x
Convex Datacenter

Tópico: Ssangyong Kyron

Usuário Avatar de vinicius10
    Entrada
    07/08/2011
    Local
    Araruama/RJ
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por IsmaelMatos Ver Post
    Boa tarde a todos,

Oi Fertag,

Não conheço muito do sul - do litoral só até o Farol de Sta. Marta (SC), e nada do interior. Mas já penso numa próxima esticada até o sul, até o Uruguai talvez e, claro, pelas praias e uma volta pela Serra Gaucha.

Na minha viagem até o Maranhão não penso mesmo em nada radical, só mesmo um passeio família pelas belas praias e dunas do nordeste, entremeadas por algumas poças e riachos, sem pretensão de inundar o carro. Penso que meus atolamentos na areia já estão garantidos e, por conta disso, preciso ter um mínimo de auto-suficiência para sair sozinho das minhas encrencas...

Ainda não tive oportunidade (coragem) de colocar o Kyron na areia. Prefiro completar primeiro o “kit resgate”. Escolhi como equipamentos mínimos:
    - um rádio VHF (o que inclui conseguir um registro como radioamador, com prova marcada para julho);
    - a proteção inferior Roadtech;
    - compressor de ar;
    - calibrador de pneus eletrônico
    - uma pá;
    - uma cinta de 10m X 9t e 2 manilhas;
    - ainda na dúvida sobre a prancha de desatolagem (mais um vídeo aqui - Terra Trax Sand Ladders Demo - YouTube). Há uma alternativa bastante interessante (vide X Trax - Bushranger), e um outro vídeo comparativo aqui - Overland Journal: Sand Ladder Test - YouTube . Acho possível preparar uma versão caseira da esteira usando borracha
    EVA, talvez menos eficiente que as pranchas rígidas (uma placa de 1m X 1m X 4cm de EVA custa uns R$100, mais cabo de aço e ferragens, o que daria 2 esteiras de 1,50m X 0,40m);

Quanto ao bagageiro, eu desisti. Se eu optar pelas pranchas de desatolagem, posso prendê-las diretamente no rack.

Faltam ainda o “kit reparos” e o “kit primeiros-socorros”.

Gostei da sugestão de gravar a viagem. Pretendo fazer um teste com uma webcam, presa sobre o centro do painel e ligada a um computador. Talvez eu precise de uma webcam melhor

--

Vinicius & 6420,

É muito animador saber do ótimo desempenho do Kyron na areia e que não é mesmo tão contrassenso assim andar sozinho pela areia da praia, mesmo em desrespeito à uma das máximas do fora-de-estrada de nunca andar sozinho numa trilha, desde que haja um mínimo de preparação.

Para este feriado, estou animado a dar um pulo até Itaipuaçú, no Buraco da Aeronáutica (vide - ). Com tanta chuva por aqui, a areia deve estar bem compactada. Noutra oportunidade, eu quero ir de Itaipuaçú até Arraial do Cabo, mas parece que há áreas onde não é permitido trafegar na praia – resta saber onde posso e onde não posso. Quanto à pressão dos pneus, penso em testar com a pressão normal de 30psi e baixar para 20 e depois 15. No desespero, posso baixar até 10psi só para escapar de algum atolamento. O compressor de ar já está garantido. Quero testar também o comportamento da tração em 4H e 4L.

Vinicius. Me interessei pelo protetor. Eu te ligo para conversarmos.

--

Elsiony,

Gostei da tua dica sobre os Power Cushions. Já solicitei uma cotação para os representantes aqui no Brasil. Encontrei uma discussão sobre o uso dos PC aqui no Brasil (vide POLÊMICA: Power Cushion é legal ou não? » NOVO CERATO - Um pouco de tudo a respeito da convivência diária com o novo modelo da Kia.), mas parece que a tal restrição não mais existe já que o tal inciso IV do art. 8* da Resolução Nº 292/2008 do Contran foi modificado pela da Resolução Nº 319/2009.Fora o aspecto legal, é interessante a leitura. Talvez a vida mais curta das molas seja a contrapartida pelo maior conforto e maior durabilidade de buchas e amortecedores.

