Postado originalmente por
ASXAWD
Daniel, seu receio é com o consumo da XT? Caso positivo, é fato que os motores turbinados incitam a pisar mais e consequentemente fazer cair a média de quilômetros rodados por litro de combustível.
Mas por experiência própria, se o motorista preferir pisar menos e manter-se atento ao consumo de combustível, rapidamente terá referências de como rodar de forma eficiente sem esforços.
Uma maneira simples, claro, é pisar no acelerador de forma suave. Outra maneira interessante é utilizar as marchas (8 na XT) mantendo a rotação do motor mais baixa possível, dentro da menor faixa de torque necessária na maior parte do tempo. Com isso o motorista pode conduzir sem utilizar a compressão da turbina, ou seja, utilizando menor potência, e consequentemente menos combustível.
Segundo dados do site
SUBARU | Forester | Specifications | 2.0i / 2.0i Premium em 2.400rpm já tem o torque máximo. Isso quer dizer, na prática, que você não precisa subir giro além disso pra rodar com seu carro de forma satisfatória - provavelmente você andaria na mesma velocidade de um outro carro 2.0 tentando arrancar um pouquinho mais rápido...
Ainda na falando da XT, há o SI-Drive, que tem três modos de condução: Intelligent, Sport e Sport Sharp. Basicamente o motorista diz ao motor e câmbio como eles devem responder quando o acelerador for pressionado. É como se existisse três mapas diferentes de injeção e você teria respostas diferentes em cada uma das modalidades. Esse sistema da Subaru já equipa alguns carros já há quase 6 anos...
Mais um detalhe é que nesse motor, existe injeção direta, o que aumenta a eficiência do aproveitamento de combustível...
Tem várias avaliações em diversos sites elogiando o baixo consumo de combustível desse motor.
Detahes das especificações da Forester XT em:
SUBARU | Forester | Technology
Finalmente eu ainda não sei como a Forester XT está reagindo à nossa gasolina comum. Também não sei qual a recomendação de qual gasolina usar descrita no manual...
O fato é que o consumo de combustível da XT não parece ser um assunto pra preocupar!
T+