
Postado originalmente por
Cezar Castellões
Olá Geyson,
Verifique se o atuador pneumático da turbina VGT está OK, sem problemas de passagem de ar entre o eixo de acionamento e o guarda-pó flexível de borracha que veda o eixo do atuador, sem permitir fuga de ar :
1 - localize o atuador pneumático da VGT, fixado na turbina e que parece um solenoide mas que recebe uma conexão na parte superior onde é ligado o tubo de vácuo variável, controlado pela valvula proporcional que "modula" a depressão que atua nesse atuador.
2- desconecte o tubinho da parte superior do atuador e, com auxilio de um tubinho externo, sugue para verificar se existe rompimento ou fuga de ar (o correto é que ao sugar não ocorra fuga de ar, indicando boa vedação no eixo do atuador).
3 - caso exista fuga de ar há duas hipóteses: a) o guardapó está rompido ( trocar em garantia o atuador) ou b) reposicionar a dobra existente entre o eixo e o guarda-pó (que funciona bem se a borracha não estiver deformada).
Nos casos onde o vazamento de ar é grande (borracha rompida ou com grande deformação), ocorre expressiva perda do vácuo, o que faz com que o indicador vermelho de freio se acenda no painel após sucessivos premir do pedal de freio, o que pode, inclusive, prejudicar a frenagem nas descidas de serra.
RELAÇÂO com o PROBLEMA de FALTA de POTENCIA: Quando o atuador da VGT não é ativado ou sem ação, a turbina não adquire pressão nas baixas RPMs, deixando o carro fraco e sem força, além de aumentar a fumaça negra (falta de oxigenio).
Normalmente ocorre nos aclives/subida de serra, onde o carro tem dificuldade de aumentar a rpm quando sobre carga, ficando sem força.
Quando a vedação no eixo do atuador da VGT se dá por deformação da borracha do guarda pó, muitas vezes torna-se intermitente, pois a borracha se amolda quando quente e veda bem esporadicamente.
Apenas passei aqui a experiencia própria pois minha sorento apresentou o mesmo problema que for resolvido por mim pelo correto posicionamento da vedação entre o guarda pó e o eixo do atuador, o que fiz com uma minuscula pinça, dobrando o tubo final do guarda-pó para dentro , acabando com o problema.
De qualquer modo, verifique se o atuador não está com vazamento de ar (teste da sucção), pois o KIA deverá trocar em garantia.
ABçs, Cezar