--

A todos,

Algumas dúvidas ainda não esclarecidas:

- Pneu reserva - Fico nervoso só de pensar em usar aquele pneuzinho no meio de uma praia ou nas dunas. Considerei comprar uma roda aro 18” com um pneu normal. Mas, além do custo, vai me ocupar um bom espaço dentro do carro. Vale a pena? Talvez um kit de reparo de pneu a frio seja a melhor alternativa;
    - Pontos de reboque - Alguém já precisou fazer uso daqueles pontos? Não me inspiram muita confiança para aguentar um puxão mais forte.

Tenham todos um excelente final de semana, e boas trilhas.

Abraços

Ismael
    BOMDIA ISMAEL, QUANDO FOR AO BUACOVDA AERONÁUTICA ME LIGUE, DERREPENTE DA P EU IR TBM, OK

Abs!
    Ex frontier sel 2008
    ex-ssangyong kyron 2011
    s-10 lt / diesel 4x4 12/13

Usuário
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    CRISTALINA/GO
    Bom dia Elsiony,
    Sou novo no fórum. Comprei uma Kyron em Janeiro/2012 e adorei a SUV.
    Me interessei no assunto Power Cushion. Podes me passar o modelo que adquiriu? olhei no e-Bay e tem vários modelos. Se puder me passar o link, agradeço.
    Outra coisa, onde levaste para efetuar a instalação, moro perto de Brasília.
    Obrigado.

Usuário
    Entrada
    12/04/2011
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por kerber Ver Post
    Bom dia Elsiony,
    Me interessei no assunto Power Cushion. Podes me passar o modelo que adquiriu? olhei no e-Bay e tem vários modelos. Se puder me passar o link, agradeço.
    Obrigado.
    Olá pessoal, olá kerber

O Elsiony me convenceu tambem, segue o link:

Ssangyong Kyron Urethane Shock Absorbing Car Buffer | eBay

Usuário Avatar de vinicius10
    Entrada
    07/08/2011
    Local
    Araruama/RJ
    Bom dia Elsiony,
    Obrigado.

Bom dia , similares são vendidos aqui no brasil:
    segue valores e contato:
    Kit (dianteira + traseira) + abraçadeiras (Brinde)
    ITEM A VISTA CARTÃO PARCELADO ATÉ 4X
    KIT+FRETE PAC 6 DIAS UTEIS R$ 393,80 R$ 421,37 R$ 450,86
    KIT+FRETE SEDEX 2 DIAS ÚTEIS R$ 422,60 R$ 452,18 R$ 483,83

Júlio Cesar Pereira Filho
    Gerente de Vendas

TTC Brasil
    (41)84706551
    Ex frontier sel 2008
    ex-ssangyong kyron 2011
    s-10 lt / diesel 4x4 12/13

