6420 : EGR(Exhaust Gás Recirculation) : Basicamente essa válvula é utilizada para reduzir as emissões de NOx através da recirculação de uma porção dos gases de escapamento, que assim retornam à câmara de combustão e formam parte de uma nova mistura ar-combustível, modificando a queima e mantendo as temperaturas em valores menores, favorecendo o surgimento de menores quantidades de NOx por isso mesmo. E como conseqüência, se o diesel não for o ‘bom’, vai contribuir para a formação de fuligem que pode vir a ‘travar’ essa válvula (como aconteceu com o meu carro, com diesel vermelho, hoje de comercialização proibida).
Devagar estamos notando a oferta do S-50 em alguns postos por aqui. Resta ver o preço e também o desempenho do motor com esse novo ‘alimento’!
Em Caxias, já tem no posto Capoani-Ipiranga, na BR-116 perto da Policia Rodoviária e perto da Daisul(informação deles, Daisul); também no posto BR-Casa Fagundes, na BR-116, mas em Vila Cristina, junto ao pedágio; e em Farroupilha, na saída dali para Bento Gonçalves, no posto Farrapos-Ipiranga, conforme info do colega forista Lc dalzoc .
Quanto ao meu Kyron, fiz a troca de óleo dos 45k km, lá Daisul/Caxias, por R$130,00. Quis aproveitar a ocasião para eliminar o ruído do ‘gritch-gritch’ quando em virando a direção em manobras, mas não gostei do resultado: eles só passaram um WD-40 que fez com que reduzisse algo nesse ruído, mas ele ainda está lá. Noutra ocasião, quando a assistência da SSY era através de uma terceirizada, o conjunto voltante + coluna da direção foi desmontado e substituída a tal borracha (que estava ‘mordida’) , eliminando por um tempo o problema. Acho que tanto ‘tira e bota’ esse conjunto do volante da direção para ajuste do air-bag (+ respectiva lâmpada) do motorista e tb do ‘piloto automático’ deve ter ocasionado o contratempo.
Para eliminar isso creio ser necessária a visita a alguma outra oficina de ccs ou a alguma terceirizada, a mesma que fez o serviço anteriormente, da maneira correta(depois da garantia) ......
Pedi para eliminarem um pequeno, leve e chato ruído (tipo ‘clonck’) ao se parar/arrancar o carro nos congestionamentos (com vidro fechado e ar ligado fica fácil de ouvir), oriundo da traseira do carro mas nada conseguiram descobrir ...
É isso.
Abs a todos.