Powered by vBulletin

Vitara, pneu maiores e a necessidade de corte do paralama

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 18 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/03/2012, 12:08
    aryrj
    mairo, na sua região existe uma frota considerável de caminhões e carretas! Não é possível que não exista um lugar que faça alinhamento técnico... O caster é o alinhamento (ou não) da roda em relação ao eixo vertical, mas no plano longitudinal da viatura e não no plano transversal, que é o câmber.
  • 20/03/2012, 12:14
    nanito
    Citação:

Postado originalmente por mairo Ver Post
    psssss!!! cidadezinha com meia duzia de habitantes, não tem! vou dar uma de juvenil agora, o caster é nada mais que o alinhamento de roda????

Às vezes, só dando uma olhada já resolve. Dá uma olhada nas tuas rodas dianteiras e vê se elas estão bem centralizadas no paralamas. Se não estiverem, tem necessidade de corrigir o cáster. Com certeza aí na tua cidade deve ter alguém que faça esse tipo de serviço. Se não, te indico a autolongarina em POA, no bairro navegantes. Lá eu ajeitei isso no meu antigo Vitara. O cáster desalinha por causa de pancadas excessivas na suspensão ou alguma batida feia da viatura. Fazer lift de suspensão não mexe no cáster.
  • 20/03/2012, 12:19
    aryrj
    Citação:

Postado originalmente por nanito Ver Post
    Às vezes, só dando uma olhada já resolve. Dá uma olhada nas tuas rodas dianteiras e vê se elas estão bem centralizadas no paralamas. Se não estiverem, tem necessidade de corrigir o cáster. Com certeza aí na tua cidade deve ter alguém que faça esse tipo de serviço. Se não, te indico a autolongarina em POA, no bairro navegantes. Lá eu ajeitei isso no meu antigo Vitara. O cáster desalinha por causa de pancadas excessivas na suspensão ou alguma batida feia da viatura. Fazer lift de suspensão não mexe no cáster.

Exatamente isso.
  • 20/03/2012, 12:44
    mairo
    só tem em pelotas, 60 km daqui! por aqui é no olhometro! rsrsrs ou inventometro! rsrsrs

ja usamos um "plumo" (ferramenta de pedreiro levantar as paredes bem retas) para corrigir o camber! e o mecanico inventou outra ferramenta para corrigir o chamado alinhamento de roda, é uma geometria rudimentarizada!!! ou o tal caster! é uma engenhoca! hehehehe
  • 20/03/2012, 13:55
    aryrj
    A tal ferramenta deve ser o "nivi de bôia"! kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!
  • 20/03/2012, 18:46
    leobnaval
    Lift de susp. altera o caster sim, mas é bem pouco.

Putz se você não achar um auto center que tenha alinhamento computadorizado, pode viajar para achar um lugar que tenha huahauhauha.
    Tendo alinhamento computadorizado, você pede todos os ângulos da susp.: cambagem, divergência ou convergência, cáster, etc...

Com os valores na mão fica bem mais fácil saber se precisa corrigir alguma coisa ou não.

[]s
  • 20/03/2012, 19:26
    aryrj
    Citação:

Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Lift de susp. altera o caster sim, mas é bem pouco.

Putz se você não achar um auto center que tenha alinhamento computadorizado, pode viajar para achar um lugar que tenha huahauhauha.
    Tendo alinhamento computadorizado, você pede todos os ângulos da susp.: cambagem, divergência ou convergência, cáster, etc...

Com os valores na mão fica bem mais fácil saber se precisa corrigir alguma coisa ou não.

[]s

É necessário que, salvo engano meu, além do equipamento, também tenha os dados do carro, que pra nós é bem difícil. E teoricamente um lift de suspensão não deveria alterar o caster, pelo menos eu não consigo ver como em um vitara. Eu mencionei caster anteriormente, porque há como mexer no posicionamento das rodas, no caso de pneus maiores, alterando o caster. Mas não é algo que se faça num centro de alinhamento.
  • 20/03/2012, 19:49
    mauricioalan32
    Mairo, o caster vc consegue regular pelos dois parafusos que fixam o amortecedor ao cubo de roda, se nao me engano, no meu jipe o mecanico apenas "ovalou" diagonalmente o furo superior para ter mais regulagem para compensar o angulo da bandeja. Quanto a geometria, vc ajusta usando apenas uma haste telescopica (até uma antena automotiva serve), deixando a base inferior e superior entre os pneus com as mesmas medidas!

Abs
  • 20/03/2012, 20:23
    aryrj
    Desculpe se eu estiver errado mauricio, mas isso não é regulagem de camber?
  • 20/03/2012, 23:13
    mauricioalan32
    ich caramba, e agora... sabe q nem eu sei?!
  • 21/03/2012, 08:04
    mairo
    1 Anexo(s)
    mauricio, até onde sei este é o camber, este ai eu ja ajustei o máximo que deu, usando um "PRUMO", é uma ferramente bem simples usada por pedreiros pra verificar a inclinação de uma parede, é como se fosse um pendulo vc coloca na borda de cima do aro e confere com a borda de baixo, cara funciona mesmo! nao adianta colocar o prumo no pneu pq ela faz barriga devido ao peso!

e a geometria ou abertura de roda ou agora caster, é uma engenhoca do mecanico, mas claro que a preguiça ainda nao deixou eu levar numa casa especializada! rsrsrsrs
    eis uma foto da ferramenta para camber!!!!!! hahahaha
  • 21/03/2012, 09:50
    aryrj
    Ah... eu fiz isso uma vez num opalão veio que eu tinha! Tinha o carro mas não tinha grana pra alinhar. Mas eu usei um "nivi de bôia" no disco de freio! Precisão absoluta!:)
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 18 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 08:06.