Olá amigos! Infelizmente estive afastado do fórum por um bom tempo e escrevo esta mensagem sem ler todas as outras que me faltam. Tenho que dar minha opinião sobre o carro antes de ler todo o fórum.
Bom, meu Kyron está com 16.000km. Preciso trocar o óleo, pois já está baixo, e não terei como aguardar os 20.000km. A revisão dos 10.000km me custou R$ 584, R$ 112,50 de óleo Mobil Dalvac 15w40, R$ 50,00 de filtro de óleo HU727/1x Ssangyong, R$ 241,50 de filtro de combustível Wega Kyron/Action, R$ 22,40 STP Diesel 236ml e R$ 185,00 de mão de obra.
A parte boa. O veículo é muito confortável. O gasto de combustível é bem em conta, estou fazendo 11km por litro de diesel. Só uso o comum, não tive aqueles problemas com o combustível, apesar de um conhecido meu da mesma cidade já ter tido. O porta malas é espaçoso, com os bancos rebatidos fica gigantesco. A mecânica até agora sem problemas, ela inspira confiança.
A parte ruim. O interior bate demais, parece uma carroça! Peguei um táxi dias atrás, um Corsa, e fiquei com inveja do veículo de R$ 35.000,00 bater menos do que o meu Kyron de R$ 105.000,00. Sinceramente, essa bateção das portas me deixa muito triste. Como nunca tive SUV ou Pick up, até não posso dizer se isso é natural para um veículo desse tamanho e estilo, mas pelo preço acredito que não deveria bater tanto. Vou ver o que a concessionária me diz na revisão dos 20.000km, já que a dos 10.000 tive autorização da concessionária para fazer na minha cidade. Por que será que bate tanto? Os amigos têm o mesmo problema ou será que eu comprei um que saiu da linha de produção errado? Não digo que me arrependi, mas me dói entrar no veículo e escutar a barulheira, os revestimentos de todas as portas batem e até o do porta-mala. Me disseram que a revenda não vê isso como problema e a garantia não cobre. Será que os papas grilo conseguirão arrumar ou é defeito de projeto mesmo?
Bom, fora essa bateção dos infernos, apenas acho que o painel é simplório pelo valor do veículo. Mas tudo bem.
Dou uma nota 7 para o veículo e considerando minha satisfação. Se não tivesse tanto barulho, daria nota 9,5, ficando o meio ponto por conta do painel simples. Modelo GL.
Não usei quase nada a tração, mas pelo que ouço e leio aqui, é muito boa. Neste verão pretendo fazer umas aventuras. Aceito dicas de como usar o 4x4, cuidados que se deve ter, necessidade de levar peças de reposição/óleo etc.
Gostaria de saber se os foristas conhecem o mini compressor Black&Decker ASI 200LA, que custa por volta de R$ 100,00. É útil para carregarmos junto, evitando, quem sabe, ter que usar o estepe do Kyron?
Mini Compressor p/ Carros Black&Decker ASI200-LA c/ Calibrador Digital e Luz de Emergência - 12V - Compressores de Ar e Geradores no Pontofrio.com
Enfim, de maneira geral, observando o custoxbenefício, o Kyron vale a pena. Porém, a bateção do interior decepciona muito. Pelo preço do Kyron se compra o Sorente 4x2 e a Santa Fé, por exemplo. Também a SW4 a gasolina. Como não ando muito, 15.000km por ano, quase me arrependi de não ter comprado uma Cherokee, Sport ou Limited, na época com o mesmo valor do Kyron. O que me deixa menos arrependido é que, talvez, o custo de revisão, peças, seguro e ipva da Cherokee seria maior. Pago R$ 2.500,00 de seguro e o mesmo de ipva.
Grande abraço. Ogeid.