Postado originalmente por
hash
Olá a todos, esse é meu primeiro post, apesar de já ter cadastrado há um ano e ter lido milhares de posts. Vou falar das minhas impressões do GV 5p 2.0 aut, modelo 2003 que tenho há um ano e rodei 20.000km.
Sobre o cambio automatico: é o primeiro automatico que tive e gostei tanto que decidi que nunca mais vou querer um carro manual. E olha que o projeto do automatico do GV é antigo, então fico imaginando que os modernos cambios automaticos, com toda a inteligencia embarcada, devem ser sensacionais.
Consumo: primeiro preciso dizer que isso é um obsessão minha e controlo o consumo religiosamente desde que comprei. A média acumulada urbana está dando cravado 10km/l. Salientando que uso pneu 100% asfalto, 30% do tempo com ar, pé leve e moro em Brasilia (quem conhece sabe do que estou falando). Curiosamente, dois conhecidos meus aqui em Bsb tem Tracker (que são manuais) e estão fazendo os mesmos 10km/l na cidade. Acredito que eu estou com um automatico fazendo o mesmo que um manual, justamente pelo fato do cambio automatico, explico:
É sabido que o cambio aut faz consumir mais que o manual, pelo fato de ter só 4 marchar, de patinar um pouco entre as marchas, etc. Entretanto, o aut tem o overdrive, que é como é chamada a quarta marcha. Essa marcha tem uma relação longuíssima. Ela não equivale nem a quinta do tracker, mas seria como se fosse a sexta. Cito que a 100km/h e em overdrive o rpm está em 2500, enquanto um colega meu disse que na tracker nessa mesma velocidade e em quinta o rpm é 2800. Quem tiver uma tracker confirma aí isso.
Pois bem, como aqui em Bsb tem muitas avenidas que dá pra andar a 80 tranquilamente, penso que o aut se beneficia disso (andar mais tempo com giro menor) para compensar o consumo pior que tem quando o transito está lento engarrafado e por isso o consumo final igual a de uma manual. De fato, quando pego algum longo engarramento, sinto o consumo aumentar mais do que seria num carro manual.
O trade-off do overdrive é que ele só serve pra manter a velocidade, qualquer aceleradinha ou subida leve, o cambio reduz pra terceira.
O consumo na estrada com meia carga, 100% ar, 100/120km/h é de 10,5 a 11km/l. Em um teste extremo, cheguei a 12,3km/h sem ar e a 90km/l, mas inviavel viajar assim.
Desempenho: o motor 2.0 é antigo, então tem pouca potencia e torque para os padrões atuais, aliado ao peso do GV, faz o desempenho ser equivalente de um carro de passeio 1.3L (ia colocar 1.4, mas acho que hoje até esses levam vantagem). Então, se vc vier de um carro de passeio 2.0, 1.8, 1.6, vai sentir a perda, mas de vier de um 1.0, vai achar o carro melhor.
O carro é robusto e foi duro nos primeiros meses se acostumar com a dureza da suspensão (vinha de um golf), dureza do acelerador, mas agora já passou (freio e direção achei leves). Não faço trilhas, quis o carro para poder viajar e poder pegar estradas de terra com mais segurança e para isso ele foi muito bem aprovado.
Estou satisfeito com ele e como é meu primeiro 4x4, com o conceito da categoria.
Abraço a todos