Na verdade eles trocaram os 04 bicos injetores + a valvula dosadora, mas mesmo assim o problema persiste. Como disse nos post anterior sugeri que investigassem o alarme positron que tvz possa estar causando a pane. Vamos ver....
Pessoal, olá. Vou passar uma dica que peguei de um especialista que conhece bastante o motor da Sorento. Eu também passei por esse problema do apagão, tanto na 2005 como na 2008 que tenho hoje. Nesta última, foi feito limpeza no tanque, foi trocado o filtro do diesel, usei S50, S10 e mesmo assim tive seis apagões entre Porto alegre e Gramado e mais cinco na volta! kkkk.
Não estou afirmando nada, mas talvez alguns "especialistas" estão diagnosticando trocar bicos, ou outras coisas caras para "valorizar o serviço", mas no entanto, a troca da válvula de alívio que fica na extremidade do "common rail" pode ser a solução do problema. As informações da peça estão nas fotos em anexo.
Esta válvula de alívio vem de fabrica calibrada para abrir em +\- 1500 bar. No meu caso, estava abrindo em 400 bar, ou seja, mesmo o sistema "mandando ver" diesel para se chegar a potência que se quer, a tal válvula não deixa a pressão subir e esse desequilíbrio é detectado pela ECU que desarma o motor.
Espero ter ajudado!
Muito bem lembrado Beto4x4, no meu caso fiz o teste de pressão da abertura desta válvula e estava dentro da especificação. Lembro-me que na época os "especialistas" tinham condenado a bomba de alta, mas depois de vários testes eu cheguei mesmo à conclusão de que 3 dos bicos estavam com um retorno muito excessivo, impressionantes 50ml em 15s e com isso dava a perda de pressão no commonrail, até que depois de trocados os bicos, nunca mais deu o problema.
Se possível, teria como informar onde comprou e valor desta válvula, é bom ter estes contatos.
abraço
Eu pensando que o fórum estava devagar...não recebi mais os emails de novas postagens...e preciosas informações sendo postadas.
Wolleo: ótima explicação! A um tempo atrás eu já tinha pesquisado sobre a EGR e sobre seus problemas com fuligem, estava pra fazer este serviço também. Poderia dizer o que tu quis indicar nas fotos 01 e 05 do post #950? Acho que vou fazer isto. Percebo que a minha perde um pouco de força em dias quentes e estou desconfiado desta válvula.
Senajr: que bom que conseguiu resolver. Eu ainda não me decidi onde comprar o kit de embreagem da minha.
EnioEG e Beto 4x4: quando tu relatou o problema, meu primeiro pensamento foi que o problema poderia ser esta válvula de alívio, que quando exigida estaria abrindo antes do tempo.
ffsias, nas fotos 1 e 5 do post#950 estou indicando os 3 parafusos necessários para a soltura do sistema EGR com seu cooler, assim podendo consecutivamente fazer a retirada do coletor de admissão. É que de primeira vista parece complicado fazer esta retirada, porém depois de solto este 3 parafusos, já fica possível empurrar o cooler da EGR para baixo e remover com facilidade o coletor. Em minhas pesquisas, antes de fazer este trabalho, tinha lido em alguns fóruns estrangeiros que era preciso retirar o motor de arranque para ter acesso a EGR; mas nada disso é preciso, por isso resolvi escrever este tópico.
O mais complicado é fazer a retirada do cachimbo que vem do escapamento, é uma peça de difícil acesso para manuseio por passar por trás do motor, mas nada impossível, paciência e uma boa alavanca resolve.
Abraço e boa sorte.
Isso, retirei nada, nem drenei o sistema de arrefecimento; simplesmente retirei o coletor de admissão para limpeza e depois bloqueei a entrada e a saída do sistema EGR com o tal flange cego.
Caros amigos boa noite, me cadastrei no site pois senti que aqui só tem fera !!!,
E como sou um novo proprietário de um Kia Sorento modelo 2007, 3.8 Gasolina 4x4, primeira vez com Kia, comprei de particular, sabendo de um único problema, mesmo assim sem nenhuma reclamação estou ADORANDO O CARRO.
Acredito ainda que aqui possa haver com certeza algum samaritano que poderia tirar algumas dúvidas minhas.
Detectei alguns problemas e gostaria de saber se alguém já os teve, e como corrigir, ou seja ao levar em um mecânico já quero ir com a solução.
Problema 1:
(Já comprei sabendo deste problema), pois não afeta o rendimento do carro, mas ... Bom ao Parar o veiculo utilizando o freio de pedal, ele dá um breve solavanco, tanto na posição cambio D Drive bem como em modo sequencial, ao se parar da um solavanco, o proprietário ao me vender comentou sobre este solavanco, e disse que já tinha até encomendado as buchas/borrachas com seu mecânico, e disse que era só trocar,. Mas não o fiz, pois não conhecia o mecânico dele. Hoje estou pensando em arrumar, pois ao passar do tempo este solavanco começou a me incomodar.
