Postado originalmente por
Marco Antonio Helio
Luiz,
Vejo que você está aprendendo rápido a ser motorista de A/T!
fsgrj e Dante,
Este carro é um jipe disfarçado de SUV. O câmbio dele é mesmo muito simples se comparado a outros no mercado. Mas é o modelo com melhor custo/benefício que temos. Mesmo que ele tivesse um câmbio super moderno, em certos momentos, se faria necessário "cambiar" as marchas.
É normal se usar a redução e a troca de marchas no A/T, dependendo da situação de trânsito. E na minha opinião, automático é o melhor tipo de câmbio para o off road, pois não precisamos perder tempo e energia em trocar as marchas. Em geral, 1a e 2a marchas se alternam o tempo todo, e aí o A/T faz isso para você (assim como nos engarrafamentos). Numa subida ou descida de serra, ultrapassagem ou frenagem, o câmbio tem que ser usado para um melhor aproveitamento do motor.
Penso que o GV pode ser comparado a poucos modelos no mercado brasileiro, para sermos justos: Jeep Wrangler de 4 portas, Defender 110 e a TR4. E só! Os outros modelos são SUV, sem tração ou reduzida, ou capacidades de suspensão e altura do solo. Ter tração 4x4 não significa dizer que é um off road. Alguém sabe de outros modelos no Brasil que tenham as mesmas capacidades do GV, dentro desta mesma categoria de preço, recursos e tamanho?
Também acho que mais alguns HP no motor seriam ótimos, mas não é nada grave como está. Talvez o remapeamento da ECU ou o kit Unichip sejam boas saídas para melhorarmos um pouco a performance.
Eu instalei o filtro K&N e melhoraram muito as retomadas. Pus o lift, proteções e os pneus e o carro virou um ótimo jipe.
Bem, gosto não se discute. Mas sabendo usar, o câmbio A/T não deixa nada a dever.
[]s