Eu tive uma Dodge cab. simples 2008. Rodei 12 mil kms com ela em 6 meses aprox. Duas trocas de óleo e filtros, uma quando peguei e outra quando venceu a km. Os primeiros filtros comprei em minha cidade mesmo (loja de caminhões) filtros paralelos FRAM - TECFIL - MANN. Na segunda troca achei o Centro de distribuição Cummins Brasil em Ribeirão Preto. Eles vendem para pessoa fícisa lá e o preço dos filtros originais é ridículo barato de mais. O que custa 200 na Css, lá deve ser uns 30 reais! Só o filtro de ar que é o original e é fino. Eu comprei da WIX que é o dobro de espessura do original.
Quanto a câmbio e motor, uma RAM com 100 mil kms eu acredito que você não terá problema. Lógico dependendo do ex dono. No manual recomenda-se a troca de óleo do cãmbio com 50 mil kms. Acho que a maioria ninguém deve fazer porque gasta-se entre 1.000 e 2.000 reais sendo em alguma oficina ou na Css.
De resto como disseram ai no fórum você não quer andar com um monstro desse e querer manunteção preço de s-10 ou hilux (que acho caríssimo tb).
Freio não sei te dizer mas discos e pastilhas não acho coisa fora do normal o preço. Suspensão posso garantir que a frente pesada a suspensão dianteira gasta mais rápido que outras pick-ups.
Motor se trocar óleo, filtros, é pra 1 milhão de kms, pode olhar qualquer foram nos USA. Ou vídeos no youtube. Eles fazem plaquetas e colocam na grade dianteira: 980.000 mil kms e contando...
O filtro de ar é bem pequeno pra esse tipo de motor, acho ridículo. E suja muito fácil. O certo é sempre limpá-lo e ter um de reserva pra quando precisar. Ainda mais se você rodar muito na terra.
Consumo... muita gente mente pra vender. Na minha fiz 8,5 viajando (só estrada). Mas no geral mesmo era sempre entre 6 e 7 km/l.
Comparando com uma f-250 eletronica que deve fazer uns 8 km/l não é uma diferença grande. E na Ram você tem muito mais coisa, cambio automatico, tração, piloto automatico, disco nas quatro, abs, airbag, etc etc etc. Fora o motor...
Resumindo... tamanho é sim um problema, dependendo a cidade esquece. Garagem de hotel, shopping, garagem de prédio esquece. É ter seguro e deixar na rua em um lugar seguro com pessoas perto.
O câmbio acredito só dar pau se o ex dono abusou em arrancadas, fritar pneu etc E não trocava o óleo. Assim qualquer "acelerada" forte, o motor despeja muita força, os pneus são gigantes, o diferencial aguenta o tranco, então sobra pro câmbio. Ai o óleo super aquece e os discos desgastam mais rápido. Tanto que quem chipa elas o próprio chip desliga a potencia extra quando altera temp. do cambio/motor/ etc.
Voce deve olhar nela tudo que olharia em qualquer f250. Freios/suspensão/motor/cambio etc. Motor é eletronico qualquer rasther pode te indicar algum problema passado que ela teve. Usar diesel ruim ela costuma acender luz de falha no sistema. Esse é o ponto bom dos bully dog que dá pra você identificar qual o real problema.
Se quiser conversar me manda mensagem pessoal e vamos nos falando. Vendi a minha no final 2012 até no meio do ano estou pensando em comprar outra.
Sobre a barra de direção eu não dou bola pro que falam, é como o Dametto e o Léo disseram tem que ver folgas, revisão de 10 mil em 10 mil no máximo! Qualquer caminhonete pode quebrar, F250, Silverado, F1000, D20. O problema é que... numa f250 talvez de desgaste e quebre com 300 mil kms. Nas Ram andou acontecendo com kms abaixo de 100 mil. Este é o ponto crítico.