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Tópico: Kia Sorento

  • #721
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    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Este carro é 06/07, ainda está na garantia? Vale a pena fazer esta revisão na ccs se estiver prestes a sair do período de garantia? Com raros casos, estas garantias muito longas só servem pra amarrar o proprietário e fazer ele gastar mais do que o necessário.

    Eu comprei a minha em Março/12 e, teoricamente (não lembro a data de venda), ainda estaria na garantia pois é 07/07. Tu acha que levei pra fazer a revisão neles (e também é a de 60mil km) ? Negativo. Eu mesmo vou trocar e ver se é preciso trocar os tensores. Se os preços não fossem abusivos e não trocassem peças desnecessárias, até levava por comodidade.
    Amigos só para efeito de informação:
    Sorento 2007/2008 aut 140 cv:
    Revisão de 60k km: Valor R$ 1.130,00 com troca da correia e mão de obra, em 2010 (1º proprietário fez e estou com a nf)
    Revisão do 90 km: Valor R$ 753,00 com mão de obra,em 28/06/2012 (realizada em Maceió, na kia Francar).
    Caso alguém precise dos valores específicos de algum item é só pedir.
    Ah e a fumaça branca que pedi para alguém dar uma dica, a CSS no RJ já resolveu, passamos o scanner e não estava nada fora dos parâmetros, era o combustível, díesel comum de má qualidade da estrada BR-116 e dia muito frio de Petrópolis. Completei com o S50 que eu vinha abastecendo e melhorou.
    Valeu.

  • #722
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    Atualizando a Sina, Hoje foi feita a vistoria do Seguro e apresentada a "conta" , algo em torno de R$ 30.000,00 , só o parcial vai a R$ 22.841,00 , R$ 3.000,00 de mão de obra e o resto vai bomba de óleo , corrente, eles colocaram cabeçote e os eixos do comando de válvula mas á princípio foi recusado pelo vistoriador. A novidade é que parece que a Kia está enviando um perito independente, segundo informações da Klhan !!!
    Agora é aguardar o parecer da seguradora, que deve ser negando o serviço e ver esta história de perito, para ver onde vai ...

    Kako

  • #723
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    Kia Sorento-20120713_154911.jpgKia Sorento-20120713_153516.jpgPessoal, posto mais duas fotos do motor da Sorento, uma mostra o estado da cabeça do pistão que teve a biela quebrada, ela inclusive só saiu do bloco á marretadas, e a outra é do cabeçote, que aparentemente não danificou as válvulas, porém quebraram 03 balancins ,além de ter arrebentado a corrente de sincronismo. A junta do cabeçote está perfeita, alguém tem alguma pista do que pode ter acontecido, ou melhor o que pode ter causado o estrago, com mais estes detalhes ???
    Kako

  • #724
    Boa noite pessoal,

    A compra da Sorento esta quase finalizada, sou quase o mais novo proprietário rs.

    Vou fazer a troca de óleo e uma revisão assim que comprar, alguém sabe me dizer qual óleo usar?..ela é 2006-2007 com 140cv.

    Também já vi que vou ter que trocar os disco de freio dianteiro e as pastilhas....moro em SP, alguém sabe de algum lugar que venda essas peças mais barato?

    abraço
    obrigado
    Rodrigo

  • #725
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    Citação Postado originalmente por kako Carvalho Ver Post
    Kia Sorento-20120713_154911.jpgKia Sorento-20120713_153516.jpgPessoal, posto mais duas fotos do motor da Sorento, uma mostra o estado da cabeça do pistão que teve a biela quebrada, ela inclusive só saiu do bloco á marretadas, e a outra é do cabeçote, que aparentemente não danificou as válvulas, porém quebraram 03 balancins ,além de ter arrebentado a corrente de sincronismo. A junta do cabeçote está perfeita, alguém tem alguma pista do que pode ter acontecido, ou melhor o que pode ter causado o estrago, com mais estes detalhes ???
    Kako
    Boa noite ,
    Kako, Veja a seguinte hipótese:
    a) A especificação do oleo empregado pela CCS está absurdamente errada (já postei aqui e noutro forum da SSY Kyron), pois especifica-se 5w30 mas as CSS utiliza oleo com viscosidade maior (na via barra 5w40 ou até 10w40 - dizem ser especif. da KIA para nosso clima) e nesse seu caso usaram absurdamente 15W40 !!!
    b) com o 15W40 e considerando a baixa Km de seu carro ( bem menos de 100KKm), as folgas ainda pequenas não justificariam o use desse óleo bem mais viscoso nas baixas temperaturas, o que certamente acarretaria desgaste prematuro dos mancais da turbina enquanto na fase fria, podendo fazer aumentar a perda de óleo desse mancal em direção ao intercooler e daí ao bocal de admissão quando acumulado a ponto de ultrapassar alguns dos tubos de interconexão dos extremos do intercooler.
    c) Nesse caso passaria a haver um acúmulo de óleo lubrificante na parte baixa do intercooler que poderia ocasionar a sucção desse óleo para o plenum de admissão no momento de ultrapassagem do nível de um dos tubos paralelos do intercooler.

