é engenheiro elétrico, até que podia ter respondido quando te perguntaram sobre a existência de velças com quatro eletrodos, mas deixa prá lá, não quero atrito.

    Uma sugestão, se pensa o que pensa a meu respeito, apenas ignore minhas mensagens, não é obrigado a ler as mesmas, ao ver meu apelido, ignore o restante e pule para a outra mensagem sequente e daí por diante, se achar que estou poluindo o forum, peça com educação que abandono isto aqui, como eu disse estou por aqui por achar que ajudo, que colaboro, mas se existe (m) pessoa (s), que pensem como você, não ficarei nem um pouco magoado em não mais efetuar minhas colocações, nem expor o que acredito poder ajudar aos outros.

    Apesar de você achar que falo besteira, nunca fui grosseiro nem fiz chacota com ninguém, muito menos diminui alguém aqui dentro, e mesmo diante de perguntas inocentes e ou ingênuas, tentei esclarecer com palavras e ou explicaçõs a altura da pergunta, pensando eu estar, como dito anteriormente, "ajudando".

    É uma pena pensar como me descreveu, pois via em você uma pessoa com grande potencial, mesmo precisando ser lapidado, no quesito "trato com as pessoas" ...

    Se você não sabe, deveria saber, existem muitos engenheiros que recebem o diploma, e continuam como são, ou sejam "nada", pois de 100 pessoas que se formam em engenharia cicíl, apenas um ou dois se trasformam em Oscar Niemayer, pois diploma não dá inteligência a ninguém, apenas o habilita, isso é comprovado em vários segmentos de todos profissionais habilitados, pois sempre estamos achando falhas, erro, etc ... tanto é que a exemplo a própria Bosch deixou de fabricar velas com 4 eletrodos, por exemplo ...

    E as concessionárias não fariam jamais os chamados Recall, ou teríamos que de vez em quando corrigir erros e ou falhas de fabricação e ou projeto ...

    E muitas vezes nós simples mortais que não temos todos os diplomas em todas as áreas, precisamos consertar as cagadas que os diplomados fazem, o conhecimento teórico muito pouco contribui com diplomados em certas áreas, pois se são conhecedores de elétrica, pouco ou nada devem conhecer de química, e não tem conhecimento nem teórico e ou prático para saber as diferenças nos combustíveis, combustíveis estes que nunca são o que os diplomados em suas cadeiras com ambientes refrigerados entram na internet e conseguem o ponto de fulgor e a mistura correta (LIE e LSE), para que possa tentar desenvolver um projeto que atenda bem os consumidores finais, aí é que entra o fracasso, pois não se pode e dificilmente se consegue um mecanismo que atenda a todas variações de explosividade dos combustíveis, veja o exemplo de um carro FLEX ... chega até a contrariar um comentário seu, mas de forma alguma eu diria que falou besteira, se fosse cotradizer, eu tentaria explicar e ou retrucar de forma educada e com palavras a altura do seu grau de entendimento para ajuda-lo, e não agredi-lo ou até debochar de você, a intenção de ajuda, não pode soar como ofença, como superioridade, ou quem sabe até com sentido de desrrespeito "O QUE VOCÊ ACHA ??"" Lembra ?

    Bem, não perderei meu tempo discutindo com você nem com ninguém, se outros pensarem como você, por gentileza, basta me ignorar, não tenho intenção de discutir com ninguém, sou explosivo e temperamental, se fosse para haver uma discussão que a mesma fosse frente a frente, para que um pudesse ouvir a voz do outro, e não essa virtualidade, que não nos permite ao terminar uma discussão ir tomar um chop, ou quem sabe levar o outro no hospital ...

    Sds.



    ;746280]Companheiro,

    Falando sério agora. O problema é que você é muito profílico, creio até que tenha boa vontade e dê algumas dicas interessantes, mas fala muita besteira. Então, fica difícil pinçar alguma dica legal e confiável no meio de tanto coisa que vc escreve.

