Postado originalmente por
Elver
Ricardo,
Eu posso te dizer que sempre senti meu carro "na mão", hehehe. Acho que sei onde você viu isso, deve ter sido em uma das vezes que a gente foi para o Puma e, quem já pegou a Fernão Dias, sabe que a estrada é beeeem sinuosa!
O meu carro estava com uma configuração muito específica, não era apenas a troca dos calços e amortecedores traseiros como acontece com quem instala o kit de 2".
Eu tinha trocado as molas dianteiras e traseiras por molas mais firmes e com curso um pouco maior, as bandejas tinham sido reposicionadas, deixando os amortecedores dianteiros um pouco mais inclinados para dentro ( / \ ) o que certamente contribuiu um pouco para a estabilidade, os pneus eram bem largos (255) e o carro estava com espaçador de rodas de 30mm que dá uma melhorada na estabilidade também. A soma de todo o conjunto estava bem estável e firme para digirir, o sistem de freio foi alterado, eu estava com disco nas 4 rodas, o que deixava a frenagem bem mais segura e firme também.
Outro ponto importante que definitivamente mudava a maneira que eu dirigia o carro era o bloqueio traseiro automático. Depois que você instala um bloqueio automático, para evitar trancos, você tem que aprender a fazer curvas de maneira mais "mansa", senão toda hora bloqueia e você vai comendo o pneu. Isso certamente também pesa na "dirigibilidade" do carro, não por uma questão de "engenharia", mas por forçar mais uma mudança no estilo de direção.
Tiagobel, eu tinha um Peugeot 207 para andar na cidade, e não tem como comparar. O Peugeot é um kart, com uma suspensão de kart. Se estourar uma bucha sequer do conjunto ele já fica bobo. Mas com a suspensão em ordem era um tesão andar com aquele carro, ele grudava no chão!
[]`s