Executor, tenho a mesma impressão no meu GV !!!!
Porém o mecânico disse que é normal !
Versão Imprimível
Executor, tenho a mesma impressão no meu GV !!!!
Porém o mecânico disse que é normal !
aleilario,
estive hoje no mecânico e ele disse a mesma coisa, que é normal e que não irá afetar em nada a segurança.
O problema é que aqui na minha cidade não conheço nenhum outro mecânico que mexa com suzuki para pedir uma outra opinião.
Vamos ver se algum dos outros colegas tem alguma opinião ou informação.
Vlw! :concordo:
Executor, boa noite!
Deixa ver se entendi!!! A roda fica com cambagem positiva? de qual lado?? de dentro ou de fora da curva????
É normal em qualquer veículo que a roda externa a curva fique negativa (parte superior para dentro) para que o veículo possa apoiar na curva. Consequentemente a roda externa ficará positiva.
Ricardo
Executor, bom dia!
Nunca reparei na minha. Mas irei reparar este fds.
Teoricamente está errado, pois em curva precisamos ter cambagem negativa para que possa ter apoio do pneu em curva. Com a cambagem positiva em curva e velocidade e tendência é de diminuir ainda mais o contato dos pneus com o solo. Fazendo com que a maior parte do peso do veículo se acumule no ombro do pneu. Veja se seus pneus estão marcados (desgastados) pela parte externa (ombro e lateral).
Ricardo
Boa tarde RicardoCosta!
Isso mesmo! Além disso, imagine como o conjunto todo é forçado durante uma curva! A roda fica numa posição complicada para suportar o peso do carro durante a curva. Com uma cambagem negativa, a roda ficaria posicionada para suportar o peso do carro que está sendo projetado para fora durante a curva, já com a cambagem positiva, parece que a roda vai se dobrar sob o peso do carro!
O que vc falou sobre o desgaste no ombro do pneu faz sentido. Embora não seja exatamente um desgaste, consigo observar esse fenômeno na seguinte situação. Costumo deixar o carro parado de frente para o portão em cima da minha calçada (minha rua é pouquíssimo movimentada) e para deixá-lo nessa posição é sempre necessário executar um curva acentuada para a direita, como o chão no local é de calçamento novo, existe bastante poeira e areia por ali, o resultado é que no pneu dianteiro esquerdo é possível observar uma nítida e larga marca de 3 dedos de altura da poeira do chão!
Será que foi feito alguma coisa errada ou faltou fazer alguma coisa no meu lift de 2"? :pensativo:
E pior ainda, será que isso é uma condição comum e definitiva do lift? :cry:
Vlw!
Executor, bom dia!
Hoje reparei na minha Tracker (original), quando esterço a roda de fora fica com cambagem negativa. A variação da cambagem pode ser referente a alteração da altura combinada com a regularização da cambagem.
Em alguns posts é informado sobre a correção da cambagem após instalação do lift de 2", um caminho para corrigir esta anomalia seria o local por onde faz a cambagem, em alguns casos estão sendo utilizados amortecedores com regulagem de cambagem no parafuso (superior) de fixação a ponta (manga) de eixo. Não sei lhe dizer onde seria o correto de fazer, teremos que pensar e trocar idéia com os demais foristas.
Veja se no alinhamento o KPI está diferente do recomendado pelo fabricante.
Ricardo
RicardoCosta,
como havia informado em um post anterior, em superficie plana e com a direção alinhada o meu carro está com a cambagem zerada. Após fazer o lift de 2" na suspensão eu segui a receita para a correção da cambagem rasgando o furo superior de fixação do amortecedor. Observe que está regulagem tem um limite que é quando o ponto de fixação do amortecedor no munhão encosta no amortecedor. No meu caso, o meu está no limite e não seria possível tornar a cambagem mais negativa, por outro lado, aparentemente não seria necessário, pois como já disse, a cabagem está zerada.
Observe também que o problema da cambagem ficar positiva não acontece quando simplismente se esterça o volante todo com o carro parado, se fizer isso não há alteração na cambagem. O problema ocorre se o carro está em movimento, e durante uma curva em que se esterça toda a direção. É importante resaltar que o amortecedor não está se movendo de sua nova fixação.
Muito cabuloso!! Vamos ver se o resto do pessoal que possui calço de 2" tb observa isso.
Fico muito grato pela sua ajuda!
Assim que puder vou providenciar umas fotos pra ficar mais clara a situação.
LFC, muito obrigado pelo suporte e dicas.
Insisti na minha teimosia e montei pneus 245/70 recapados. Couberam, mas claro que com ajustes, já esperados. Os pneus medem 75cm de diâmetro, ou 29,5”, exatamente o que se espera para a medida.
Ao montar eles cabem justos, mas para esterçar são necessários cortes nos plásticos como na figura anexa (já postado anteriormente no fórum) e rebater um pouco a parte posterior da caixa de roda dianteira.
Anexo 378808
Lembrando que montei na traseira as molas do opala ECHE 41 (4cc c/ AR) e amortecedor GBL1024 e na dianteira mantive as molas e amortecedores originais com kit RC, pois ao montar com as molas do GV V6 a dianteira ficou mais alta que a traseira. Alargadores de rodas AVM de 32 mm completam a alteração.
Ainda não estou satisfeito com a dianteira, pois para mim está muito mole. Estou avaliando amortecedores mais firmes e voltar com a mola do GV V6 possivelmente com um elo a menos, ou aguardar um pouco mais até instalar um para-choque de aço e guincho, talvez o peso destes dois deixe a frente na altura adequada.
Segue algumas fotos.
Abcs, JH
Anexo 378798Anexo 378799Anexo 378801Anexo 378802
JH,
Fico show!!!
Quer dizer que as molas do V6 deixam a dianteira mais alta que a trazeira mesmo com as molas de opala atraz?
Eu to pensando em colocar as do V6 só que com o rebaixamento do diferencial, como lift de 2" acho que ja força bastante as homocinéticas imagina com mola de V6 deve passar do limite tolerável.
Será que se tu colocar um calço na trazeira pra levantar só um pouco não compense esta diferença das molas do V6?
Abraço
GT
Só um dica pra galera,
Este feriado peguei uns estradões de terra na região da Chapada dos Veadeiros, baixou o espírito de piloto de raly, numa valeta acentuada o carro deu fim de curso na dianteira, resultado foi a quebra do lameiro da caixa de roda e do suporte do parachoque dianteiro direito onde vai um parafuso de fixação.
Porque quebrou? o pneu enconstou nestas partes e destruiu tudo por ali.
Porque o pneu encostou? negliegenciei o calço de batente, pensei que com o calço de mola aliado ao amortecedor offshox não haveria fim de curso da suspensão com o pneu tocando as partes plásticas, me ferrei.
Dica: mesmo com a mola mais forte e o amortecedor mais firme nunca deixe os calços de batente de lado...