
Postado originalmente por
leobnaval
Putz agora que não tenho tempo de acessar tanto o forum, o circo tá pegando fogo hehehe
1º passo entender como funciona um diferencial:
O diferencial permite que as rodas girem em velocidades diferentes, justamente para que se possa fazer curvas, afinal a roda externa a curva percorre uma distância maior que a roda interna. Porem essa caracteristica nem sempre é bem-vinda pois com essa carcteristica a roda que tiver menor atrito receberá mais torque (o que no off-road é péssimo, pois muitas vezes devido ao solo ter uma coeficiente de atrito menor, as rodas patinam e muitas vezes uma roda fica suspensa pelo terreno ser irregular e nessa situação essa roda que não possui atrito ou aderência alguma vai receber todo o torque, dependendo da condição de tração do outro eixo pode até imobilizar o veículo deixando-o "atolado".
Aí surgem os diferenciaois auto-blocantes ou LSD (diferencial de deslizamento limitado) que conseguem manter parte do torque mesmo na roda que está sem atrito e consequentemente melhorar a tração, porém dependendo da situação a diponibilidade de torque para essa roda não é suficiente para mover o veículo. E é por este motivo que existem as porcentagens de tranferência de torque que este sistema consegue transferir, variando geralmente entre 50% a 75%, porém desde de 5% a 95% ele não passa de um LSD.
Portanto para ele ser considerado bloqueio de diferencial ele precisa ser do 100%, ou seja ele tem que anular o funcionamento do sistema diferencial. Passando a transmitir igualmente o mesmo torque e rotação para ambas as roda desse eixo que teve seu diferencial bloqueado.
Se ele não for 100% ele não é bloqueio e sim um LSD (diferencial de deslizamento limitado). E quanto ao acinamento do bloqueio ele pode ser via cabo, automático (tipo catraca), elétrico, eletrônico, pneumático, hidráulico, enfim não importa o tipo de acionamento, visto que a função dele será sempre a mesma anular o efeito diferencial.
E portanto a informação divulgada pela VW esta equivocada, assim como este vídeo acima que cita o EDL (bloqueio eletrônico do diferencial) que evita que a roda patine em baixa velocidade.
O que pode evitar a roda de patinar, seria o controle de tração, que lê pelo mesmo sensor do ABS a rotação das rodas motrizes, caso tenha divergência (esta divergência é definida para o sistema entrar em atuação) entre as velocidades o sistema de freio atua fazendo a frenagem da roda que possui velocidade acima da outra, podendo até mesmo efetuar o corte do motor para redução de torque para que não ocorra a perda de tração.
[]s