Usuário
    Entrada
    26/03/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Olá para todos,
    Não sei o que aconteceu mas, há dois dias atrás, posti duas mensagens aqui que acabaram não sendo publicadas. Em uma, respondi ao Ismael sobre sua viagem planejada para o NE. Na outra, anunciei os entendimentos qu estou fazendo para a compra de um Kyron 09/10. Espero estar com o carro na próxima semana para anunciar mais um na lista.
    No momento, duas perguntas :
    a) ao perguntar na css sobre a instalação de dois filtros de OC, me responderam que agora não é mais necessário pois eles estão usando dois filtros nas revisões : um filtro para o OC e outro decantador. É isto mesmo ? E como era antes ? Na Ranger, o próprio filtro é tambem o decantador .... Acabei ficando confuso com a resposta do atendente.
    b) a segunda é sobre um novo espaço para trocarmos ideías e informações sobre nossos carros. Pessoalmente, acho fantástico o conteúdo dos diversos grupos deste Forum. Este, do Kyron, em particular, é otimo pois temos pessoas interessadas e que nos passam muitas informações úteis. Entretanto, não gosto do estilo como as mensagens circulam aqui, uma dando continuidade à outra, sem a possiblidade de classificação por Assunto. Talvez isto ocorra porque o grupo Kyron está contido em um maior, o das SUV em geral. Enfim, não gosto do estilo, como já disse, e também acho que o Forum limita algumas informações que poderíamos ter na forma de Banco de Dados, Arquivos para fotografias e videos, manuais, lista detalhada dos participantes, etc. Assim sendo, não desejo tomar a iniciativa sem antes consulta-los a respeito de criarms uma Lista de Discussão, no YAHOO GRUPOS, a exemplo de tantas outras que existem por lá (participo das listas Land Rover, Mitsubishi e outras. Fui criador do TROLLER Clube, quando comprei aquele jipe). Enfim, o que acham de abrirmos mais um espaço KYRON para discussão na forma de Lista, como expliquei. Peço notar que um não elimina o outro ! Poderão ser complementares, como o são tantos outros.
    Outra grande vantagem é a facilidade que poderemos ter na confecção de um manual-sumário dos problemas e soluções relatadas por todos os proprietários do Kyron. No caso do Defender, publico o Manual Quebra-Galho, com vários volumes, sendo os mais usados : Dicas Mecanicas, Páginas Amarelas (lojas, oficinas, ccs, peças do mercado paralelo, etc), Guia de Viagem BR e Guia de Viagem América Sul. Já são mais de 5 anos neste trabalho e a quantidade e a qualidade de informações coletadas e distribidas é imensa, todas proveninetes dos donos de LR. E isto é facilitado pelas características da Lista de Discussão. Interessados em conhecer qualque um destes volumes que citei acima podem me escrever - em particular - para murilo.galvao.queiroz@gmail.com que enviarei o material. Recomendo os Guias de Viagem para os que gostam de se aventurar por lugares mais distantes.
    Fica a idéia.
    Se eu sentir que há uma boa aprovação, posso dar partida na criação da Lista.
    Bom fs a todos e espero voltar dando a notícia no novo carro na garagem, substituto do valente Pajero Sport 2005 que tive nos últimos 3 anos. O Defender continua na garagem e espero que fiqu contente com sua nova companhia ...
    mg