Problema 2:
Acontece somente quando o carro quer, Alavanca no modo D Drive, acelero e arranco com o carro, ele vai engatando as marchas sozinho, o que acontece é que se já tiver a uma certa velocidade e eu precisar de arrancar com mais potência, mesmo afundando o pé no acelerador, o carro não enche o motor com potencia, tipo para uma ultrapassagem, e fica lerdão, vai acelerando lentamente e até vai aumentando a velocidade, tenho a impressão de que algo acontece na transmissão que não deixa o motor acelerar,. Outras vezes, costumo parar, desligar o veiculo e religar, daí tudo volta ao normal, arrancadas excelentes, e retomadas maravilhosas, como se nada tivesse acontecido. Só para constar, se eu mudar para o modo sequencial, ele engata conforme desejo. Existe algum tipo de configuração que eu não saiba, e estou fazendo errado ? Ao parar em sinais/semaforos, as vezes costumo colocar em N Neutro, será que é isso que faz desativar alguma coisa.?
Problema 3:
Percebi em 2 situações, no sitio forcei uma arrancada na grama para testar os freios, eu sabia que iria escorregar, pelo menos imaginava assim, minha surpresa ao estancar o freio pisando no pedal, foi que a roda dianteira esquerda, deu uns solavancos, e fez aquele barulho de pastilha ferro com ferro, sei que é ABS, imagina qd vc freia o carro aos socos, ou seja, freia/solta/freia/solta... simultaneamente, então a roda fez isso, e foi um barulho, muito estranho, deu a impressão que o sistema detectou travamento de roda, e forçou a "soltagem" do freamento mesmo eu acionando o pedal, porém com a roda direita, tive a impressão que isto não aconteceu.
Hoje porém aconteceu isto em alta velocidade, dei uma arrancada rápida, a uns 80/90 km/h, e o transito na minha frente, vermelhou tudo, com o motor em modo de tração na marcha sequencial devia estar em 3 marcha pois foi uma puxada violenta, tive que subitamente frear o veiculo para não passar por cima dos demais a minha frente, me assutei pois o freio fez este tal barulho, e achei que não iria segurar, mas desviei e segurei, - Tão logo na sequencia ao estar em local com mais espaço, na Marginal Tiete em SP, com velocidade, aos 90km/H, tentei segurar rapidamente para testar o freio , e segurou normalmente. Não apresentando o mesmo problema.
Já olhei as pastilhas dianteiras e ainda estão na meia vida.
Desculpe pelo imenso texto, mas é o único jeito de expor os problemas, se alguém puder me ajudar, e não brigar comigo pelo tamanho do texto, desde já agradeço.
Carvalho, adquiri minha sorento a um mês, depois de um namoro de mais de ano, diesel 2008/2009, automática, top. Acabei de ler todos os posts agora, quanto conhecimento adquirido, agradecimentos a todos os foristas por tantas informações postadas. Dúvidas: 01) como é meu primeiro carro automático, não sei se é normal, mas quando vou parar numa esquina, percebo que o carro parece que tem alguma coisa solta, tipo sensação que quando você freia o tanque de combustível desloca seu volume pra frente, ou algo chega atrasado depois que paro, dando um "empurrão" no carro, as vezes acontece também quando saio. É normal, ou tem algo a ver com o diferencial que você citou?; 02) como se dá o travamento das portas, é após ligar a chave, as minhas não estão travando será que a garantia cobre?; 03) percebi um pequeno vazamento de óleo na turbina, vou perguntar ao dono anterior se ele fez algum reparo. Estou satisfeito com o carro, está apenas com 60.000km. Abs.
Quanto a Sua pergunta 01, acontecia comigo, e eu nem imaginava no porta malas, em cima do carpete tenho uma lona pesada e dobrada, o que acontece é que ela escorrega e ao bater no banco ou na tampa, faz exatamente o que vc citou... quem sabe vc nao tem algo solto no porta malas...
quanto a pergunta 02, o meu tb nao travava, foi so adicionar um alarme/modulo especifico, positron que resolvi o problema...
O problema 2) não seria que o câmbio não está reduzindo no modo D quando tu acelera? O item 3) me parece ser alguma coisa com o módulo do ABS. Se não me engano ele comanda as rodas individualmente.
O problema 2) não seria que o câmbio não está reduzindo no modo D quando tu acelera? O item 3) me parece ser alguma coisa com o módulo do ABS. Se não me engano ele comanda as rodas individualmente.
Olá ffsias, bom dia, o problema 02, é isso mesmo, normalmente funciona assim, a uma certa velocidade, qd se acelera, o motor sobe o giro, criando potencia por alguns segundos, de repente ele reduz a marcha e manda a potencia para as rodas..., a minha Sorento, faz isso SIM !!!, mas as vezes, ela NÃO faz...Depende do astral do carro entende .... daí somente parando e religando o motor dentro de alguns segundos.... Somente para constar, a dirigibilidade do cambio ou seja as trocas automáticas, tanto pra cima quanto pra baixo funcionam normalmente...quando se está no D.
Pesquisei e aprendi essa agora, bom se é dar um pisão e esmagar o acelerador no fundo, não testei isso ainda, mas hoje com certeza farei o teste e posto aqui. Costumeiramente eu apenas acelero um pouco mais, e sempre que funciona o motor sobe o giro, fazendo a redução sozinho, mas como postado anteriormente... só acontece qd o carro quer !!!