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  • #1
    Usuário Avatar de CRISIVAN
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    Chuva, mais uma vez, parabéns! Viatura top!
    Agora, me tire uma dúvida: minha tk é cinza, e necessita pintura do PC dianteriro. A ideeia da plotagem (envelopamento) me agrada muito, mas tempos atrás, quando ainda tinha um GV 3 portas, pesquisei em algum tópico que agora não me lembro, e um colega, que tbm havia envelopado os PC's disse que havia soltado. Diante disso, pergunto como está sendo a experiência de envelopamento dos PC's e laterais? Soltou alguma coisa? Eu faria isso na minha tk, com certeza. Acho muito maneiro.
    Tracker 2008 100% original...ainda! Ex samurai e GV 3P!

  • #2
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    Oi Crisivan,

    Antes de envelopar eu lavei bem para tirar a cera das saias e parachoques. Depois passei álcool pro adesivo grudar mesmo.

    Existem tb diversos tipos de adesivos e marcas. As marcas eu não sei dizer, tem q ir pelo preço (assim como o envelopamento liquido) mas o tipo eu tenho certeza: esse modelito chamado "fibra de carbono" é um pouco mais grosso pela textura em relação aos demais. Daí tenho a impressão (pq uma vez me mandaram um monte de cor lisa de amostra) que tem mais resistencia e principalmente mais cola.

    Infelizmente o defeito dele é que ao puxar aquecido para modelar ele "estraga" um pouco o desenho da textura (sabe qdo vc ve o reflexo do sol meio desalinhado..) então fiz por partes, como diria Jack! kkk

    Pra quem não é profissional em envelopamento de vinil e mesmo eu já tenho dado meus pulos, eu continuaria a fazer o seguinte:
    - usando o vinil mais grosso texturizado (Tem com pra fibra de carbono preto, cinza, prata ou branco);
    - não estico muito pra não detonar o desenho e ficar fino e fraco ou até rasgar na hora da aplicação (o secador de cabelos ou o soprador termico em alguns momentos "derretem" mais do que deveria e se vc puxar é furo na certa);
    - fazer uma super higienização pra não descolar;
    - e o ponto que acho mais importante: fazer por partes! Não partes do carro mas sim mesmo a parte trabalhada em pedaços!

    Exemplo: meu parachoque dianteiro tem 5 partes grandes do vinil e mais um monte de pequenas partes remendadas nas dobras "impossíveis" (para mim pelo menos) de modelar. Não sei se consigo explicar direito, mas em resumo há EMENDAS!

    Fazer com o parachoque no carro é bem mais fácil, mas o parachoque não fica bem limpo nos cantos internos onde vc vai dobrar o vinil pra prender pra dentro. Fazer como parachoque numa mesa (fiz das duas formas) é uma M%$#! Mas se vc tiver alguem pra ajudar a segurar o acabamento é melhor. Na época eu prendi o parachoque numa mesa com aquele durex grosso de rolo pra não "andar" qdo se esticava o vinil sobre ele. Em muitos momentos cretinos eu chamei a digníssima pra segurar umas partes por uns 10 segundos..

    Emendas essas em pontos estratégicos e até imperceptíveis, principalmente tentando montar o desenho entre as peças . Nas áreas onde tendem a soltar, as que são afundadas, como o friso entre as duas alturas do parachoque, eu aqueci e modelei pra dentro com cartão de banco (use um que não tem mais utilidade, já que ele é de plastico e tb deforma, assim como os seus dedos queimam! kkk) e depois de ficar no lugar com o estilete eu cortei no meio, separando as partes. Depois mais soprador termico e mais apertos pra dentro: vai surgir uma abertura de 0,5mm por exemplo. Achei melhor deixar assim do que ficar subindo o vinil depois com o sol. Só que pra isso não acontecer, passei uma fitinha do vinil de 1cm de largura por 2m de comprimento cortada com estilete e régua de 2m nessas ranhuras, buracos. Ficou perfeito bixo, modéstia a parte, não soltou nada até hj! E olha que já lavei com bomba vap os barros trocentas vezes.