Usuário
    Entrada
    12/04/2011
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por mgalvao Ver Post
    Olá para todos,
    Não sei o que aconteceu mas, há dois dias atrás, posti duas mensagens aqui que acabaram não sendo publicadas. Em uma, respondi ao Ismael sobre sua viagem planejada para o NE. Na outra, anunciei os entendimentos qu estou fazendo para a compra de um Kyron 09/10. Espero estar com o carro na próxima semana para anunciar mais um na lista.
    No momento, duas perguntas :
    a) ao perguntar na css sobre a instalação de dois filtros de OC, me responderam que agora não é mais necessário pois eles estão usando dois filtros nas revisões : um filtro para o OC e outro decantador. É isto mesmo ? E como era antes ? Na Ranger, o próprio filtro é tambem o decantador .... Acabei ficando confuso com a resposta do atendente.
    b) a segunda é sobre um novo espaço para trocarmos ideías e informações sobre nossos carros. Pessoalmente, acho fantástico o conteúdo dos diversos grupos deste Forum. Este, do Kyron, em particular, é otimo pois temos pessoas interessadas e que nos passam muitas informações úteis. Entretanto, não gosto do estilo como as mensagens circulam aqui, uma dando continuidade à outra, sem a possiblidade de classificação por Assunto. Talvez isto ocorra porque o grupo Kyron está contido em um maior, o das SUV em geral. Enfim, não gosto do estilo, como já disse, e também acho que o Forum limita algumas informações que poderíamos ter na forma de Banco de Dados, Arquivos para fotografias e videos, manuais, lista detalhada dos participantes, etc. Assim sendo, não desejo tomar a iniciativa sem antes consulta-los a respeito de criarms uma Lista de Discussão, no YAHOO GRUPOS, a exemplo de tantas outras que existem por lá (participo das listas Land Rover, Mitsubishi e outras. Fui criador do TROLLER Clube, quando comprei aquele jipe). Enfim, o que acham de abrirmos mais um espaço KYRON para discussão na forma de Lista, como expliquei. Peço notar que um não elimina o outro ! Poderão ser complementares, como o são tantos outros.
    Outra grande vantagem é a facilidade que poderemos ter na confecção de um manual-sumário dos problemas e soluções relatadas por todos os proprietários do Kyron. No caso do Defender, publico o Manual Quebra-Galho, com vários volumes, sendo os mais usados : Dicas Mecanicas, Páginas Amarelas (lojas, oficinas, ccs, peças do mercado paralelo, etc), Guia de Viagem BR e Guia de Viagem América Sul. Já são mais de 5 anos neste trabalho e a quantidade e a qualidade de informações coletadas e distribidas é imensa, todas proveninetes dos donos de LR. E isto é facilitado pelas características da Lista de Discussão. Interessados em conhecer qualque um destes volumes que citei acima podem me escrever - em particular - para murilo.galvao.queiroz@gmail.com que enviarei o material. Recomendo os Guias de Viagem para os que gostam de se aventurar por lugares mais distantes.
    Fica a idéia.
    Se eu sentir que há uma boa aprovação, posso dar partida na criação da Lista.
    Bom fs a todos e espero voltar dando a notícia no novo carro na garagem, substituto do valente Pajero Sport 2005 que tive nos últimos 3 anos. O Defender continua na garagem e espero que fiqu contente com sua nova companhia ...
    mg
    Mgalvão,

Tenho um Kyron 2010/2011 GLS e desde que comprei ele veio com filtro e decantador. Atualmente é que a SSY passou a utilizar um filtro e decantador diferente daqueles que vinham de fábrica. Nada obstante, desde que comprei meu Kyron troco o filtro de combustivel a cada 5000 km junto com a troca de óleo do motor. Compro os filtros originais no Mercado livre a R$ 85,00 e faço a troca de óleo intermediária em loja de minha confiança, fora da CCS....nessas trocas de óleo, eu mesmo, faço a troca do filtro de combustível.

Abasteço meu carro sempre em postos de bandeira conhecida --- uso diesel S500 e S50 --- e nunca tive problema com combustível.

Boa sorte prá você com seu Kyron

Usuário
    Entrada
    26/03/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Prezado Vinhosa, grato pelo retorno. Pelo que me lembro, os filtros na css custam pouco mais de R$ 100,00. Se eu nao estiver enganado, incluindo o frete, ainda vale a pena comprar no Mercado Livre ? Também tenho o costume de trocar todos os filtros a cada 5.000km e, no caso do Kyron, isto me parece mais importante ainda. E sobre a Lista de Discussao ? Gostaria de ouvir sua opinião e a dos demais participantes aqui do Forum. Abc,
    mg

Usuário
    Entrada
    03/03/2009
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Agradecimentos: 9
    Olá, Pessoal !
    Me assustei quando vi ontem, uma informação no site do sindipetróleo : a partir de 1º de julho próximo vai ser trocado o corante identificador do diesel : o S-500 vai ter o corante vermelho, e o ainda(infelizmente) disponível por aí S-1800, vai trocar para a cor amarela ; a desculpa : seria para não causar confusão(como dizem ocorrer atualmente) entre a cor do S-500 e a do S-50, que são bastante próximas ! Imaginar agora que o diesel “ruim”(S-1800) volte ao mercado com cor bem próxima ao do S-50 ::::em minha opinião, uma medida como essa estaria possibilitando fraudes : fazendo o combustível ruim(barato) passar pelo bom(bem mais caro) !!!
    É para se ficar atento aos postos onde se vai abastecer !
    Abs a todos.

