Powered by vBulletin

Vitara, pneu maiores e a necessidade de corte do paralama

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 18 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131415161718 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/07/2012, 02:42
    Rainer 89
    Citação:

Postado originalmente por aryrj Ver Post
    Rainer, o que se deve medir nesse caso é que talvez um aumento em custos de manutenção, versus a possibilidade no duplo uso da viatura (transporte e diversão), compense um investimento inicial um pouco maior.

Pense que, se fôr só para uso urbano em deslocamentos curtos, até o fato de se possuir um 4x4 já é um desperdício.

Boa sorte e espero ter ajudado!

Para mim não é, de forma alguma, um desperdício ter um 4x4. A viatura já tem uso duplo. (Mesmo original isso é possível, é a proposta do carro.) Só que no momento seu uso fora de estrada é mais leve, então estou buscando uma preparação leve e que seja economicamente viável. Algo mais difícil que preparar um carro para trilhas pesadas, tem mais variáveis envolvidas. Por conta disso pesquiso bastante sobre o assunto. Sempre que surge oportunidade de conseguir mais informações técnicas leio ou pergunto, sobre pneus, lift, etc. No mundo 4x4 o equilíbrio é a regra, cada um tenta encontrar o seu. Estou buscando um compatível as minhas necessidades.
    O dia que quiser, e puder, ter um 100% off-road compro um trator de esteira. rsrsrs

Valeu Aryrj!
  • 27/07/2012, 17:10
    nanito
    Caras, com 1 polegada dá pra botar um pneu 225/75 R15 que fica um pouco maior que um 235/75 R15. É o limite, mais que isso raspa ou na longarina dianteira (caso tenha montado nas rodas originais) ou bate nos paralamas traseiros (caso tenha rodas com offset negativo). Quanto ao consumo: aumenta, porque não é só o diâmetro da roda que aumenta, o peso também. Um pneu recapado é uns 50% mais pesado que um pneu normal. Estabilidade: fica comprometida, pois a banda de rodagem do recap geralmente deixa o pneu "bamboleante" por causa da altura do recap. Ruído: é uma porcaria, dá muito barulho na estrada. Incomoda em deslocamentos maiores que 30km. Na trilha o recap é um monstro, pro dia-a-dia não compromete muito se tens uma direção defensiva e não se importe com consumo e ruído. Falo tudo isso pois já tive recap papa-barro do geninho que é um desenho similar ao VJ900, um pouco mais agressivo eu diria.

Rainer, te aconselho a largar essa vida de lift de 1". Vitara tem que ser 2" na suspensão, seja ele de trilha ou de shopping. O bixo fica bonito e é o básico pra encarar algum trecho offroad sem muita preocupação! Rodei bastante tempo com 1" no meu antigo Vitara e te digo que depois que botei 2" nele, virou outro jipe!

Aryrj, na minha opinião foste infeliz em dizer que possuir 4x4 é um desperdício. Na verdade qualquer veículo é custo, sem retorno. Porém, o retorno psicológico que um 4x4 proporciona é muito maior que o de um Celtinha que faz 20km/L.

4x4 é 4x4, o resto é meio de locomoção. Digo isso com propriedade de quem tem uma viatura que faz trilha e roda no dia-a-dia consumindo religiosos 9,75 km/L a mais de 1 ano.

Abraços!!
  • 28/07/2012, 08:43
    aryrj
    Beleza Nanito! Parece que, sob aspectos, digamos, "técnicos", concordamos plenamente. Minha opinião baseou-se apenas neles, e não em psicológicos.

Agora, se vc busca só um meio de locomoção, não há como comparar custos de manutenção de um 4x4 com um 4x2 convencional.

-Se custo é sua preocupação predominante;
    -Se sua proposta de utilização não fôr de pêso considerável, pendendo à realização pessoal;
    -Se vc tiver no momento outras prioridades a serem satisfeitas;
    -Se vc tem uma vida corrida, com muitos deslocamentos 99% urbanos, em trânsito complicado, travado, sobre asfalto... amigo, um Celtinha que faz 20 km/L, no final do mês, faz diferença sim.

"4x4 é 4x4, o resto é meio de locomoção" Concordo plenamente, de novo! Mas olha aí o psicológico de novo...

Esse é o NOSSO caso... talvez não seja o do Rainer hoje... Cada um sabe onde lhe apertam os calos.

E digo isso com a propriedade de quem já teve mais de 40 viaturas, 4x2 e 4x4, de tudo quanto é marca e modêlo, que usa um 4x4 porque precisa como ferramenta de trabalho, além de, claro, lazer.

E, no meu ponto de vista, um 4x4 em determinadas situações é, de fato, um desperdício.

