x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Carlos TA
    Entrada
    07/11/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por SUVprata Ver Post
    Vbeltram

Sem calços, se verificar a tabela postada, poderá ver que as molas do GV/Tracker na dianteria tem comprimento de 32 cm e as do Opala tem 40 cm em média, o que nos dá 4" para "brincar" de altura ... pode-se na verdade até cortar um elo ou 1,5 ... para ficar com 2" mais comprida, (carro mais alto) ... o amortecedor, está com alongador, mas estou confeccionando um que não precisará de nada, eu postei mensagens anteriores também ... ideia meio louca, até esperava que o Mario Iwakura me "sacaneasse" mas não o fez, só estou com dificuldades em achar amortecedor de Tempra original, para aproveitar o sistema de rosca, mas somente isso, quando achar confecciono e posto aqui, teremos um amortecedor com maior curso e com mesmo diâmetro do aço da haste de sistema hidráulico ... teremos ainda opção de ter 2" ou mais (até 4") para poder permitir que o carro seja elevado sem medo de fim de curso do amortecedor.

Sds.

;743186]Valeu Suv. Este carro da foto está com calço de suspensão , de carroceria, ou com os dois? Abs e obrigado. Válter
    [/quote]

Suv,
    Valeu pelas explicações.
    No meu caso como uso a mola do GV diesel na frente ainda não tive fim de curso no fechamneto e acho que não vou ter.
    Quanto a usar a mola do opala na frente vou aguardar alguèm mais usar ( você por exemplo hé! hé! )para ter mais informações.

Quanto a mola do Opala poder te dar até + 4" acho que antes disso você terá a limitação da abertura da bandeja...

[]'s
    Vitara SAS - MIGUILIM http://migre.me/cmPhl
    GV 00 4P , Manuel o Audaz, com alguma preparação .

SUV,

A ideia da mola de opala na dianteira será excelente se funcionar bem. Minha duvida é justamente em relaçao ao diametro, pois a de opala a primeira vista tem diametro maior que a do GV, alem do mais como vc comentou, na parte superior, ela afina para encaixar na naquela especie de cilindro. Então como resolveria esse problema? vc ja chegou a testar as molas de opala na frente?

Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1

... ideia meio louca, até esperava que o Mario Iwakura me "sacaneasse" mas não o fez...
    Suv,

Quem sou eu pra sacanear alguém... Só não me peça pra ser cobaia das tuas idéias...

Eu fecho mais com o X com relação às gambiarras, principalmente as não comprovadas... Além disso, há 3 alternativas de molas e amortecedores, mais que provadas e chegando no Brasil:

1. IronMan;
    2. OME via esse português que está se instalando no Brasil;
    3. Esse novo kit da Alternativa, que pelo jeito deve ser o da taiwanesa VTTS.

[]
    Mário.
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 7
    TMorais

Opala 4 cilindros 69 / 79 Diant. MC.ECHE07 1 marrom + 1 ou 2 brancas - USADA PELO ANDRÉ SOUZA
    Opala 4 cilindros 80 / 92 Diant. MC.ECHE36 1 verde e 1 amarela + 1 a 3 brancas SUGERIDA PELO PIOLHO
    Opala 4 cilindros c/ ar ou Transmissão automática 80 / 92 Diant. MC.ECHE41 1 verde e 1 cinza + 1 a 3 brancas
    Opala 6 cilindros 80 / 92 Diant. MC.ECHE37 1 marrom e 1 amarela + 1 a 3 brancas INTERMEDIÁRIA, POIS É SEM PARA 6 CILINDROS SEM AR, PORÉM É PARA O 4.1 QUE É O MODELO MAIS PESADO DA CATEGORIA ...
    Opala 6 cilindros c/ ar 80 / 92 Diant. MC.ECHE38 1 marrom e 1 cinza + 1 a 3 brancas TESTADA POR MIM
    Opala 6 cililidros c/ ar + Transmissão automática 80 / 92 Diant. MC.ECHE43 1 marrom e 1 azul + 1 a 3 brancas SUGIRO PARA QUEM FOR ESTRESSAR O CARRO
    Eu uso a mola ECHE 41 do Opala 80/92. Elas são um pouco mais altas que as do Opala 69/79.
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    TMorais

Eu não colocaria esse modelo, pois é do Opala 4 cilindros SEM AR, o que deixaria a traseira mais macia e quando carregado bateria e vazio teria menos estabilidade, eu colocaria a ECHE38 que é para o 6 cilindros com ar, e a que lhe aconselharam é para o 4 cilindros sem ar, veja que já tem gente no forum reclamando de bater quando carregado ..

