Certo Mairo, entendi perfeitamente, é uma boa forma de ajustar a geometria. Mas lembro que no meu jipe o mecanico fez tudo com uma haste de antena. Mas assim acho q é até melhor!
Abs
Versão Imprimível
Certo Mairo, entendi perfeitamente, é uma boa forma de ajustar a geometria. Mas lembro que no meu jipe o mecanico fez tudo com uma haste de antena. Mas assim acho q é até melhor!
Abs
A ovalização da torre do amortecedor é feita para a regulagem da cambagem.
Segue este link, com uma excelente apostila sobre geometrias de suspensão e direção: http://www.abrapneus.com.br/document...tilha_0001.pdf
Nela é explicado os ângulos, influências, etc...
Abraços
Acredito que num lift de suspensão no Vitara, somente nas rodas traseiras poderia ver alteração de caster, pois são conectadas com link. No caso do Samurai que possui links na dianteira, aí sim altera caster na frente. Nos Vitaras na frente não tem links e sim balanças, que trabalham num angulo transversal e não longitudinal como nos links.
O vitara é Mpherson na diant. e quando se coloca um calço entre a fixação superior e o amortecedor, altera o caster, camber, divergência e convergência, enfim altera tudo, mais o caster é bem pouco (muito pouco), mas que altera eu tenho certeza, pois se pensar num triângulo quando você aumenta um lado dele a inclinação de suas barras são alterada tambem.
Enfim só é bom conferir o alinhamento depois do lift para saber como está, é muito mais fácil o caster estar fora por alguma batida e deformação dos compnentes da suspensão que pelo lift propriamente dito.
[]s
Já pedindo desculpas Leo, mas continuo não vendo o caster alterado por lift. Quando você coloca um calço por cima da mola, o alinhamento vertical dela continua intacto. Quando você prolonga o amortecedor, da mesma forma o alinhamento continua lá. O triangulo a que vc se refere é a balança propriamente dita, certo? Qual o braço dela que aumenta, que você diz?
No caso do camber sim, a balança tende a "diminuir" como um todo, visto que sua inclinação aumenta na proporção do calço da mola...
Existe sim, um meio de trazer a roda da frente mais para fora e mais para frente, evitando a raspagem de um pneu maior no bico de trás do para-lama dianteiro. Nesse caso, e aí sim, a balança é alterada, usando-se uma bucha excêntrica no braço maior da balança junto ao chassis, fazendo com que esse braço "cresça", aumentando a convergência que deve ser acertada. Mas não conheço ninguém que use isso por aqui.
Ary se o lift na susp. diant. do vitara dor colocado calço na mola o cáster se mantém dentro do projeto da susp. Se o lift colocado for o espaçador de fix. do suporte superior da suspensão tem alteração de cáster (conforme o croqui) mas essa alteração, como disse é bem pequena, quase desprezivel, mas que alterar, altera.
O bom é só certificar qual ângulo do cáster após o lift. E se possui regulagem como você disse, dá para fazer uma possivel correção caso seja necessário.
[]s
Anexo 337183
Vc diz baixar a torre do amortecedor e mola? No seu croquis parece que subiu...
Sim, a parte em vermelho acima da linha é o lift e a linha vermelha inclinada a variação do ângulo do cáster após o lift, entendeu?
No desenho eu mantive o pneu e susp. no mesmo plano, mas poderia ter desenhado eles pra baixo, alinhando o lift com o outro sistema, tanto faz o jeito que está no desenho o resultado final é o mesmo, mas o correto é descer a torre do amortecedor.
[]s
Ah, agora vi. Desculpe, cego é uma m....:) De fato, se fossemos pensar em um lift finalizado, bem feito, esta seria a maneira mais correta. No reposicionamento das torres, poderia se acabar com os dois problemas, camber e caster, não acha?
Vitara com pneus grandes super MUD!
Vou passar a configuração e algumas fotos do meu Vitara com intúito de auxiliar os amigos:
Pneus 255 x 70 R16 racapados Colossus Max 2, bem agressivos com gomos de 3 cm;
Rodas 16" US Wheels off set - 14
Calços de suspensão 2" e calços de carroceria 2";
Parachoques RC 4x4 3";
Molas originais na frente e atrás;
Amortecedoras originais na frente e cofap turbo gás Suprema na traseira;
Tive que cortar o paralama dianteiro e rabater a parte interna, não pega nada na frente, em nenhuma situação, porém a traseira raspa no parachoque e raspa nos contornos do paralama ( parte inferior dianteira ) , estou pensando em cortar também os contornos e a ponta do parachoque,rsrsrs....
Como foi cortado o paralama dianteiro, tive que fazer uma capa de fibra para proteger e dar sustentação ao mesmo.
Segue as fotos da viatura:
Anexo 354091
Antes do corte do paralama dianteiro
Anexo 354092
O depois já com o parabarro de fibra
Anexo 354093
A arte final...
Penso em reforçar os semi-eixos traseiros, tava pensando no kit Calmini, alguém já usou???
E os eixos reforçados do Alexandre X, os amigos recomendam??
É isso aí...
Ressucitando o tópico: Tfelipe finalmente meti os 235X75X15 recape VJ900! E como só tenho 2" de suspensão, fiquei com o mesmo problema que vc: vou ter que cortar o mesmo tanto que vc cortou do para lama dianteiro. Pra ser diferente, meti duas 7" atrás e 6" na frente, ficou show de bola. E de offset são quase 0(zero!) Nem na regulagem da direção precisei mexer! Comparado com as originais +25 ficou na manha!