Molas da Kyron e revisões em geral
Caro LELIMA e todos os Foristas, bom dia,
LELIMA, obrigado pelas dicas das molas. Encomendei os amortecedores em S.Paulo e neste sábado fui cedo a Pilares, na tal fábrica de molas Tigre. Só mexi na suspensão dianteira. As molas foram fabricadas no ato, e o técnico lá ainda se lembrava do teu carro e das especificações das molas. Depois vim a saber que o mecânico que fez a instalação do teu carro também se lembrava e fugiu ao ver a Kyron entrar... Não fugiu à toa. Vi a dificuldade de montar o conjunto mola-amortecedor dado uma mola tão forte num conjunto relativamente pequeno.
As minhas molas estavam realmente prejudicadas, enquanto os amortecedores ainda teriam um pouco mais de vida útil, um deles pior do que o outro. O carro subiu de 78cm de altura na frente para os 86cm, igualando com a traseira. Faltavam na oficina os parâmetros de alinhamento da suspensão. O alinhamento foi feito com base no Actyon. Ficaram de corrigir na primeira oportunidade. O carro ficou mais firme, como esperado, não mais confortável, mesmo com os PowerCushions. Ainda não tive a oportunidade sentir o comportamento do carro nas mais variadas condições.
Eu devia ter pesquisado antes de ir à oficina, mas.... Seguem os parâmetros de alinhamento, conforme o manual de mecânica do Kyron:
Toe-In: 2 ± 2 mm
Camber: -0.19° ± 0.3° (the difference between both ends is should be below 30' )
Caster: 4.4° ± 0.5° (the difference between both ends is should be below 30' )
Tirei a semana para fazer a manutenção do carro com um mecânico de confiança. Fiz a revisão com a troca e filtros e óleo, além da correia Poly-V. Faltou verificar os freios e colocar graxa onde necessário.
Como meu carro já está fora da garantia, não vejo mais sentido em levar nas concessionárias. Posso seguir o programa de manutenção com o mecânico de minha preferência. Ele pode não ser um especialista em SsangYong, mas não vai tentar me empurrar uma rebimboca da parafuseta. Como outros aqui no Fórum, identifico os componentes, faço uma pesquisa de preços, encomendo o que for necessário e levo todo o material para o mecânico, escapando assim dos preços absurdos cobrados nas concessionárias. Claro que essa pode não ser uma solução viável para os casos mais complexos.
Tenho dúvidas se as garantias superiores a 1 ano são para o benefício do proprietário ou da rede de concessionárias, assim como tenho dúvidas sobre a seriedade, o conhecimento técnico dos mecânicos e o compromisso dessas concessionarias. Já fui bem atendido em concessionárias, mas tenho visto, lido e ouvido coisas absurdas, não só sobre a rede SsangYong como sobre as demais marcas também.
Tenham todos um excelente domingo.
Abraços