    Eu, em mecânica sou um iniciante, então não me sinto conhecimento suficiente nem vontade para contra-argumentar, mas em elétrica não. Sou técnico em eletrônica e engenheiro elétrico.

    Veja, então, o exemplo acima. Você diz que a recomendação da GM e da Suzuki, de usar vela com gap de 1.0 a 1.1 mm não significa nada. Baseado em que? Que conhecimento você têm para ir contra a recomendação da fábrica e de seus engenheiros?

    O valor da alta-tensão da bobina de cada carro é projetada para provocar um centelhamento em intensidade correta para aquele motor em particular. Se você modificar o gap, para mais ou para menos, ou o número ou a forma dos eletrodos da vela, estará modificando a intensidade e/ou a forma desse centelhamento.

    No caso da Tracker/GV, a bobina têm tensão suficiente para provocar um centelhamento ideal para um gap entre 1.0 e 1.1 mm. O que acontece se você reduzir esse gap para 0.8 mm? A intensidade da centelha vai DIMINUIR. Se você diminuir muito o gap, pode não haver centelha suficiente para iniciar a combustão.

    E não existe isso de exigir menos da vela e muito menos exigir menos ou mais da "tenção". O aumento do gap aumenta a intensidade do centelhamento. Até que, num determinado valor, não haverá mais tensão suficiente para vencer a resistência dielétrica do ar, nesse momento não haverá mais centelhamento.

    Por isso, a recomendação do fabricante do carro é essencial. Carros modificados são outra história.

    []
    Mário.[/quote]

  • #3215
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    Boa tarde pessoal. Vamos apaziguar os ânimos? Proponho um churrasco, regado ao molho de castanha de caju e com um bom vinho dos hermanos ( argentino ou chileno) . Pode ser em Fortaleza ou em Porto Alegue, tanto faz, desde que paguem a minha passagem (pode ser de ônibus mesmo) ou a gasolina para que eu vá de Tracker. Abs, e um bom final de semana para todos os amigos foristas. Válter

  • #3216
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    Já que usou um comentário meu, na verdade uma resposta minha, ou seja se foi resposta, foi fruto de uma pergunta, resumindo não sou o único a efetuar comentários fora do contexto de "preparação para trilhas", mas se por acaso meus comentários não condizem com suas espectativas, é só pedir que me ausento, não estou aqui para atrapalhar nada ...

    Mas por favor seja direto, não use uma frase dizendo que "" Povo, esse tópico de preparação pra trilhas tá uma zona. Nós podíamos pensar seriamente em abrir outro tópico quando o assunto for outro.""

    Basta no meu caso pedir que deixo de efetuar comentário por aqui ... Mas lembre-se, não sou o únioco a afetuar comentários e ou respostas fora do contexto da intenção do tópico ...

    Acontece, que nunca efetuo comentários tipo o seu quando alguém posta itens que não me interessam, apenas não os considero ...

    Mas como dito, se eu estiver sobrando, ou somando demais, basta solicitar que desapareço, mas sempre estarei disposto a ajudar a quem precisar, isso se eu for útil ...

    Sds.
    SUV, na boa, nem todas as críticas do fórum são dirigidas a você. Quando escrevi isso, quis apenas tentar dizer A TODOS que esse tópico "preparação para trilhas" está uma zona, ou seja, está cada vez mais difícil procurar informações nele com suas 324 páginas e 3230 mensagens.
    A gente ajudaria o André que fez o post e a todos que queiram buscar informações se abríssemos outro post quando o assunto for "velas para Tracker", "lâmpadas para Tracker", "lava-rápido para Tracker", etc..

    Isso é apenas minha opinião e a sugestão vale para mim, pro Iwakura, Válter, Pedrinha, André, Murillus, Tarciso, Suv, etc, etc...

    Não tenho e espero não ter problemas com ninguém do fórum. Como todo fórum, há opiniões úteis e inúteis de qualquer usuário.

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

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