Postado originalmente por
IsmaelMatos
Olá Amigos, bom dia,
Faz tempo que acompanho as mensagens sobre o Kyron aqui no Fórum. Tenho lido e aprendido muito. Posto aqui pela primeira vêz, ainda sem muito poder contribuir com informações úteis – por enquanto tenho muitas perguntas.
Planejo uma viagem do Rio até São Luiz num Kyron 2.7. Viajo com a esposa e, por isso, nada de trilhas radicais, mas irei pela areia das praias sempre que possível. Nossa companhia será daqueles que a gente for conhecendo pelo caminho. A viagem ainda não tem data definida. Provavelmente será em agosto. Esse é o meu primeiro veículo 4X4, porém não sou estranho a areia, barro, pedregulhos, rios e neve, nos limites da tolerância de um carro de passeio. Ainda tenho muito a praticar, principalmente andar na areia e desatolar sozinho um carro de 2,5 toneladas.
No momento estou preparando equipamentos e acessórios - a lista é grande e tenho pesquisado bastante. As próximas adições serão a proteção inferior da Roadtech, e duas pranchas de desatolagem (vide
OKoffroad.com Equipment - Waffle Boards - encontrei material semelhante na Cogumelo -
Cogumelo).
Quero ainda uma cinta de 10m para rebocar até 10t, mas me preocupa usar os 2 pontos de reboque originais do carro. Não sei se aguentam um tranco, sem danificar o plástico dos parachoques nem arrancar a ponta do cano de descarga na traseira. Alguém já fez uso desses pontos de reboque originais ou sentiu necessidade de substituir ou acrescentar algo?
Ainda sobre desatolagem, não considero muito prático o uso de um guincho elétrico, principalmente na areia, pela natural falta de pontos fixos, além dos guinchos serem caros e pesarem muito na frente do carro. Nunca vi, nem na internet, um Kyron equipado com guincho. Também pensei em alternativas mais econômicas, mas a prancha de desatolagem me pareceu mais vantajosa:
- a tal ‘peia’ (vide
http://www.4x4brasil.com.br/forum/te...u-salva-3.html (dica: um pedaço de pau salva) post #34 - imaginei um perfil de retangular de aço preso às rodas);
- um wheel winch (vide
– que não resolve a falta de pontos fixos na areia)
Reitero uma pergunta recente do Dilson (#1328), para perguntar especificamente sobre travessas para o rack. Alguém já comprou? Qual a origem, marca e preço?
Sobre a instalação de um rádio VHF: A console, próximo à alavanca de câmbio, seria o lugar mais ‘natural’ para instalação, mas não vi por ali uma forma fácil de fixar o rádio, devido ao pequeno formato, ao peso (quase 1 kg) e à necessidade de ventilação. Penso instalar um rádio no forro da porta do motorista, bem próximo ao alto-falante. Ali tem superfície plana, é próximo ao motorista e não interfere no conforto nem na movimentação das pernas, além de não deixar o rádio tão visível ou exposto. Achei a instalação na porta mais simples e prática, sem causar danos no painel. Alguém já instalou ou viu instalado um rádio numa Kyron? Alguma sugestão ou foto?
Tenho ainda muitas outras dúvidas e questionamentos, mas deixo para outra hora.
Todas as dicas, sugestões e comentários são muito benvindos.
Agradeço desde já a todos pela atenção e pela qualidade das mensagens aqui no Fórum.
Abraços, e boas trilhas para todos,
Ismael