Boa tarde a todos,
Oi Fertag,
Não conheço muito do sul - do litoral só até o Farol de Sta. Marta (SC), e nada do interior. Mas já penso numa próxima esticada até o sul, até o Uruguai talvez e, claro, pelas praias e uma volta pela Serra Gaucha.
Na minha viagem até o Maranhão não penso mesmo em nada radical, só mesmo um passeio família pelas belas praias e dunas do nordeste, entremeadas por algumas poças e riachos, sem pretensão de inundar o carro. Penso que meus atolamentos na areia já estão garantidos e, por conta disso, preciso ter um mínimo de auto-suficiência para sair sozinho das minhas encrencas...
Ainda não tive oportunidade (coragem) de colocar o Kyron na areia. Prefiro completar primeiro o “kit resgate”. Escolhi como equipamentos mínimos:
- um rádio VHF (o que inclui conseguir um registro como radioamador, com prova marcada para julho);
- a proteção inferior Roadtech;
- compressor de ar;
- calibrador de pneus eletrônico
- uma pá;
- uma cinta de 10m X 9t e 2 manilhas;
- ainda na dúvida sobre a prancha de desatolagem (mais um vídeo aqui -
Terra Trax Sand Ladders Demo - YouTube). Há uma alternativa bastante interessante (vide
X Trax - Bushranger), e um outro vídeo comparativo aqui -
Overland Journal: Sand Ladder Test - YouTube . Acho possível preparar uma versão caseira da esteira usando borracha
EVA, talvez menos eficiente que as pranchas rígidas (uma placa de 1m X 1m X 4cm de EVA custa uns R$100, mais cabo de aço e ferragens, o que daria 2 esteiras de 1,50m X 0,40m);
Quanto ao bagageiro, eu desisti. Se eu optar pelas pranchas de desatolagem, posso prendê-las diretamente no rack.
Faltam ainda o “kit reparos” e o “kit primeiros-socorros”.
Gostei da sugestão de gravar a viagem. Pretendo fazer um teste com uma webcam, presa sobre o centro do painel e ligada a um computador. Talvez eu precise de uma webcam melhor
--
Vinicius & 6420,
É muito animador saber do ótimo desempenho do Kyron na areia e que não é mesmo tão contrassenso assim andar sozinho pela areia da praia, mesmo em desrespeito à uma das máximas do fora-de-estrada de nunca andar sozinho numa trilha, desde que haja um mínimo de preparação.
Para este feriado, estou animado a dar um pulo até Itaipuaçú, no Buraco da Aeronáutica (vide -
jimny Passeando na areia de Itaipuaçu - maricá - buraco da aeronautica. - YouTube). Com tanta chuva por aqui, a areia deve estar bem compactada. Noutra oportunidade, eu quero ir de Itaipuaçú até Arraial do Cabo, mas parece que há áreas onde não é permitido trafegar na praia – resta saber onde posso e onde não posso. Quanto à pressão dos pneus, penso em testar com a pressão normal de 30psi e baixar para 20 e depois 15. No desespero, posso baixar até 10psi só para escapar de algum atolamento. O compressor de ar já está garantido. Quero testar também o comportamento da tração em 4H e 4L.
Vinicius. Me interessei pelo protetor. Eu te ligo para conversarmos.
--
Elsiony,
Gostei da tua dica sobre os Power Cushions. Já solicitei uma cotação para os representantes aqui no Brasil. Encontrei uma discussão sobre o uso dos PC aqui no Brasil (vide
POLÊMICA: Power Cushion é legal ou não? » NOVO CERATO - Um pouco de tudo a respeito da convivência diária com o novo modelo da Kia.), mas parece que a tal restrição não mais existe já que o tal inciso IV do art. 8* da Resolução Nº 292/2008 do Contran foi modificado pela da Resolução Nº 319/2009.Fora o aspecto legal, é interessante a leitura. Talvez a vida mais curta das molas seja a contrapartida pelo maior conforto e maior durabilidade de buchas e amortecedores.
--
A todos,
Algumas dúvidas ainda não esclarecidas:
- Pneu reserva - Fico nervoso só de pensar em usar aquele pneuzinho no meio de uma praia ou nas dunas. Considerei comprar uma roda aro 18” com um pneu normal. Mas, além do custo, vai me ocupar um bom espaço dentro do carro. Vale a pena? Talvez um kit de reparo de pneu a frio seja a melhor alternativa;
- Pontos de reboque - Alguém já precisou fazer uso daqueles pontos? Não me inspiram muita confiança para aguentar um puxão mais forte.
Tenham todos um excelente final de semana, e boas trilhas.
Abraços
Ismael