ECHE36 (4cil. s/ar) precisa de adaptação na traseira? Tipo cortar algum elo? Essa mola corresponde a mola original + 5cm do calço? (Sobre bater com o carro carregado tenho o prolongador do batente).

A ECHE38 (6CIL C/AR) Qual a adaptatação para ficar igual a altura da mola original + 5cm calço da mola? Como ela se comporta em relação a ECHE36?

dê uma olhada na tabela abaixo:

Opala 4 cilindros 69 / 79 Diant. MC.ECHE07 1 marrom + 1 ou 2 brancas - USADA PELO ANDRÉ SOUZA
    Opala 4 cilindros 80 / 92 Diant. MC.ECHE36 1 verde e 1 amarela + 1 a 3 brancas SUGERIDA PELO PIOLHO
    Opala 4 cilindros c/ ar ou Transmissão automática 80 / 92 Diant. MC.ECHE41 1 verde e 1 cinza + 1 a 3 brancas
    Opala 6 cilindros 80 / 92 Diant. MC.ECHE37 1 marrom e 1 amarela + 1 a 3 brancas INTERMEDIÁRIA, POIS É SEM PARA 6 CILINDROS SEM AR, PORÉM É PARA O 4.1 QUE É O MODELO MAIS PESADO DA CATEGORIA ...
    Opala 6 cilindros c/ ar 80 / 92 Diant. MC.ECHE38 1 marrom e 1 cinza + 1 a 3 brancas TESTADA POR MIM
    Opala 6 cililidros c/ ar + Transmissão automática 80 / 92 Diant. MC.ECHE43 1 marrom e 1 azul + 1 a 3 brancas SUGIRO PARA QUEM FOR ESTRESSAR O CARRO
    [/quote]

Gostaria de incluir uma mola de Opala na traseira que ficasse exatamente(ou um pouco levemente mais alta) na altura da mola original + calço de 5cm. Qual seria afinal?

E sobre a dianteira, qual mola de opala seria melhor? lembrando que na dianteira tem que considerar o calço de 4cm a mais.

Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Como disse anteriormente, comecei a ouvir uns barulhos quando passava por buracos e fui verificar o estado das bieletas. Naõ deu outra, a da direita estava desgastada (era original ainda) e tive que trocar. Como o pessoal deu a sugestão de usar a do Civic (98 a 00) comprei as peças (R$ 9,50 cada uma) e parti para ver se realmente encaixavam e eram boas quanto as originais.

A conclusão é a seguinte: o encaixe é quase perfeito, como tudo que é adaptado. A parte metálica, que é a mais importante se ajusta perfeitamente, não tem que mexer em nada. Mas as borrachas originais são altas demais e não permitem que a porca superior seja colocada. A solução foi simplesmente usar as borrachas da bieleta original. Mas seria possível cortar um pequeno pedaço da original pra fazer o encaixe.

Vejam as fotos. Recomendo pela facilidade de comprar e trocar e pelo preço.

Obs. depois de trocadas as bieletas o barulho seco na suspensão parou e o carrinnho está novamente rodando justo e silencioso como novo.
    Bom.. Hj Majdalani comprou um par das bieletas do Honda Civic 98/00. E quando foi instalar a peça não passou no furo original da tracker (relataram para ele que era necessario reabrir um pouco o furo - aí ele preferiu não trocar).

Pergunta: Existe algum modelo específico? Vou checar o cód. com ele e depois informo.

Andre,
    Voce teria aí a ref. dessa que está usando?