[]s
  • 29/07/2012, 20:25
    Rainer 89
    O objetivo do fórum é discutir aspectos técnicos relacionados a 4x4, não julgar quem deve ter ou não um, quem decide isso é o dono do veiculo.
    Uso o meu carro no dia a dia mas também uso o 4x4 e preciso dele em algumas situações.
    Gosto de mecânica, sou eu quem faz a manutenção e as adaptações do meu suzuki, o que não faria se tivesse um 1.0.
    Sou estudante de engenharia e um "chato". Não vou enfiar lift ou qualquer outra coisa no meu carro sem pesquisar muito antes.
    Estudei bastante, um lift de 2" esta dentro dos meus planos em médio prazo. Pois para faze-lo não vou simplesmente esticar molas e amortecedores originais, como boa parte dos vitareiros faz e depois acaba tendo problemas de quebra de homocinéticas, etc. Agora minha duvida é qual pneu usar, antes do lift. Por conta disso postei no tópico. (Nanito obrigado pelas informações, foram muito relevantes)
    Participo de reuniões de jeep club e trilhas dês dos 15 anos... Se tem uma lição que aprendi cedo é a respeitar o perfil de cada "jeepeiro". Outra lição importante é trocar experiências sem julgar oque o outro faz com seu veiculo. O cara que vc esta conversando sobre lift e pneu hoje, pode ser o cara que vai te desatolar na próxima trilha ou te dar um socorro quando vc estiver enguiçado na estrada. Cultivar a camaradagem e o respeito é fundamental. Para isso é importante tomar cuidado com oque se fala/escreve para não causar desavenças e mal entendidos.
    P.S.
    Não quero poluir o tópico então para mim essa discussão encerra por aqui.
  • 29/07/2012, 23:38
    aryrj
    Amigo, aqui nunca houve desavença alguma. Foi vc que pediu opiniões. Foram dadas. Um abraço.
  • 30/07/2012, 11:24
    nanito
    Citação:

Amigo, aqui nunca houve desavença alguma. Foi vc que pediu opiniões. Foram dadas. Um abraço.

Pois é, também não vi nenhuma desavença aqui. Estamos apenas conversando como se estivéssemos numa mesa de bar tomando uma gelada.

Agora, pra te ajudar com essa tua dúvida sobre o lift de 2". Primeiro que ninguém estica a mola (pelo menos não conheço ninguém que tenha feito isso). É só colocar o calço de tecnil nas molas e trocar (ou prolongar) os amortecedores traseiros.

Sobre quebra de homocinética, ela só vai quebrar se tu és pé de chumbo usando pneu 31". Com pneu menor que 31" diminui bastante a possibilidade de quebra das homocinéticas. Outra coisa que quebra com pneu 31" é o focinho do diferencial dianteiro.

Minha dica: dá mais uma estudada no fórum a respeito do lift de 2", já que és estudante de engenharia deve ter algum conhecimento a mais, também mais acesso a determinadas ferramentas para fabricar os calços. O resto vai arrumando aos poucos: espaçador de cardan, calço da bandeija traseira, etc.

Abraços, sem polêmicas!!
  • 30/07/2012, 16:54
    aryrj
    Retornando ao tópico.

Quando montei os pneus já mencionados, tive de rebater as abas internas dos para-lamas traseiros. Até aí, nada demais.
    Acontece que com os novos pneus mais para fora, gostaria de colocar fenders de borracha, para prevenir aborrecimentos com fiscalização.

Só que esses fenders são presos nas abas que foram rebatidas.

Alguém tem uma sugestão?
  • 30/07/2012, 17:14
    nanito
    Citação:

Retornando ao tópico.

Quando montei os pneus já mencionados, tive de rebater as abas internas dos para-lamas traseiros. Até aí, nada demais.
    Acontece que com os novos pneus mais para fora, gostaria de colocar fenders de borracha, para prevenir aborrecimentos com fiscalização.

Só que esses fenders são presos nas abas que foram rebatidas.

Alguém tem uma sugestão?

Aryrj, estou exatamente na mesma situação que tu, pois com as abas rebatidas, não temos aonde prender aqueles tradicionais fenders de borracha que são rebitados.

Temos duas opções, porém não foram testadas/instaladas em Vitaras 4 portas:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...-mkrawler.html

Alargador De Paralama P/ Suzuki Vitara 1.6 - Sport 4x4 - - R$ 580,00 no MercadoLivre

Além de não terem sido ainda instaladas em Vitaras 4 portas, custam o olho da cara!!

Abraços!!
  • 30/07/2012, 18:16
    aryrj
    Nanito, fui eu que achei esses fenders, até foi no mercado livre! Mas, além de muitooooooooooooooo caros, até já vejo eles depois de uma barrancada de jeito... lixo!
    Depois, 580,00 por fenders... quase a mesma coisa de um bloqueio... não dá.

Há algum tempo eu vi num site acho que americano, a adaptação de fenders do land, em um vitara... tem que procurar em ferro-velho.

Resumindo, não temos saída. Amanhã vou estar com um conhecido meu que trabalha como revenda de perfis de borracha industriais. De repente aparece algum que dê para adaptar.

Conforme fôr, posto aqui. Abs.
  • 31/07/2012, 11:05
    nanito
    Citação:

Nanito, fui eu que achei esses fenders, até foi no mercado livre! Mas, além de muitooooooooooooooo caros, até já vejo eles depois de uma barrancada de jeito... lixo!
    Depois, 580,00 por fenders... quase a mesma coisa de um bloqueio... não dá.

Há algum tempo eu vi num site acho que americano, a adaptação de fenders do land, em um vitara... tem que procurar em ferro-velho.

Resumindo, não temos saída. Amanhã vou estar com um conhecido meu que trabalha como revenda de perfis de borracha industriais. De repente aparece algum que dê para adaptar.

Conforme fôr, posto aqui. Abs.

Beleza! Eu andei olhando até fenders que tem nos paralamas de onibus, mas pra prender só rebitando mesmo. A solução é prender por fora, como nos fenders dos links que mandei acima.

Abraço!
  • 31/07/2012, 14:25
    aryrj
    Nada!!! Mais de mil modelos de perfis e nada que dê certo. Só tem um jeito: criatividade.
    Tô bolando um de alumínio e borracha... Qdo tiver o projeto, mostro e a gente discute. Ou volta pro zero de novo!

É irritante!
  • 31/07/2012, 15:38
    aryrj
    Rapaz... tô quase indo ao funileiro.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 18 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131415161718 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:15.