    Verifique:
    1 - Há óleo no interior do intercooler ou sujando as mangueiras que ligam intercooler ao plenum de admissão ?
    2- Estará o interior do plenum de admissão contaminado com óleo proveniente da fuga nos mancais da turbina?
    3- Como estará agora a folga do eixo da turbina? muito folgado?

    O calço hidráulico seria, então, proveniente da sucção de óleo acumulado na saída do intercooler que, por sucção de admissão, teria adentrado o plenum em qtd suficiente para produzir calço hidráulico ( vol>= vol da câmara/tx.compr .... vol >= (2500/4)/17,5 ... vol>= 35,7ml).
    Veja que é um volume considerável, que somente seria factível caso a mangueira do intercooler estivesse bem encharcada de óleo acumulado).
    *************************************
    Veja ainda que o uso do óleo 15W40 por si só é suficiente para prejudicar a lubrificação na fase fria do motor e, ainda, aumentar a pressão do óleo acima do normal - com mais probabilidade de vazamento nos mancais da turbina.

    Como vc viu vestígios de aditivo de radiador (verde ou ambar) no óleo, poderia ser proveniente de contaminação no momento que abriram o motor.

    Chegou a ver isso no óleo que vazou no chão ou durante o reboque ??

    Realmente os principais pontos a seu favor são
    - Uso de óleo fora da especificação na revisão da CSS,
    - Fato ocorreu num dia sem chuva, na linha amarela, com fotos do óleo derramado no chão seco.

    Qualquer que tenha sido a causa do dano, certamente ocorreu por falha do equipamento, portanto, em garantia.

    Espero que a KIA reconheça que não houve qualquer uso inadequado e cumpra co sua obrigação.

    Abraços, e Boa Sorte.

    Cezar - byCOC

  • #726
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    Citação Postado originalmente por Cezar Castellões Ver Post
    Boa noite ,
    Kako, Veja a seguinte hipótese:
    a) A especificação do oleo empregado pela CCS está absurdamente errada (já postei aqui e noutro forum da SSY Kyron), pois especifica-se 5w30 mas as CSS utiliza oleo com viscosidade maior (na via barra 5w40 ou até 10w40 - dizem ser especif. da KIA para nosso clima) e nesse seu caso usaram absurdamente 15W40 !!!
    b) com o 15W40 e considerando a baixa Km de seu carro ( bem menos de 100KKm), as folgas ainda pequenas não justificariam o use desse óleo bem mais viscoso nas baixas temperaturas, o que certamente acarretaria desgaste prematuro dos mancais da turbina enquanto na fase fria, podendo fazer aumentar a perda de óleo desse mancal em direção ao intercooler e daí ao bocal de admissão quando acumulado a ponto de ultrapassar alguns dos tubos de interconexão dos extremos do intercooler.
    c) Nesse caso passaria a haver um acúmulo de óleo lubrificante na parte baixa do intercooler que poderia ocasionar a sucção desse óleo para o plenum de admissão no momento de ultrapassagem do nível de um dos tubos paralelos do intercooler.

    Verifique:
    1 - Há óleo no interior do intercooler ou sujando as mangueiras que ligam intercooler ao plenum de admissão ?
    2- Estará o interior do plenum de admissão contaminado com óleo proveniente da fuga nos mancais da turbina?
    3- Como estará agora a folga do eixo da turbina? muito folgado?

    O calço hidráulico seria, então, proveniente da sucção de óleo acumulado na saída do intercooler que, por sucção de admissão, teria adentrado o plenum em qtd suficiente para produzir calço hidráulico ( vol>= vol da câmara/tx.compr .... vol >= (2500/4)/17,5 ... vol>= 35,7ml).
    Veja que é um volume considerável, que somente seria factível caso a mangueira do intercooler estivesse bem encharcada de óleo acumulado).
    *************************************
    Veja ainda que o uso do óleo 15W40 por si só é suficiente para prejudicar a lubrificação na fase fria do motor e, ainda, aumentar a pressão do óleo acima do normal - com mais probabilidade de vazamento nos mancais da turbina.

    Como vc viu vestígios de aditivo de radiador (verde ou ambar) no óleo, poderia ser proveniente de contaminação no momento que abriram o motor.

    Chegou a ver isso no óleo que vazou no chão ou durante o reboque ??

