Postado originalmente por
mgalvao
Prezado 6420 e demais interessados,
Desculpem-me os demais mas vou tentar explicar melhor aos amigos como funciona uma Lista de Discussão como a que estou propondo montarmos.
Alguem toma a iniciativa e monta a Lista. Este alguém, normalmente, assume o papel de "moderador" em casos de necessidades (discussões mais acaloradaas, por ex)
A lista recebe do Yahoo uma página que funciona como um site qualquer, embora só possa ser acessada pelos seus participantes. Nesta página, são oferecidas possibilidades para termos :
- arquivos diversos, tais como fotos, manuais, resumos, planilhas, textos, etc
- banco de dados, facilmente criados por qualquer um. Poderemos ter : lista dos participantes com seus dados de importância para o grupo (nome, estado, cidde, modelo do carro, etc). Om banco semelhante ao que temos na lista LR que seria uma lista de voluntários que podem nos ajudar em suas cidades em casos que um viajante do grupo precise de auxílio. E por aí vamos pois as possibilidades são muitas.
- uma seção onde podemos criar enquetes, consultando todo o grupo sobre determinados assuntos
- e talvez mais algumas facilidades que agora não me recordo
Como aqui no Forum, podemos escrever mensagens para todo grupo. A lista recebe um endereço email coletico. Endereçando a este endereço, qualquer mensagem enviada chega a todos os participantes. Cada um terá a possibilidade de optar por receber cada mensagem individual , um extrato diário ou semanal ou, por fim, so ler as mensagens quando desejar ir na página da Lista, neste caso, semelhante ao que ocorre aqui. Diferentemente do Forum, as mensagens podem ser geradas no Outlook ou qualquer outro servidor de email. De forma equivalente, as mensagens são recebidas como qualquer outra msg.
Em caso de buscas/pesquisas, o processo é bem fácil pois a página da Lista permite isto. Pesquisa por origem, assunto, palavras, etc, tudo dentro do espaço exclusivo da lista que será específica para nossos veículos.
Outra vantagm é a possibilidade e facilidade de se ter acesso às mensagens pelos smartfones. No meu caso, pelo Blackberry, não consigo acessar o Forum com facilidade. Muitas vezes preciso esperar chegar em casa para fazer isto.
Enfim, creio ser a Lista muito mais flexível que o Forum. Repito que não há intenção nem necessidade de se substituir este Forum pela Lista. As duas podem conviver muito bem. Com o tempo, cada um saberá qual dos dois canias lhe é mais conveniente para se comunicar com os demais companheiros SS-Kyron.
É isto. Espero agora ter dado uma melhor idéia do que sejam as Listas, aos que ainda tinham dúvidas ou que nunca participaram de uma.
Observo que o retorno em forma de comentários sobre esta idéia foi quase nenhum. Por isto mesmo, fico em dúvida se o silêncio representa rejeição, aprovação ou indiferença. Se puderem se manifestar seria melhor.
Abç,
mg