    Pelo desenho do vinil não vejo problema em emendar e ficar amigo de estilete (vai um monte de lamina nova pq lamina velha ou ponta velha não afiada só da m...).

    As únicas partes que soltaram até hoje foram as dobras pra dentro das caixas de roda, onde os pneus joguam muita água com o uso do carro. A soltura é sempre nessas pequenas emendas. Acho q até hj umas duas vezes eu cortei esse 0.5 cm que solta perto dos pneus, limpei e puz mais uma "fitinha" do vinil original.

    Outro detalhe é o silicone. Spray, liquido ou diversos modelitos são gordura pura e ajudam muito a soltar.

    No parachoque traseiro estou com uma parte grande (uns 1cm x 5cm) soltando que uma hora vou passar o estilete e arrumar.
    Esse mesmo parachoque traseiro é a parte mais dificil de fazer, já que aquela parte da placa tem muita curva e solta tudo com o tempo. Depois de uma semana eu arranquei muito daquela região e fiz por pedaços. As emendas cortadas certinho com estilete estão nas bordas das dobras do plástico. Algumas nem eu enxergo mais. Nada mais soltou.

    Ah, um detalhe que foi punk, ajustei no remendo tb e que me chateou: na região sob as lanternas traseiras qdo vc adesiva fica tudo perfeito e lindo, reto e sem emenda. com o tempo a caloria e resfriamento contínuo das lanternas numa area esticada, faz com que o vinil solte (mesmo super dobrado pra dentro do parachoque) e saia mais de 2 cm pra fora da visada da lanterna, fica todo enrugado e zuado. Essa área tem que ser feita primeiro sem esticar muito, se for possível. Nos farois dianteiros foi a mesma coisa, mas repito, com o desenho do vinil vc só acha emenda se olhar muuuuito de perto.

    Outro detalhe é que comprei super pouco material já imaginando fazer por pedaços mesmo então saiu muito barato na época.

    Um aviso para vc não desanimar na hora do desespero: fazer um parachoque chanfrado da Tracker é 10x mais dificil do que adesivar um capo ou alguma outra area lisa do carro. Eu nunca vi um adesivo direito num carro com tanta curva como esse tem, então eu indico mesmo os retalhos.

    Tem tb umas manhas pra usar o soprador térmico. O secador de cabelos ajuda mas não tem nem comparação. Tente arrumar um soprador. Ele é tão mais foda que o secador que mesmo sendo 220v eu uso no 110 e ele derrete 3 vezes mais o vinil do que o secador. As duas mais importantes que te adianto pra vc treinar em algum lugar antes com pedaço pqno é conhecer o material vinil q tem na mão pra sacar o ponto ideal de modelagem: nem tão frio e duro e nem tão mole e quente. É o meio termo. E a outra manha é que nas áreas planas pequenas vc não estica muito pra modelar e nem deve, já nas curvas vc tem que esticar pra não ficar rebarbas ou dobras. Nessa hora o ponto certo da temperatura do vinil. Já em áreas grandes como capô vc tem que aquecer um pouco tudo e esticar pouco uma grande area e ir encostando/colando com o cartão.

    Se seu carro é prata eu iria de vinil fibra de carbono prata. É muito bonito tb!

    Mais uma coisa nessa novela é o que usar de líquido para facilitar a aplicar. Eu não consegui usar nada. Nem agua, nem sabão. Fiz tudo melhor a seco. Se vc molhar com sabão e um borrifador demora muito pra conseguir fazer os cantos, que ficam soltando e achei que a cola perde um pouco de sua efetividade. Acho q por isso que muito carro por aí tem parte soltando: muito sabão seco entre o verniz liso do carro e o vinil.

    Outro aspecto tb é que vc tem q ter em mente q essa é uma "tecnologia" velha. Já existe o envelopamento líquido! Acho bem melhor e vc deixa a espessura que quiser no que pintar. O acabamento final não é vinil e sim uma borracha (parece bexiga/balao). Os dois únicos problemas desse métoto, que acaba com os problemas dos CANTOS do carro, são: sendo acabamento de borracha, o atrito é muito grande e qquer encostadinha ele descola a área. Se vc passar o dedo muito forte é como tirar pelicula de celular. O outro problema é o preço, infelizmente, apesar do acabamento ser perfeito. Mas não dispensa o empapelamento de vidros ou outras areas que nao quer pintar e o estilete pra dar acabamento em cantos.

