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Tópico: Kia Sorento

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  • #1
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    ja achei....

    ffsias, vc conseguiu fazer esse passo a passo ?
    comprou o
    por qual motivo vc comprou esse atuador? turbina dava algum problema ? gostaria de saber se caso eu tenha q fazer isso na minha, já vou me programar..assim n faço corretiva, e sim preventiva


    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Certamente Drosssor51!

    Eu mesmo vou trocar e faço um passo-a-passo do processo. Achei um fórum russo onde tem os passos para desmontar o atuador.

    Me cobraram 60% do valor da nota (Receita Federal) e mais R$53,00 de ICMS (estado). Arredondando saiu por R$350,00. Estou pensando inclusive em encomendar o conjunto rotativo da turbina.

    Abraço,
    4X4 Brasil
    Marcelo :KMKZ:
    Full HPE 3.2 TD 04/05

  • #2
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    Citação Postado originalmente por kamikhazi Ver Post
    ja achei....

    ffsias, vc conseguiu fazer esse passo a passo ?
    comprou o
    por qual motivo vc comprou esse atuador? turbina dava algum problema ? gostaria de saber se caso eu tenha q fazer isso na minha, já vou me programar..assim n faço corretiva, e sim preventiva
    Marcelo,

    Não lembro se fiz, mas postei o material que tirei do GDS, onde tem as instruções de troca. Troquei porque a membrana estava furada, e deste modo a turbina não variava. Acaba por tirar um pouco da força em giros baixos, que é a vantagem da turbina VGT.

  • #3
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    Minero22 e Celso,

    O código daquela chapa é 291103E210. Número de peça do sistema da Kia.

  • #4
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    Protetor de carter

    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Minero22 e Celso,

    O código daquela chapa é 291103E210. Número de peça do sistema da Kia.
    Obrigado, FFsias. Cara, dei uma olhada no link russo que vc postou, bem interessante. Vc foi mágico de encontrar aquilo (em Russo!!!). Mesmo com o link demorei um pouco para localizar e abrir as imagens...
    Respondendo também ao Celso, o tel. da distr. de peças em SP é (11) 2341-0386/2341-0235. Não sei qual é a marca dos amortecedores originais. Abraço a todos.

  • #5
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    Pessoal,

    Fiz a troca do atuador da turbina. O procedimento é relativamente simples. Não tirei fotos....mãos sujas não combinam com máquina fotográfica, portanto recomendo olharem aquele fórum russo que postei o link. (KIA Sorento ? ???????? ???? - ???????????, ????????, ?????? ? ????????? ????????? ???????)

    1) Retirar o filtro de ar inteiro, afim de abrir espaço
    2) Medir o batente inferior da alavanca. Mas medir precisamente....eu usei um paquímetro. Anotar esta medida.
    3) Soltar a contra porca do batente e rosqueá-lo para baixo.
    4) Soltar a contra porca da haste do atuador e separa a haste da parte que vai presa na alavanca.
    5) Soltar os parafusos que prendem o atuador na turbina.

    O procedimento de colocação é o inverso da retirada, atentando para o parafuso batente, que deve ser colocado na mesma altura (medida antes da desmontagem). A haste do atuador deve ser regulada de modo que com determinada pressão ela encoste no batente. Eu usei um vacuômetro para fazer esta medida que deve ser 60 +/- 1kPa (0,6 kg +/- 0,01 kg / cm 2, 17,4 +/- 0.3inHg).

    Uma coisa que ainda estou a procura é como deve funcionar de fato o solenoide de controle do atuador. Até achei, mas não sei se ele deve aliviar o vácuo só subindo o giro do motor ou se é em velocidade... Tirei ele fora e testei (ele funciona em 12v). Está atuando como deve e a bomba de vácuo também está ok, pois testei com o vacuômetro também.

    O motor teve nítida melhora no desempenho. Está mais forte nas arrancadas, mais consistente. Até as trocas de marcha melhoraram. Achei só que ele ficou um pouco mais áspero. Estou curioso para ver se o consumo vai melhorar também.

    Abraço,

  • #6
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    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Pessoal,

    Fiz a troca do atuador da turbina. O procedimento é relativamente simples. Não tirei fotos....mãos sujas não combinam com máquina fotográfica, portanto recomendo olharem aquele fórum russo que postei o link. (KIA Sorento ? ???????? ???? - ???????????, ????????, ?????? ? ????????? ????????? ???????)

    1) Retirar o filtro de ar inteiro, afim de abrir espaço
    2) Medir o batente inferior da alavanca. Mas medir precisamente....eu usei um paquímetro. Anotar esta medida.
    3) Soltar a contra porca do batente e rosqueá-lo para baixo.
    4) Soltar a contra porca da haste do atuador e separa a haste da parte que vai presa na alavanca.
    5) Soltar os parafusos que prendem o atuador na turbina.

    O procedimento de colocação é o inverso da retirada, atentando para o parafuso batente, que deve ser colocado na mesma altura (medida antes da desmontagem). A haste do atuador deve ser regulada de modo que com determinada pressão ela encoste no batente. Eu usei um vacuômetro para fazer esta medida que deve ser 60 +/- 1kPa (0,6 kg +/- 0,01 kg / cm 2, 17,4 +/- 0.3inHg).

    Uma coisa que ainda estou a procura é como deve funcionar de fato o solenoide de controle do atuador. Até achei, mas não sei se ele deve aliviar o vácuo só subindo o giro do motor ou se é em velocidade... Tirei ele fora e testei (ele funciona em 12v). Está atuando como deve e a bomba de vácuo também está ok, pois testei com o vacuômetro também.

    O motor teve nítida melhora no desempenho. Está mais forte nas arrancadas, mais consistente. Até as trocas de marcha melhoraram. Achei só que ele ficou um pouco mais áspero. Estou curioso para ver se o consumo vai melhorar também.

    Abraço,

    Prezado, boa noite.

    somente uma dúvida. o seu carro 2007 é AT Diesel?

    obrigado!

  • #7
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    Pessoal,

    Fiz a troca do atuador da turbina. O procedimento é relativamente simples. Não tirei fotos....mãos sujas não combinam com máquina fotográfica, portanto recomendo olharem aquele fórum russo que postei o link. (KIA Sorento ? ???????? ???? - ???????????, ????????, ?????? ? ????????? ????????? ???????)

    1) Retirar o filtro de ar inteiro, afim de abrir espaço
    2) Medir o batente inferior da alavanca. Mas medir precisamente....eu usei um paquímetro. Anotar esta medida.
    3) Soltar a contra porca do batente e rosqueá-lo para baixo.
    4) Soltar a contra porca da haste do atuador e separa a haste da parte que vai presa na alavanca.
    5) Soltar os parafusos que prendem o atuador na turbina.

    O procedimento de colocação é o inverso da retirada, atentando para o parafuso batente, que deve ser colocado na mesma altura (medida antes da desmontagem). A haste do atuador deve ser regulada de modo que com determinada pressão ela encoste no batente. Eu usei um vacuômetro para fazer esta medida que deve ser 60 +/- 1kPa (0,6 kg +/- 0,01 kg / cm 2, 17,4 +/- 0.3inHg).

    Uma coisa que ainda estou a procura é como deve funcionar de fato o solenoide de controle do atuador. Até achei, mas não sei se ele deve aliviar o vácuo só subindo o giro do motor ou se é em velocidade... Tirei ele fora e testei (ele funciona em 12v). Está atuando como deve e a bomba de vácuo também está ok, pois testei com o vacuômetro também.

    O motor teve nítida melhora no desempenho. Está mais forte nas arrancadas, mais consistente. Até as trocas de marcha melhoraram. Achei só que ele ficou um pouco mais áspero. Estou curioso para ver se o consumo vai melhorar também.

    Abraço,
    Prezado Ffsias, bom dia!
    Peguei meu carro novamente na retífica e estou andando a uns 15 dias, tudo parece bem, contudo, ontem ele perdeu força e percebi que o atuador da turbina tinha parado de vez (bem como vc me alertou), como já comprei outro vou fazer a troca hoje.
    A minha pergunta é como fez para testar a solenoide que aciona o atuador, li os documentos que postou mas fiquei na dúvida... A escala de resistência é a de 20K? Se for de cara acho que minha solenóide se fudeu, já na escala de 200 está dando 17,5, o que também estaria fora. E como ela deveria operar com e sem energia? Como o ar passa em cada condição?
    Outra pergunta... você conseguiu abrir a proteção do filtro de ar da solenóide? Tentei abrir para limpar , mas estou com receio de quebrar.
    Enfim, se realmente pifou alguém sabe onde encontro?
    Obrigado pela ajuda!
    PH ABREU
    FALECIDA SORENTO 2008/09 EX 2.5 VGT 4x4 Diesel 170cv DESCANSE EM PAZ!

  • #8
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    Olá,

    Não, é MT diesel. A AT é 2009.

    Abraço.
    4X4 Brasil

  • #9
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    Senhores,

    Boas a todos...!!

    Semana passada fui rebocado !!!

    Ao fazer um passeio até a Pedra Grande em Atibaia, um cascalho deve ser pulado e atingiu em cheio a mangueira do óleo do cambio automático.... fica bem embaixo na parte da frente.... Em poucos metros deu um apagão e acendeu a luz de check... parei a VTR e fui verificar.... tal que tinha uma poça de óleo embaixo e pude constatar que ero o do cambio pela sua cor avermelhada... Voltei de guincho....!!! FRUSTRADO...!!! Principalmente por não ter achado ainda o protetor de carter...!!

    Não achei o tal RED 1 e a CCS me indicou o Dextron III, fiz o serviço em um mecânico de cambios automaticos de importados... foram trocados 6,5 litros + filtro de óleo = R$ 500,00

    Agora estou pensando em fazer alguns up grades, além do protetor de carter.... que ainda não achei na CCS aqui de Sampa....

    Alguém já substituiu o tanque por tanque de plástico na Sorrento?

    Alguém já colocou, além do filtro de combustível, o filtro separador de partículas e água?

    Abraços a todos....!!!
    Celso/Família ZECA Expedições e Aventuras
    Sorento EX 06 140 cv
    Pajero IO 02 BF A/T Lift 1,5 Parachoque Four Wheel Protetor Road Tech

  • #10
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    Celso,

    Mas até parece que tu estava adivinhando que teria problema por não ter a chapa....

    Salvo engano, o Dexron III não serve nesta caixa, tem que ser o RED1. O Dexron era para a caixa antiga, de 4 marchas. Não deve ter esgotado todo o óleo, já que são 10 litros.

    Esta questão do filtro separador eu já andei pensando em colocar, até andei olhando preços, mas ainda não decidi. Mas acho que é um upgrade bem útil.

    Abraço!

  • #11
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    Dá uma olhada com este pessoal, pode ser que tenham o protetor:


    PROTETOR DE CARTER KIA- COPEV

  • #12
    Usuário Avatar de ffsias
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    Troquei o rolamento de uma das polias. Já estava fazendo um pouco de barulho:

    Kia Sorento-20140920_150732.jpg

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