P.S.: Não estou incluindo links pois noto que, em alguns casos, após abrir links anexos a outras mensagens, tenho visto que meu PC, além de ficar mais lento, vem com um tal babylon a bordo, chato de tirar depois...Não vou contribuir para difundir essa coisa (babylon) .

Usuário
    Entrada
    26/03/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Olá para todos,
    Comecei a ler as 114 páginas das mensagens trocadas aqui no Forum. Logo na segundo, encontrei algumas dúvidas sobre o comportamento do Kyron no asfalto, quando o 4x4 está acionado. A impressão é que o carro está travado, etc, etc.

Há anos atrás me aventurei a escrever dois livros sobre condução off-road, um para adultos e outro para crianças. Hoje o primeiro está um pouco desatualizado no que se refere às seções técnicas/mecânica. Entretanto, alguma coisa creio que pode ser aproveitada para ajudar àqueles que ainda não conhecem bem o funcionamento de um 4x4. Tirei uma amostra do livro que transcrevo abaixo. Espero qu seja de alguma ajuda.

Um parênteses : vejam uma das limitações do Forum : as figuras do texto são eliminadas e a formatação orignal não é obedecida na transcrição do Word para cá. Por esta e outras limitações é que venho sugerindo abirmos uma Lista de discussão específica para nossos Kyron.

Quem se interessar pelo texto abaixo e desejar recebê-lo completo, com as figuras, favor me escrever em particular : murilo.galvao.queiroz@gmail.com

================================================== ======

3.2 – A tração 4x4

Podemos dizer que a maior característica de um fora-de-estrada está na sua tração. Aqueles que possuem tais características são genericamente chamados de “4x4”.

Use com segurança a força do 4x4
    Assim classificados e denominados, diferenciam-se dos demais veículos pela sua capacidade de poder rodar nos terrenos mais difíceis com a tração aplicada às suas quatro rodas, diferentemente dos veículos normais (4x2) em que essa tração é somente aplicada a duas (dianteiras ou traseiras) de suas rodas e, assim, limitando em muito os terrenos por onde podem transitar.

Podemos classificar e definir as formas de tração de um 4x4 da seguinte maneira :

a) parcial : é necessário que o motorista comande a mudança de 4x2 para 4x4; não existe um diferencial (será mostrado no item a seguir) central no veículo e, por isso, não pode ser usado como 4x4 em terrenos regulares. A maior parte dos 4x4 encontrados no mercado funciona desta forma, pois é de mecânica menos complexa e mais barata. A caixa de transferência e o diferencial dianteiro só são utilizados quando selecionados pelo motorista;

b) integral/permanente : a tração 4x4 fica permanentemente ligada;não existe a possibilidade de utilização do veículo em 4x2. São sistemas mais complexos, caros, porém oferecem maior segurança e tração em todo tipo de terreno aos veículos onde instalados. Como veremos adiante, utilizam mais um diferencial (central) e tendem a fazer os motores dos veículos menos econômicos no consumo de combustível;

c) parcial/integral : o veículo pode ser usado em 4x2 ou 4x4 (em qualquer tipo de terreno). Diferencia-se da tração parcial por conter um diferencial central;

COMPONENTES DO SISTEMA DE TRAÇÃO DE UM 4x4
    A – motor; B – caixa de embreagem; C – caixa de diferencial; D – caixa de marcha; E – eixo de transmissão; F – caixa de transferência; G – eixo cardan; H – eixo de transmissão; I – semi-eixo; J – caixa de diferencial; K – semi-eixo
    A forma mais tradicional como uma mudança de 4x2 para 4x4 (e vice-versa) ocorre é por meio de comandos mecânicos (alavanca) feitos pelo motorista. Normalmente isto deve ser feito com o veículo parado ou com muito pouca velocidade - por questão de segurança mecânica.