    Realmente os principais pontos a seu favor são
    - Uso de óleo fora da especificação na revisão da CSS,
    - Fato ocorreu num dia sem chuva, na linha amarela, com fotos do óleo derramado no chão seco.

    Qualquer que tenha sido a causa do dano, certamente ocorreu por falha do equipamento, portanto, em garantia.

    Espero que a KIA reconheça que não houve qualquer uso inadequado e cumpra co sua obrigação.

    Abraços, e Boa Sorte.

    Cezar - byCOC
    Olá César,
    Mais uma vez de agradeço pelas informações e vou tentar te responder e abaixo mais uma questão :
    A parte do Intercooler , eu não cheguei á ver , nem as mangueiras, quanto á turbina questionei na desmontagem e o Mecânico disse que aparentemente estava perfeita, pois dava para verificar a folga na mão, e foi o que ele fez e aparentemente não existe folga, seguindo estes parâmetros. Este líquido esverdeado, eu vi á primeira vez no dia do acidente e depois no dia seguinte no reboque e na desmontagem do motor , com o imbecil do Ger. da Klhan querendo me convencer que era água do "calço"
    Como sou curioso e não técnico , desculpe a ignorância e queria te perguntar o seguinte: No calço como não existe normalmente contato pistão e válvulas , tem alguma explicação técnica para quebra de 03 balancins do cabeçote , pela posição parcece que os que quebraram são os que ficam no 3º cilindro. O que você acha ??

    Grato,
    Abs, Kako

  • #727
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    Bom dia Kako,
    A presença do liquido verde (liquido do arrefecimento) antes da desmontagem do motor pode indicar que o calço ocorreu por entrada da água do arrefecimento na camara de combustão, decorrente de falha de junta do cabeçote ou por aspiração de água do resfriamento dos gases recirculados - EGR.
    Não observei se no Sorrento é usada a água do sistema de arrefecimento no esfriamento dos gases recirculados (sistema EGR), pois então poderia haver vazamento para o interior da admissão mediante falha no circuito de esfriamento dos gases que adentram a admissão via válvula do EGR.
    No entanto a presença do liquido de arrefecimento misturado ao óleo no solo, pode simplesmente ser explicado pela quebra de alguma galeria dàgua no momento do impacto do pistão ascendente com o calço hidraulico.
    Quanto aos balancins quebrados, a quebra da corrente de acionamento do comando de válvulas pode indicar que o pistão ou um fragmento do teria ficado preso na parte alta da câmara, chocando-se com as correspondentes válvulas e, pelas suas hastes, danificado os balancins - a corrente teria quebrado pelo travamento do eixo de comando.
    De qualquer modo, o calço hidraulico poderia ter diversas possíveis causas:
    - Tanto por água do sistema de arrefecimento (via juntas internas ou aspiração pelo caminho da EGR);
    - Por aspiração do excesso de óleo acumulado no intercooler (decorrente de excessiva folga do eixo da turbina; por falha de lubrificação por óleo inadequado;
    - Por excesso de combustível injetado por falha do injetor (travando) ou do circuito de acionamento dos injetores que teria entrado em "curto" e mantido bobina do injetor ativada direto;

    Realmente fica difícil determinar a causa sem a analise de todas essas possibilidades, tendo em visto que, após o dano, fica difícil encontrar uma "pista" nos destroços.

    Mais barato seria a KIA, baseada nas fotos do local do incidente, da poça de óleo no solo seco, no uso de óleo fora de especificação de seu próprio manual pela CSS, realizar a troca do motor, posto que assim poderia evitar maiores gastos na justiça e ainda ganhar a confiança de seus clientes.

    Abçs,
    Cezar

  • #728
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    Citação Postado originalmente por Cezar Castellões Ver Post
    Bom dia Kako,
    A presença do liquido verde (liquido do arrefecimento) antes da desmontagem do motor pode indicar que o calço ocorreu por entrada da água do arrefecimento na camara de combustão, decorrente de falha de junta do cabeçote ou por aspiração de água do resfriamento dos gases recirculados - EGR.
    Não observei se no Sorrento é usada a água do sistema de arrefecimento no esfriamento dos gases recirculados (sistema EGR), pois então poderia haver vazamento para o interior da admissão mediante falha no circuito de esfriamento dos gases que adentram a admissão via válvula do EGR.
    No entanto a presença do liquido de arrefecimento misturado ao óleo no solo, pode simplesmente ser explicado pela quebra de alguma galeria dàgua no momento do impacto do pistão ascendente com o calço hidraulico.
    Quanto aos balancins quebrados, a quebra da corrente de acionamento do comando de válvulas pode indicar que o pistão ou um fragmento do teria ficado preso na parte alta da câmara, chocando-se com as correspondentes válvulas e, pelas suas hastes, danificado os balancins - a corrente teria quebrado pelo travamento do eixo de comando.
    De qualquer modo, o calço hidraulico poderia ter diversas possíveis causas:
    - Tanto por água do sistema de arrefecimento (via juntas internas ou aspiração pelo caminho da EGR);
    - Por aspiração do excesso de óleo acumulado no intercooler (decorrente de excessiva folga do eixo da turbina; por falha de lubrificação por óleo inadequado;
    - Por excesso de combustível injetado por falha do injetor (travando) ou do circuito de acionamento dos injetores que teria entrado em "curto" e mantido bobina do injetor ativada direto;