    Desculpe as delongas, mas é que estou com esse assunto na cabeça pq pretendo agora fazer o teto de carbono preto como a maioria do carro e fazer transparente no resto do carro e estava pesquisando isso ontem.


    Boa sorte e poste as fotos depois se fizer!!
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  • #3
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    Chuva,

    Muito obrigado pela explicação e parabéns pela dedicação ao assunto. Mas o meu carro não é prata, mas cinza/chumbo. Daí, procurando pelas cores disponíveis, não achei a cor dele. Por isso resolvi esperar.

    Muito obrigado!
    Tracker 2008 100% original...ainda! Ex samurai e GV 3P!

  • #4
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    Ola Edu,

    Obrigado amigo, eu realmente curto bastante esse brinquedo!

    Comprei os piscas laterasi no ebay num link como o abaixo. No Brasil só tem o laranjinha original.
    Deve haver alguma adaptação de algum outro carro que possa encaixar, mas eu não tive tempo de procurar em autopeças comparando. Se tiver tempo, tire a capinha que sai facil ate com a mao pra comprara numa loja.

    Suzuki Grand Vitara Jimny Wagon R Solio Every Clear Side Repeaters Indicators | eBay

    O vendedor foi mts-carstyling@web.de

    Sobre a preparação, pode fazer sem medo pelo menos o lift e uns pneus meio a meio para viagens que fica outro carro.
    Vc não vai se arrepender. Vai passar fácil onde muito carro "normal", 4x2, mais baixo ou até mesmo 4x4 sem preparação jamais pensou em encarar.

    A proteção mais "atacada" até hj foi a da frente, do motor, a do tanque não tem um risco e a do meio do carro, de cambio, tem um risco. A da frente to achando a mais importante: para brincadeiras leves! Se o seu ja tem protetor de cárter já é uma ajuda, se for tentar um dia alguma coisa média fora passeio, dai tem que por as 3 proteções (melhor prevenir do que remediar).

    [ ]
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  • #5
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    Chuva, obrigado mais uma vez! Certamente ainda trocaremos muitas idéias! Abraço e boa sorte!

  • #6
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    E ai mestre sem novidades? Tem feito algum passeio ou trilha? Mais algum up grade?
    Abraço

  • #7
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    Oi amigo,

    Obrigado pelo mestre, mas sou um rélis fuçador... kkk

    Tentei envelopar a lateral outro dia com película transparente com desenho de diamante, 3d ou cabono, cada um fala um nome. nem o fabricante dá nome, mas vá lá..kkk

    Enfim, ficou uma mércadoria e ranquei fora. Fiquei com ódio e nem bati foto! kkk

    Como a área era grande testei e até deu certo um "novo" (pelo menos pra mim) método de aplicação: com um pedaço grande prestes a ser encostado na lataria (paralama dianteiro) eu molhei com bucha grande com água e sabão de pia pra ficar mais fácil o deslize, igual os caras fazem nas lojas.

    O detalhe da bucha é que coloca só um pouco de água e sabão até dar tempo de vc posicionar o pedaço no ponto certo. Fica muito pouca água e sabão pra empurrar com o soprador térmico e cartão de banco. Foi fácil de aplicar e fiz até que rápido, inclusive os cantos.

    O problema é que o produto transparente é de muito dificil finalização para boa visualização. Ficam umas micro bolhas em vários pontos com ou sem água que deixam o acabamento feio. Talvez pelo fato do carro ser preto. se fosse branco ou prata teria ficado perfeito, ou seja, não se ve defeito.

    Fica a dica pra quem ver esse tipo de pelicula pra vender. É bem barata e boa, mas vai depender da cor pra ficar decentemente aplicada.