Os veículos mais modernos, entretanto, possuem sistema eletromecânico que permite que essas mudanças ocorram com o veículo em movimento, a velocidades maiores. Comercialmente receberam nomes de seus fabricantes como “active-trac”, “insta-trac”, “command-trac”, etc;

Como veremos adiante, a engenharia automotiva mais
    moderna, após o desenvolvimento e o sucesso do sistema de freios ABS, está utilizando estes princípios para aplica-los nos sistemas de tração dos veículos.

3.3 – Transmissão e diferencial

COMPONENTES DE UM DIFERENCIAL
    A – eixo de satélites; B – carter do diferencial; C – planetários; D – satélites; E – coroa hipóide; F – pinhão de ataque; G - caixa

Sabemos que o sistema de transmissão serve, basicamente, para ajustar a velocidade de rotação do motor à velocidade de rotação das rodas do veículo. Isto é conseguido manual ou automaticamente por meio de seleção adequada de engrenagens redutoras (na caixa de marchas).

Nos veículos com transmissão manual, uma embreagem é instalada no sistema para permitir que o veículo alcance velocidade quando inicialmente parado. Isto é obtido permitindo-se que algum deslizamento ocorra entre o eixo do motor e a transmissão, até que a velocidade seja tal que o motor e a transmissão consigam manter o deslocamento desejado do automóvel.

Nos veículos com transmissão automática, este auxílio é prestado por um “conversor de torque”.

Antes de chegarmos aos diferencias, vamos fazer uma rápida passagem pela “caixa de transferência” – o coração de um 4x4 – visto ser a responsável pela distribuição de torque para os eixos dianteiro e traseiro. Desnecessário seria lembrar que não estão presentes nos automóveis ditos “normais” ou 4x2.

É na caixa de transferência que são colocadas as engrenagens adicionais que permitem a seleção das marchas “reduzidas” pelo motorista em situações “off-road” que requeiram muito mais força aplicada às rodas (conforme será visto adiante).

Chegamos agora ao diferencial, parte integrante e fundamental de qualquer automóvel.

Para começar a entende-lo, tome, por exemplo, um carrinho de brinquedo e, com a mão, movimente-o de tal forma que ele faça uma curva bem fechada. Você poderá observar que as rodas externas à curva giram com muito mais velocidade que as internas durante a manobra.

O componente do veículo que permite que essa diferença de velocidade ocorra, evitando danos para as outras peças do carro é o diferencial.

Para o automóvel que gira na curva, é como se o diferencial “travasse” (na realidade, é só uma redução de velocidade) as rodas internas e transmitisse toda a tração para as rodas externas.

Não fosse assim, certamente não dirigiríamos nossos automóveis de forma tão confortável e nossos pneus não teriam a vida útil que apresentam pois seriam rapidamente “comidos” pelo asfalto.

Mas em tudo são vantagens … Conhecendo o princípio básico de operação dos diferencias, logo descobrimos o seu lado ruim, pelo menos aquele que nos afeta negativamente no fora-de-estrada : é que os diferenciais transmitem toda a potência do motor (tração) pelo caminho mais fácil, ou seja, para a roda que estiver mais “solta”.

Por exemplo, imagine um automóvel (4x2) com uma roda sobre o asfalto (a vermelha, na figura ao lado) e a outra sobre o gelo (a verde na mesma figura). O que o diferencial faz (e é feito para isso mesmo !!!!) é dirigir toda a tração para a roda apoiada sobre o gelo !!!!

Assim, já dá para perceber porque uma roda patinando na lama faz um 4x2 parar e assim permanecer, não ?

