Olá Pessoal,
inicialmente, bom 2010 para todos, com muita saúde, que é o importante. O resto se conquista com esforço e sabedoria.
Bom, falei com o Maurício da Reiko e ele me respondeu algumas dúvidas que eu tinha sobre o chip de performance. Aí vai a resposta dele:
Prezado Élvio,
Peço sinceras desculpas pela demora em responder ao seu e-mail ! Estamos construindo uma grande loja aqui em SP e também o website da REIKO, por isso ficamos bastante assoberbados nesse fim de ano. Em relação ao GV3 temos uma solução de alto nível para o sistema de injeção, com resuldados muito bons ! As respostas para as suas perguntas seguem abaixo:
> a)como se dá esse alteração?
:: Nós pegamos a central de injeção ( ECU ), fazemos um download do programa de injeção original do carro, remodelamos quase todos os mapas contidos nesse software e executamos um upload do novo software de volta para a ECU. Entre os reprogramadores de sistemas de injeção isso é chamado de reflash.
> b)qual o ganho médio de potência esperado?
:: Temos conseguido ganhos entre 20.....24cv e 2,8......3,4kgfm de torque, pois cada carro tem um desvio próprio em relação à média dos carros que já testamos em dinamômetro.
> c) há alteração no consumo, isto é, aumento?
:: Haverá queda no consumo se for mantida a mesma forma de condução, pois você terá mais torque e potência em giros mais baixos. Dessa forma, você fará o mesmo que faz hoje com "menos giros" no motor e conseqüentemente menor consumo. Eu posso explicar esses eventos de forma mais detalhada por telefone, pois são aspectos bem técnicos do procedimento. Mas você pode acreditar em mim, quando afirmo que o consumo do seu carro cairá com o nosso upgrade.
> d) e os níveis de emissão de poluentes? Vocês já fizeram alguma medida para verificar se são condizentes com a legislação?
:: Existe uma alteração leve de Nox ( óxidos de nitrogênio ), bem como na quantidade de CO²/km rodado, mas os níveis continuam dentro dos limites permitidos pelo Proconve/Conama ( Ibama ).
> e) qual o preço das alterações e como proceder para fazer isso aqui em
> BH? Vocês tem alguma filial aqui nas Minas Gerais?
:: O preço do trabalho é de R$ 2150,00 e é bem simples tirar a ECU, que fica no cofre do motor, próximo ao farol do lado do motorista. Será necessária apenas uma chave de 10mm. Entretanto, temos amigos aí em BH que poderão operacionalizar o remoção do módulo, caso você considere mais conveniente.
Obrigado e estarei à disposição para qualquer dúvida.
Maurício Alves - REIKO
11 7041 6162
inicialmente, bom 2010 para todos, com muita saúde, que é o importante. O resto se conquista com esforço e sabedoria.
Bom, falei com o Maurício da Reiko e ele me respondeu algumas dúvidas que eu tinha sobre o chip de performance. Aí vai a resposta dele:
Prezado Élvio,
Peço sinceras desculpas pela demora em responder ao seu e-mail ! Estamos construindo uma grande loja aqui em SP e também o website da REIKO, por isso ficamos bastante assoberbados nesse fim de ano. Em relação ao GV3 temos uma solução de alto nível para o sistema de injeção, com resuldados muito bons ! As respostas para as suas perguntas seguem abaixo:
> a)como se dá esse alteração?
:: Nós pegamos a central de injeção ( ECU ), fazemos um download do programa de injeção original do carro, remodelamos quase todos os mapas contidos nesse software e executamos um upload do novo software de volta para a ECU. Entre os reprogramadores de sistemas de injeção isso é chamado de reflash.
> b)qual o ganho médio de potência esperado?
:: Temos conseguido ganhos entre 20.....24cv e 2,8......3,4kgfm de torque, pois cada carro tem um desvio próprio em relação à média dos carros que já testamos em dinamômetro.
> c) há alteração no consumo, isto é, aumento?
:: Haverá queda no consumo se for mantida a mesma forma de condução, pois você terá mais torque e potência em giros mais baixos. Dessa forma, você fará o mesmo que faz hoje com "menos giros" no motor e conseqüentemente menor consumo. Eu posso explicar esses eventos de forma mais detalhada por telefone, pois são aspectos bem técnicos do procedimento. Mas você pode acreditar em mim, quando afirmo que o consumo do seu carro cairá com o nosso upgrade.
> d) e os níveis de emissão de poluentes? Vocês já fizeram alguma medida para verificar se são condizentes com a legislação?
:: Existe uma alteração leve de Nox ( óxidos de nitrogênio ), bem como na quantidade de CO²/km rodado, mas os níveis continuam dentro dos limites permitidos pelo Proconve/Conama ( Ibama ).
> e) qual o preço das alterações e como proceder para fazer isso aqui em
> BH? Vocês tem alguma filial aqui nas Minas Gerais?
:: O preço do trabalho é de R$ 2150,00 e é bem simples tirar a ECU, que fica no cofre do motor, próximo ao farol do lado do motorista. Será necessária apenas uma chave de 10mm. Entretanto, temos amigos aí em BH que poderão operacionalizar o remoção do módulo, caso você considere mais conveniente.
Obrigado e estarei à disposição para qualquer dúvida.
Maurício Alves - REIKO
11 7041 6162

O Mauricio nem passou antes sobre essas respostas detalhadas..... Mas deve ser bão!!