Resumindo:
Na dúvida ... dentro das possibilidades, o melhor é utilizar mesmo a podium ... este veículo merece ser tratato “a pão-de-ló” ...
Versão Imprimível
Kalydor tanto o N/A como o T/A são injeção direta
Também acho que a gasolina aditivada não fará mal, mas em termos de escolha racional não dá para argumentar. No caso da gasolina aditivada, considerando motor de injeção direta: 99,9% de gasolina ruim brasileira +0,1% de qualquer líquido inútil pagando mais caro que 100% de gasolina ruim brasileira... colocado deste jeito não é difícil estabelecer a melhor escolha. Pelo menos com a Podium, leva-se 99,9% de gasolina menos pior brasileira. De acordo com a petrobras, gasolina aditivada é a gasolina comum com aditivo.
O uso da gasolina podium se justificava pela menor quantidade de enxofre. Hoje a gasolina podium possui 30 ppm de enxofre, enquanto a comum 50 ppm. Por outro lado, olhando apenas pelo desempenho, não se justifica o uso da podium, uma vez que o ganho nesse quesito pela sua utilização, segundo testes realizados, proporcionalmente, é pequeno comparando-se a diferença de preço entre as duas gasolinas que varia de 30 a 40%.
Eduardo, o problema hoje é confiar na Petrobras que detém o monopólio de combustíveis no pais, a bandeira Ipiranga que hoje pertence a Petrobras eu também não confio, enfim, hoje em dia a gasolina vendida como comum pode ser também a gasolina formulada (composta de 200 solventes leves) antes ilegal e recentemente legalizada no governo Dilma, essa maldita G. formulada hoje é comercializada em todo o território nacional, a grande verdade é que nós não sabemos mais o que estamos comprando.
Lixo por lixo eu prefiro usar gasolina comum da bandeira Shell.
Oi Acalister
A informação que tenho é que a Petrobras tem o monopólio das refinarias de tal modo que ela distribui o combustível para todas as marcas, que então dão o seu tratamento e vende-se por diferentes bandeiras. Ou estou errado ? espero que sim, pois desconhecia este fato da gasolina G.
Ou ainda, será que é possível maior octangem em uma gasolina composta por tantos solventes? Seria este mais um motivo para usar a podium, ou não?
Seja como for, decidi usar a podium por gerar quase metade de enxofre, já em uma atitude preventiva da carbonização uma vez que pretendo ficar com minha SF XT por muito tempo!
Abraços
Daniel