    Realmente fica difícil determinar a causa sem a analise de todas essas possibilidades, tendo em visto que, após o dano, fica difícil encontrar uma "pista" nos destroços.

    Mais barato seria a KIA, baseada nas fotos do local do incidente, da poça de óleo no solo seco, no uso de óleo fora de especificação de seu próprio manual pela CSS, realizar a troca do motor, posto que assim poderia evitar maiores gastos na justiça e ainda ganhar a confiança de seus clientes.

    Abçs,
    Cezar
    oa b=
    Caro amigo, mais uma vez grato por sua boa vontade, mas meu questionamento, sobre a quebra dos balancins , é que o pistão que teve a biela quebrada e que ficou preso no bloco, estava embaixo , mas a dúvida é o seuinte para a quebra dos balancins necessariamente tem que ter havido choque pistão/válvulas , digo isso porque á princípio não estão querendo substituir o cabeçote e se houve choque deve ter algum empeno, não ????

    Grato,
    Kako

  • #729
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    Kako,
    Se a quebra ocorreu por calço hidraulico é certo que o cabeçote sofreu uma tremenda pressão justamente no cilindro onde houve a presença da água, o que quase sempre implica em empeno do cabeçote nesta região e muitas vezes quebras ou fissuras na proximidade da sede das válvulas que é uma região mais frágil, de menor resistencia mecânica (normalmente reforçada por estrias na parte posterior).
    Para reaproveitar o cabeçote terão de fazer uma avaliação acurada pois podem haver microfissuras na região citada e que podem comprometer o resultado final.
    O ideal é consultar pessoal com maior experiência em retífica e que está acostumado com acidentes desse tipo.
    Abçs, Cezar

  • #730
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    Wolleo,
    Mande fotos do seu common rail e também dessa válvula ladrão que vc comentou.
    Pode ser que sua valvula de alivio seja essa instalada diretamente na bomba e, nesse caso, se for possível, podemos utilizar um espaçador (shime) para dar mais pressão á mola, apenas para teste.
    Veja o link ao lado e compare se sua valvula de alivio seria como esta (para common-ral): Diesel Fuel Injection Repair for the Midwest | Diesel Truck and RV Repair | Truck and RV Performance Center | Huckstorf Diesel Pump and Injector Service Inc of Wisconsin
    Abçs,
    Cezar

  • #731
    Usuário Avatar de ffsias
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    Citação Postado originalmente por Cezar Castellões Ver Post
    A especificação do oleo empregado pela CCS está absurdamente errada (já postei aqui e noutro forum da SSY Kyron), pois especifica-se 5w30 mas as CSS utiliza oleo com viscosidade maior (na via barra 5w40 ou até 10w40 - dizem ser especif. da KIA para nosso clima)
    Porém existe diferença do óleo entre os motores de 140cv e 170 cv. Na de 140cv é indicado o óleo 10w30 e até o 15w40 (informação do manual)

    Sexta à noite troquei óleo e filtro da minha (140cv) e coloquei o 10w30 mais o filtro compado na ccs. Apesar do filtro da Besta 2.7 ter a rosca de mesma bitola, ele é maior, e preferi não arriscar colocando o específico dela.

    Aqui tem feito frio (muito) e percebi diferença no barulho do motor quando frio com o óleo novo.

  • #732
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    Urethane Cushion

    Alguém do fórum conhece ou já adquiriu este produto " Urethane Cushion" conhecido também como PC, é instalado nas molas e serve para diminuir o curso das mesmas fazendo com que o carro "pule" menos, melhorando o conforto em locais esburacados. O site do distribuidor é http://ttcpowercushion.yolasite.com/ .
    Descobri este produto no fórum do KYRON, alguns foristas instalaram e disseram que o carro ficou mais confortável, gostaria da opinião de vocês.
    Roberto Nery - TRAILBLAZER 2017/2018, ex Mohave 2009/2010 EX Diesel (excelente)
    ex. Sorento 2008/2009 - VGT 170CV

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