    Nas partes onde o acabamento ficou bom, a aparencia final, comparada ao capô com pelicula preta 3d, foi idêntica. Parece pelicula preta mesmo.

    Isso quer dizer que vc pode envelopar o carro de 3d fosco, mantendo a cor original do carro sem precisar mexer no documento, para proteger a pintura e deixar a viatura mais moderninha... kkk

    Não fiz mais trilhas ou passeios por hora. Tô muito sem tempo ultimamente.. mas já tô na fissura..


    Quanto as bieletas que o amigo Arildo mencionou, eu, particularmente acho q bieletas com haste um pouco mais compridas para a barra sem calço (original) funcionariam melhor, mas ainda não chegamos num consenso.

    [ ]s a todos
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  • #8
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    Chuva parabéns pelo tópico e pela Tracker linda, foi graças e este seu e outros tópicos que comprei a minha a pouco mais de um ano.
    Neste tempo só filtros e óleo de manutenção, está original e impecável, apenal central multimídia e protetores inferiores eu instalei mas penso em levantar quando tiver que trocar pneus e amortecedores.
    Minha duvida é outra, vi que vc colocou chip na sua e eu gostaria de info a respeito, valeu a pena? Onde comprou? Modelo e etc, o que puder informar será de grande ajuda.

    Obrigado
    4X4 Brasil

  • #9
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    Oi Portug@, obrigado!!

    Então, o chip está até hj no carro e acho q acostumei, mas não acho que melhora tanto assim, como uma reprogramação e troca de peças do motor deve fazer. "Não existe almoço grátis!", ou seja, não há milagre com tão pouco esforço.

    Com os pneus maiores, há uma necessidade maior de motor. Senti um pouco mais xôxo que o normal o carro depois do lift e pneuzão. Fiquei um tempo assim. Dai caçei um chip e depois de colocar o senti uma melhoradinha mas foi rápida, depois de uma semana tava tudo igual.. ACHO Q ACOSTUMEI..

    Sobre a performance o carro está igual a quando peguei. Se pisar depois de 3k giros ela anda bem, não engasga e blz. MAS vc tem que avaliar que esse chipzinho simples q coloquei é genérico pra muito carro e só ajuda a central a trabalhar de forma otimizada. O carro "abre" se vc forçar e fica "economico" se andar de boa, aprende com o seu pé direito. OU SEJA, não é uma reprogramação completa que outros sistemas melhores fazem.

    Acho q o filtro de ar (K&N +1 cv +/-) melhorzinho ajuda um pouquinho e as velas de iridium são essenciais pra essa nossa mijolina com 25% de água..

    Comprei o chip de um vendedor do nordeste no ML. Fiquei meio com receio, principalmente pela demora, mas chegou, liguei e funcionou. O nome é Chip power e o vendedor foi larry@lcsistemas.com.br.

    [ ]s
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  • #10
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    Obrigado Chuva pela rápida resposta.

    As velas de iridium coloquei quando comprei o carro, esse filtro não conheço, vou entrar em contato com o vendedor e talvez eu coloque.

    Aproveitando, mesmo pagando imposto sai mais barato que os cofap, estão corretos estes para a tracker?
    KYB 4 Shocks Suzuki Vitara Grand Vitara 99 05 | eBay

    Abraço

  • #11
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    Oi Portug@,

    Aparentemente sim, são esses mesmos. Mas é bom fazer pergunta para o vendedor e ter certeza do nome do carro lá fora tb, pq a foto do anuncio é um pouco ilustrativa, onde há detalhes fisicos que não vi nos amortecedores dianteiros. Ex. Há dois amortecedores dianteiros iguais no centro da foto, sendo que se fosse uma foto real haveria uma diferença: pelo menos uma das "lapelas" de sustentação da mangueira de freio e fio de abs em um dos amortecedores seria visível na foto.

    Mais abaixo uma foto minha do amortecedor dianteiro original e de um identico offshox só que com uma haste um pouco maior (do lift). Observe a lapela que comentei. Mostre essa foto para o vendedor se possível.

    [ ]s

    -new-2.jpg
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  • #12
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    Obrigado Chuva

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