Foi para permitir que saíssem de situações como essa que alguns fabricantes do passado instalaram em seus veículos 4x2 um sistema bastante simples e engenhoso a partir dos princípios do freio de estacionamento : criando alavancas (freio de mão) independentes, uma para cada roda, a roda que estivesse a patinar seria travada (“bloqueada”) permitindo que a outra pudesse receber toda a força de tração do veículo !

Engenhoso, não ? Vamos ver mais adiante como essa idéia evoluiu e como hoje se utiliza o sistema de freios ABS para ajudar na tração de um 4x4.

Já comentamos que os diferenciais hoje se tornaram mais inteligentes, desviando parte da potência da roda que está patinando para a outra roda e, dessa forma, aumentando as chances do veículo sair de uma situação como a ilustrada em nosso exemplo. Estes novos sistemas receberam diversos nomes comerciais como, por exemplo, “tração positiva” ou “positraction”, “trac-lock”, etc

Se um 4x2 possui um diferencial (dianteiro, por exemplo), os 4x4 possuem dois, um em cada eixo. Em alguns veículos 4x4 , a tração 4x4 deve ser selecionada (por isso chamados de veículos com tração parcial, conforme já vimos acima) pelo motorista, enquanto em outras essa tração é permanente e dita “integral” (idem).

Assim, quando operando sob tração, os eixos dianteiro e traseiro do veículo recebem a força da tração que é então transmitida, via diferenciais, às rodas.

Voltando ao nosso exemplo, suponhamos agora que as duas rodas do lado esquerdo estejam sobre o gelo e as duas do lado direito sobre o asfalto. O que acontecerá com nosso veículo ( agora com tração aplicada nas quatro rodas) ?

Mesmo com a tração 4x4 atuando, os dois diferencias continuarão a transferir toda a força produzida pelo motor para as rodas do lado esquerdo e o nosso veículo continuará patinando, no mesmo lugar !!!!

Responda agora à seguinte pergunta : o que ocorreria com este veículo, com a tração nas quatro rodas, se somente uma de suas rodas (traseira, por exemplo) estivesse sobre o gelo e as três outras sobre o asfalto?

Se você respondeu que o veículo sairia andando normalmente por efeito do outro diferencial (o das rodas sobre o asfalto, o dianteiro neste exemplo), está correto e você já começou a pegar o “espírito” da coisa …

Você já deve estar pensando das vantagens da tração integral, não ? Acontece que as coisas não são assim tão simples (e tão baratas, infelizmente !).

Um veículo ao fazer uma curva, suas rodas dianteiras giram mais rápido que as traseiras e daí surge a necessidade de termos mais um diferencial, desta vez, entre os eixos dianteiro e traseiro ! Deu para perceber ?

Solução por um lado, mais problemas por outro : o que você acha que acontecerá se, numa ladeira, as duas rodas traseiras começarem a patinar ? Certamente que o diferencial central irá enviar toda a força de tração para aquelas rodas e o carro irá parar….

Pior ainda : e no caso de nosso carro 4x4 com uma roda no gelo ( traseira esquerda ) e três no asfalto ? Se a que estiver no gelo for uma das rodas traseira (por exemplo), o diferencial traseiro joga nela toda a tração e rouba do diferencial dianteiro a sua parte da potencia do motor que deveria estar recebendo !!! Mais uma vez, nosso veículo, com tração 4x4 e três diferenciais, acabaria parado, patinando ….

Aqui, então, é o primeiro ponto de nossa viagem onde devemos retornar e lembrarmos do conceito de “momento” já visto. É usando este “momento” que muitas vezes poderemos evitar que nosso veículo fique imobilizado pelas características do terreno (lama, por exemplo) e dos diferenciais, conforme mostrado acima.

E assim chegamos à necessidade, ao conceito e aos efeitos do bloqueio de diferencial, o que será visto mais adiante.