Att,

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    BOA NOITE PESSOAL
    OLHEM QUE INFORMAÇÃO INTERESSANTE QUE ESTAVA NA SUZUKINET

Pesquisa Nacional SuzukiOffroad
    resultado parcial em 18/nov/2008

Distribuição de Viaturas por Usuários

Distribuição de Usuários por Estado

Banido
    Entrada
    22/08/2008
    Tmoraes

Em relação as bieletas, elas servem perfeitamente, é tirar uma e colocar as do Civic 98-00 não há necessidade de mexer em nada, já utilizei dois pares ...

Em relação ao fato de que as mesmas estão trabalhando forçado devido ao calço de 2", é por que tanto o André, como o Iwakura, que tanto admiro, estão esquecendo de um detalhe importante, eles mesmos com o uso do calço estão fazendo com que a barra estabilizadora (como também as bieletas), estejam mais a frente, algo em torno de 1 cm, por isso elas trabalham forçado, mas se o projeto do calço da barra estabilizadora melhorar, elas não mais trabalharam forçadas, elas são fixas na longarina do carro, em um ponto em que a longarina estã com ângulo inferior a 180 graus, e quando se instalou o calço elas não foram aumentadas em 2", mas sim em menos, e pior ainda, forçaram a barra ir para frente (frente do carro, com isso a furação da bieleta foi mais a frente da furação da sapata, ou seja deixaram de coincidir na vertical ... mas se for confeccionado um calço oblíquo que faça com que realmente a barra seja distanciada da base onde tem as borrachas e respeitar a verticalização, as bieletas coincidirão com a furação da sapata e as mesmas deixarão de trabalhar forçadas, segue abaixo foto original do seu carro, porém com uns rabiscos, espero que possa entender o que tento explicar ...

E ao meu ver, a única maneira de se conseguir aumentar (distanciar) a barra estabilizadora da longarina respeitando a verticalização, será usando uma peça macissa e furar ela, pois chapa não dará bom resultado ... o Mário é bom em cálculos, pode confirmar o que alego ...

Sds.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cal-c3-a7o-20barra4-2.jpg  

Banido
    Entrada
    22/08/2008
    Usando Outra Foto De Vocês Para Tentar Explicar Minha Teoria ...

Ao Acessar A Foto, Terão Descrições Mais Detalhadas Do Que Poderia Ser ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -barra-2.jpg  

Banido
    Entrada
    22/08/2008
    Outra Tentativa De Ilustrar Minha Tese ...

Banido
    Entrada
    22/08/2008
    Outra Tentativa De Ilustrar Minha Tese (PARTE II) ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -barra-3.jpg  

Banido
    Entrada
    22/08/2008
    Galera, a mola original (GM), do Opala 4.1 que é o 6 cilindros, na autorizada custa entre 70,00 e 116,00, ou seja, melhor comprar na GM. E em relação ao fato de se poder utilizar na dianteira, neste forum nesta seção, na página 160, houve comentários dessa natureza, e realmente a mola dianteira do Opala 6 cilindros, de preferência com AR + TA, servirá sim, pois o comprimento (curso) da mola original do Tracker/GV é 32 cm, e a mola do Opala tem 40 cm ...(ainda sobra um pouco pois 8 cm é maior do que 2" ...

E os diâmetros são semelhantes, e o peso a que são submetida também ...

Deem uma olhada na tabela anexa, nela tem as equivalências das molas de outros fabricantes e os diâmetros de cada uma, outro detalhe a se destacar, é que a Aliparti é excelente ...

Não esquecendo de que as originais são mais baratas do que as paralelas ...

Reparem que o código muda, isso para se adequar ao fato de ser 2.5 ; 3.8 ou 4.1 ; com ou sem ar, mais ou menos TA, a que está marcada em azul, é a que se adequa a dianteira do Tracker/GV, isso ao meu ver .. Cabe análise de mais alguém ...

PS.: NÃO CONTEM PRÁ NINGUÉM, PRINCIPALMENTE O PESSOAL DA GM, SENÃO ELES AUMENTARÃO OS PREÇOS ...

Sds.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -tabela-de-molas-do-opala.jpg   -mola-original-da-gm.jpg  

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem