Também não sou nenhum especialista, mas pelo que vi a injeção direta é apenas na turbo, ou seja, um motor aspirado poderia se beneficiar do aditivo do combustível. E mesmo para as XT, a presenção do aditivo não necessariamente irá danificar, apenas não ajuda na remoção de resíduos das válvulas de admissão. Se a gasolina aditivada fizesse mal ao carro, quem abastece com Podium iria ter problemas, uma vez que essa gasolina também é aditivada.
Outro fator importante de comparar a comum com a aditivada é saber que a octanagem é a mesma (87), ou seja, não vejo como é vantajoso usar a gasolina comum. O pessoal de concessionária muitas vezes fala as coisas sem saber.
Também acho que a gasolina aditivada não fará mal, mas em termos de escolha racional não dá para argumentar. No caso da gasolina aditivada, considerando motor de injeção direta: 99,9% de gasolina ruim brasileira +0,1% de qualquer líquido inútil pagando mais caro que 100% de gasolina ruim brasileira... colocado deste jeito não é difícil estabelecer a melhor escolha. Pelo menos com a Podium, leva-se 99,9% de gasolina menos pior brasileira. De acordo com a petrobras, gasolina aditivada é a gasolina comum com aditivo.
O uso da gasolina podium se justificava pela menor quantidade de enxofre. Hoje a gasolina podium possui 30 ppm de enxofre, enquanto a comum 50 ppm. Por outro lado, olhando apenas pelo desempenho, não se justifica o uso da podium, uma vez que o ganho nesse quesito pela sua utilização, segundo testes realizados, proporcionalmente, é pequeno comparando-se a diferença de preço entre as duas gasolinas que varia de 30 a 40%.
Atual Suzuki S-Cross GLS All Grip 2015/16
ex-Grand Vitara Prata Aut 4x4 2011/2
O uso da gasolina podium se justificava pela menor quantidade de enxofre. Hoje a gasolina podium possui 30 ppm de enxofre, enquanto a comum 50 ppm. Por outro lado, olhando apenas pelo desempenho, não se justifica o uso da podium, uma vez que o ganho nesse quesito pela sua utilização, segundo testes realizados, proporcionalmente, é pequeno comparando-se a diferença de preço entre as duas gasolinas que varia de 30 a 40%.
Eduardo, o problema hoje é confiar na Petrobras que detém o monopólio de combustíveis no pais, a bandeira Ipiranga que hoje pertence a Petrobras eu também não confio, enfim, hoje em dia a gasolina vendida como comum pode ser também a gasolina formulada (composta de 200 solventes leves) antes ilegal e recentemente legalizada no governo Dilma, essa maldita G. formulada hoje é comercializada em todo o território nacional, a grande verdade é que nós não sabemos mais o que estamos comprando.
Lixo por lixo eu prefiro usar gasolina comum da bandeira Shell.
A informação que tenho é que a Petrobras tem o monopólio das refinarias de tal modo que ela distribui o combustível para todas as marcas, que então dão o seu tratamento e vende-se por diferentes bandeiras. Ou estou errado ? espero que sim, pois desconhecia este fato da gasolina G.
Ou ainda, será que é possível maior octangem em uma gasolina composta por tantos solventes? Seria este mais um motivo para usar a podium, ou não?
Seja como for, decidi usar a podium por gerar quase metade de enxofre, já em uma atitude preventiva da carbonização uma vez que pretendo ficar com minha SF XT por muito tempo!
Abraços
Daniel
Postado originalmente por acalister
Eduardo, o problema hoje é confiar na Petrobras que detém o monopólio de combustíveis no pais, a bandeira Ipiranga que hoje pertence a Petrobras eu também não confio, enfim, hoje em dia a gasolina vendida como comum pode ser também a gasolina formulada (composta de 200 solventes leves) antes ilegal e recentemente legalizada no governo Dilma, essa maldita G. formulada hoje é comercializada em todo o território nacional, a grande verdade é que nós não sabemos mais o que estamos comprando.
Lixo por lixo eu prefiro usar gasolina comum da bandeira Shell.
A informação que tenho é que a Petrobras tem o monopólio das refinarias de tal modo que ela distribui o combustível para todas as marcas, que então dão o seu tratamento e vende-se por diferentes bandeiras. Ou estou errado ? espero que sim, pois desconhecia este fato da gasolina G.
Ou ainda, será que é possível maior octangem em uma gasolina composta por tantos solventes? Seria este mais um motivo para usar a podium, ou não?
Seja como for, decidi usar a podium por gerar quase metade de enxofre, já em uma atitude preventiva da carbonização uma vez que pretendo ficar com minha SF XT por muito tempo!
Abraços
Daniel
Daniel, na teoria a Podium seria a melhor gasolina no mercado brasileiro, infelizmente eu não confio mais na marca, quem é que me garante a qualidade e a composição dessa Podium, o governo e os marqueteiros?
Bom dia senhores.
Estive dando uma olhada no manual, mas não achei nada a respeito do amaciamento do motor. Qual seria a recomendação?
Acabei de pegar o xt novo e o 2011 (230 CV, 75000 km, pneus Michelin Primacy 3 novinhos) estou vendendo.
Não sei se já te responderam pois fiquei uns dias off do fórum, peguei minha XT zero faz um mês e o que li é que não é bom ultrapassar os 4mil giros antes de 2.500km rodados.