LFC mais uma vez prestativo!
Obrigado. Vou dar uma olhada com mais atenção quando for levar p trocar o óleo e peço pro meca avaliar melhor.
Pra não detonar o tópico com este assunto, dou por encerrada minha dúvida.
Abçs.
Versão Imprimível
GV 2.5 é a 6 cilindros.
O meu mecânico é lá da cidade de Rio das Flores, interior do RJ, o Dinho. Conserta tudo, bomba de lavar carro, enceradeira, usina elétrica, roçadeira, NIVA, Suzuki, FIAT, Mitsubishi, Fusca, Citroen, Renault, Vemaguete, Romi Iseta...
Abs,
LFC
Olá TMorais,
Me desculpe, mas estive ausente em dezembro. Eu que relatei a experiência com a frente mais alta que a dianteira.
Na traseira eu uso a mola Fabrini I-CH 0238 equivalente a ECHE41.
Segundo um post do Andre, acho que o primeiro sobre preparar tracker, ele relata:
"Molas: usar na traseira do Tracker as molas dianteiras do Opala (COFAP ECHE 07 ou ECHE 41). As ECHE 07 são mais macias e aumentam o carro com 2". As ECHE 41 são mais duras e aumentam em 2,5". Pra adaptar basta comprar junto com as molas as borrachas de assentamento originais do Opala. Sugerimos também colocar os dois primeiros elos superiores por dentro de uma mangueira plástica para evitar rangidos."
Acredito que no meu caso a frente ficou mais alta que a traseira por dois motivos: primeiro porque estou com o parachoque original e porque a mola do GV V6 comprei no mercado paralelo, e suspeito que a calibragem desta esteja mais dura que o esperado.
Estou negociando um parachoque de aço e guincho, com isto vou voltar com as molas do GV V6 e acredito que ficará bom.
Assim que montar, espero que em fevereiro, compartilho o resultado com o grupo.
Abcs, JH
Estava revendo o tópico e vi que passei direto pela sua pergunta.
O que vc deve ficar atento é quando ao sistema ABS. Na dianteira, segundo um relato que li faz um tempo, tem que tomar cuidado com os sensores perto dos pratos das molas. No eixo traseiro, tem que tomar cuidado para não desconectar os sensores na hora em que for (se for) baixar o eixo para trocar as molas.
Abs,
LFC
Valeu JHRQ!
Informações pertinentes e importantes. Pelo visto terei que comprar o modelo ECHE 41 pois estou usando molas dianteiras do GV diesel = as do GV V6 dianteiras. Meu TK está com parachoque de ferro e guincho e mesmo assim a dianteira está levemente mais alta que a traseira. Na traseira por enquanto uso molas originais com os calços de 2" + amortecedores a gas da Cofap. Será que com o modelo eche 41 dá para resolver?
LFC,
Vou colocar um espaçador da barra traseira da FTS4X4 que até agora não chegou.. (quando vc comprou pela FTS o pedido vai direto para sua residencia ou vc recebe algum comunicado para retirar no correio)?
ATT
TMorais,
Acredito que sim, deverá resolver.
Gostei muito da mola 41, não a achei tão dura a ponto de incomodar não, mas ao contrário, o carro está com a traseira firme e estável. Para mim o resultado está ótimo.
A diferença entre as molas deve ser sutil, já que ambas são para a dianteira do opala 4cc, porém a 41 é para veículos com ar condicionado ou transmissão automática, segundo descrição dos fabricantes COFAP e Fabrini.
Completando a informação de instalação das molas, segue: "Instalar as molas com calços de mola superiores SK1367 e SK366. 1º instalar o calço SK1367 e por cima deste o SK1367 e SK366."
Estes calços eu comprei na NAFIL, também citada pelo LFC.
Compartilha comigo uma informação. Como está o posicionamento de suas homocinéticas com a mola do GV V6/Diesel?
Quando instalei estas molas as homocinéticas ficaram parecendo um acento ^. Talvez o peso do parachoque + guincho já baixe a frente o suficiente para não forçar muito as homocinéticas.
Abcs, JH
Correção: "1º instalar o calço SK1367 e por cima deste o SK366".
JH,
obrigado novamente pelas informaçoes.
Instalei o drop kit da SOB :
http://www.sobperformance.com.br/index.php/veiculos/suzuki/drop-kit-drop-kit-para-grand-vitara-tracker.html
Fale com Alexandre X pelo site.
Achei prudente instalar pois mesmo com o parachoque e guincho a frente fica mais alta que a traseira. Resumo do conjunto dianteiro: show! P.S importante vc rebaixar a barra estabilizadora na www.FTS4x4.com tem esses espaçadores. Troquei as bieletas originais pelas do vitara que são maiores para diminuir o esforço. Se vc comprar essas bieletas retire as borrachas e prato de metal que abraça as borrachas e coloque as originais no lugar que são infinitamente superiores e resistentes.
abç
Obrigado a você também TMorais pelas informações.
Acho que o caminho será mesmo o droped kit, mesmo sendo apenas 2,5 cm certamente aliviará um pouco.
Quanto a barra estabilizadora, esta eu não estou usando e dado a minha utilização atual não pretendo instalá-la novamente.
Abcs, JH
Pessoal,
Não quero dizer que ninguem ta certo ou errado. Mas, não coloquei nem o drop kit e nem o prolongador de cardan, nem mexi na panhard. Já fiz um bocado de trilhas pesadas e nunca tive nenhum prejuizo, barulho ou sinal de defeito em nada. Nem na minha homocinética. Meus unicos problemas até aqui foi com o focinho do diferencial que quebrou, quando era de aluminio e com a Bieleta que desisti de tentar novas alternativas, já que nenhuma resistiu ao uso off-road médio. Então, arranquei a barra estabilizadora.
Mas, vejo muitas pessoas falando do Drop Kit, da Panhard e do prolongador de cardan... Quem é que teve uma experiência ruim aqui pela falta de algum destes itens??
Sério, as vezes eu fico preocupado, porque meu carro visita o mecanico com frequencia para revisar e garantir que tudo esta em seu devido lugar e sempre esta tudo certo e não tenho nada disso. E olha que tenho apelido de pé pesado...
Abraços,