Antes disto, entretanto, é conveniente chamarmos sua atenção para duas outras funções dos diferenciais : a de um redutor adicional de rotações, entre a transmissão do veículo e suas rodas; e a de conseguir alterar o sentido de rotações, de longitudinal (do motor) para transversal, aplicada às rodas.

Usuário Avatar de Elsiony
    Entrada
    12/09/2011
    Local
    BRASILIA/DF
    Citação Postado originalmente por fertag Ver Post
    Olá, Pessoal !

Chalbuque : Muitas boas tuas informações, mas, para mim, são preocupantes, pois eu pensava estar livre do fantasma do diesel vermelho, que ocasionou o entupimento do filtro de combustível de meu Kyron (obstrução por compostos parafínicos-camada de gel- devido ao frio e ao uso do carro(só nos fins de semana)) no inverno do ano passado...com isso, é preciso continuar a buscar os postos/cidades onde consiga encontrar o tipo de diesel que até agora não me causou nenhum inconveniente : seja o S-500, seja o S-50(este ainda meio raro) .
    E ainda mais que acabei de ver, via tv-‘cão’, que as temperaturas, neste momento, estão baixando significativamente : 0º C para Bagé, 4º C para Caxias, 8º C p/ Porto Alegre, com previsão de -3ºC para Caxias, amanhã ! E eu estaria pretendendo ir a Cambará !!!

Elsiony : Boas novas também ! Praticamente trocaste “80 %” do carro ! Parece que esses P Cs(Power Cushions) estão resolvendo a ‘dureza’ da suspensão do Kyron ! Quanto à calibragem nos pneus para 29 psi, era a que eu usava, mas que ajudou a ‘gastar’ mais a faixa central dos pneus dianteiros (bem o sinal de pneu vazio) de meu Kyron. Por isso, e com os novos Hankook 50/50, mais ‘barrigudos’, estou optando por manter a pressão entre 32 a 35, dependendo do peso transportado...

Abs a todos.
    Boa noite fertag e demais foristas:

O kyron não ficou mais macio, continua firme (duro), porém, acusa menos as irregularidades do terreno. Quanto a calibragem dos pneus, me recordo que comentou que não fez os devidos rodízios dos pneus de seu kyron a cada 10K km. Creio que seja esse o motivo do desgaste prematuro. Eu faço o rodízio a cada 10k km. Com relação aos pneus, qual o modelo desse Hankook 50/50? Pode ser que exista também aro 18. Os meus são originais (Honkook) que vieram no kyron e estão com 15k.

Abraço a todos.
    Kyron GLS 2.0 11/11 4x4

Usuário Avatar de Elsiony
    Entrada
    12/09/2011
    Local
    BRASILIA/DF
    Bom dia Elsiony,
    Obrigado.
    Segue o link onde comprei, mas como disse o Ismael Matos, parece que já existe representação no Brasil, compare e veja o que é mais vantajoso: Ssangyong Kyron Urethane Shock Absorbing Car Buffer | eBay

Quanto a instalação, não tem segredo nenhum, tanto para instalar quanto para desinstalar, existe vídeo do youtube, você mesmo faz.

Abraço.
    Kyron GLS 2.0 11/11 4x4

Usuário
    Entrada
    12/04/2011
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por Elsiony Ver Post
    Segue o link onde comprei, mas como disse o Ismael Matos, parece que já existe representação no Brasil, compare e veja o que é mais vantajoso: Ssangyong Kyron Urethane Shock Absorbing Car Buffer | eBay

Quanto a instalação, não tem segredo nenhum, tanto para instalar quanto para desinstalar, existe vídeo do youtube, você mesmo faz.

Abraço.
    Elsiony,

Fui convencido por você e encomendei a peça --- ficou em R$ 313,00 se a alfandega não quiser cobrar imposto. Estou no aguardo da chegada para instalação.

Gostaria de saber se na revisão de 10k km vc já tinha instalado e se foi na CCS com a peça instalada.

Grande abraço

Vinhoza

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem