prezados Senhores,
Embora tenha recebido uma comunicação via e-mail, comunicando que o atendimento ao meu veículo não seria feito em garantia , estive hoje na Klhan e coincidentemente estavam desmontando todo o motor para segundo informações , análise do setor de SUPORTE , da Kia, que virá de São Paulo , ainda bem que algupem ainda teve um bom senso de examinar melhor o problema e gostaria então de fazer mais algumas considerações e que estas sejam encaminhadas á este departamento que acredito seja técnico.
1 - Como já informei com documentos, meu carro teve utilizado pela CCs KIRIO , na revisão dos 50.000Km, óleo fora da especificação, mais precisamente Motul 15W40 , como no próprio manual do veículo fala o uso de óleo fora da especificação pode causar danos ao motor, que danos seriam estes ????
2 - Como também já informei com fotos e documentos, o problema em meu veículo, aconteceu dentro do Túnel da Covanca , na linha amarela, em uma semana que nem chuva caiu no Rio.
3 - O "indício" de calço hidráulico , que a Klhan se baseou para dar este laudo completamente absurdo , foi o filtro de Ar estar "encharcado" , estranho esta informação , pois para encharcar o filtro preciso ter água acima da caixa de roda, visto a posição da entrada do filtro protegida pelo paralama direito , isso depois de 22 dias do carro parado, que foi o tempo do dia do acidente até a informação da água no filtro e hoje quando estive na Klhan, o filtro estar absolutamente seco nem nas ranhuras mias internas há sinal de água, uma semana depois de diagnosticarem o filtro "encharcado", é no mínimo estranho , se ficou 22 dias mantendo água, á ponto de estar encharcado, o que aconteceu para em 7 dias desaparecer por completo ???
3 - Ao presenciar a desmontagem do bloco, pude verificar a biela do terceiro cilindro partida em alguns pedaços , a corrente de sincronismo partida , isso evidencia a veocidade que estava mais ou menos 100 Km/h , como estar nesta velocidade com água na altura da caixa de roda ???
4 - Outro detalhe importante, o óleo ainda restante no carter , tinha um aspecto espesso diferente do usado nos Sorento, segundo os próprios mecânicos , mais ainda tinha um líquido esverdeado, que tinha aparência de água , que quiseram me convencer ser fruto do calço hidráulico , é evidente que foi fruto do rompimento das galerias de refrigeração rompidas no bloco, até porque o suposto pistão que segundo a Klhan sofreu calço hidráulico, só saiu com uma ponteira á marteladas , como poderia ter passado água ???
Finalizando, gostaria de estar presente no momento do exame das peças do motor pelo Engenheiro da Kia , para poder tirar quaisquer dúvida quanto ao problema.
Grato por sua atenção,
e na certeza de atendimento,
Luiz Cláudio de Carvalho