x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de ZeArtur
    Entrada
    09/11/2012
    Local
    Aracaju/SE
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por joroberto Ver Post
    Já andei em ambas, (MT e Automática) e sem dúvida a fulltime tem mais aderência nas curvas,
    Caso semelhante com o fusion que tem ambas as versões, e a versão AWD faz curvas melhores
    do que a versão FWD.

Roberto.
    Concordo plenamente. A AT é mais estavel que a MT, basta vc andar que vc sente a diferença.

[]' a todos

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    É incrível como a discussão anda em círculos nesse tópico da Amarok...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Entrada
    09/11/2012
    Local
    Aracaju/SE
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    É verdade, sempre foi assiduo desse forum, mas não queria entrar por causa disso, mas resolvi entrar ....

Os tópicos são recorrentes, mas com quase 1000 paginas fica dificil não voltar a um assunto ...

Mas o problema é que os pensamentos não mudam, por mais que seja debatido os fatos .....

Ai volta tudo de novo..... fazer o que né?

[]' a todos

Usuário
    Entrada
    19/03/2009
    Acho que a questão da estabilidade vai muito mais da sensação que passa para o condutor do que ser melhor ou pior em 4X4 ou 4X2.
    Se for falar em capacidade de tração, ai eu até começo a entender, afinal 4 rodas tracionam melhor do que 2, agora um mesmo modelo de carro ter a estabilidade aumentada só porque tem 4X4 full time eu acho que é forçar a barra, o atrito com os pneus não vai mudar, mas a sensação com certeza muda, afinal, se vc afundar o pé no acelerador de um carro com tração traseira numa saída de curva vc provavelmente vai sair de traseira, agora com tração em todas as rodas isso pode não acontecer.
    Se alguém souber de algum teste de aceleração lateral que mostre o mesmo modelo com tração em 2 e 4 rodas que mostre que o com tração em 4 rodas consegue uma aceleração lateral máxima maior do que com tração em 2 eu passo a acreditar que o tipo de tração muda a estabilidade.

Abraço

Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por roneo Ver Post
    Acho que a questão da estabilidade vai muito mais da sensação que passa para o condutor do que ser melhor ou pior em 4X4 ou 4X2.
    Se for falar em capacidade de tração, ai eu até começo a entender, afinal 4 rodas tracionam melhor do que 2, agora um mesmo modelo de carro ter a estabilidade aumentada só porque tem 4X4 full time eu acho que é forçar a barra, o atrito com os pneus não vai mudar, mas a sensação com certeza muda, afinal, se vc afundar o pé no acelerador de um carro com tração traseira numa saída de curva vc provavelmente vai sair de traseira, agora com tração em todas as rodas isso pode não acontecer.
    Se alguém souber de algum teste de aceleração lateral que mostre o mesmo modelo com tração em 2 e 4 rodas que mostre que o com tração em 4 rodas consegue uma aceleração lateral máxima maior do que com tração em 2 eu passo a acreditar que o tipo de tração muda a estabilidade.

Abraço
    concordo, acho que o uso da palavra 'estabilidade' é que está equivocado. Estabilidade vem da suspensão, o que o AWD proporciona é mais controle na dirigibilidade, o que causa no motorista uma impressão de maior estabilidade.
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

Usuário Avatar de Costalonga
    Entrada
    10/05/2011
    Local
    Cachoeiro de Itapemirim/ES

Abraço

E no caso da Amarok com controle de Tração nem essa saída de traseira irá acontecer, e também uma saída lateral também não.
    Afinal tem o ESP que dá uma força.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.

Entrada
    09/11/2012
    Local
    Aracaju/SE
    ....
    agora um mesmo modelo de carro ter a estabilidade aumentada só porque tem 4X4 full time eu acho que é forçar a barra, o atrito com os pneus não vai mudar......

....
    um carro com tração traseira numa saída de curva vc provavelmente vai sair de traseira, agora com tração em todas as rodas isso pode não acontecer....
    Mas aumenta a estabilidade sim, basta vc pegar sua pkp 4x2 e fazer um percurso sinuoso, volte a fazer em 4x4 e me diga !!!

".... provavelmente vai sair de traseira, agora com tração em todas as rodas isso pode não acontecer" = ou seja mais estabilidade

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Não precisa muito para saber que um modelo que tracione as 4 rodas consiga realizar uma curva mais rápido que o mesmo modelo apenas em 4x2, assim como ter melhor aceleração devido a maior área de contato com o solo tracionando. Para considerarmos isso estou supondo o uso da tração 4x4 full-time que possui dif. central.
    E lógicamente que um modelo 4x4 full-time tem mais estabilidade que um 4x2.

Amigo você mesmo respondeu sua pergunta:

se vc afundar o pé no acelerador de um carro com tração traseira numa saída de curva vc provavelmente vai sair de traseira, agora com tração em todas as rodas isso pode não acontecer.
    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post

Um carro tração dianteira é mais estável que um tração traseira na chuva.
    Não necessáriamente, pois cada veículo tem um comportamento dinâmico, uma distribuição de peso, um tipo e calibração de suspensão, etc... impossivel dizer que um tipo de tração é mais estável que o outro, depende das condições e do veículo.

E na chuva qualquer caminhonete pode ser traçada, sem problema algum.
    Pode até pode, mais o usuário tem que saber onde e como usar, se o trajeto ter curvas acentuadas, mesmo com chuva não deve usar a tração (sendo ela part-time 50%/50%) sob risco de quebras, além da falsa sensão de segurança que a tração 4x4 (part-time) dá no asfalto seco ou molhado em curvas acentuadas, visto que as rodas percorrem distâncias e trajetos diferentes alguma roda terá que patinar para compensar essa diferença sendo assim o pneu passará de atrito estático para dinâmico, sabendo que o coef. do atrito dinâmico é inferior ao estático essa roda terá um tendência de perda de tração. Por outro lado ele terá as rodas direcionais (diant.) gerando uma força no sentido da trajetória.
    Ou seja ganha-se de um lado e perde-se de outro. Se souber os pontos onde pode usar concerteza trará mais segurança.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    E no caso da Amarok com controle de Tração nem essa saída de traseira irá acontecer, e também uma saída lateral também não.
    Afinal tem o ESP que dá uma força.
    Essa saída de tras. pode não ocorrer com o controle de tração, assim como o HDC não falhou em sua descida .

Pessoal vocês tem que entender que estes sistema são para auxiliar o motorista, eles não fazem tudo sozinho.
    Quem faz a segurança são os motoristas e não os veículos. Se você fizer uma manobra os controles e sensores podem não ter tempo de atuar, falhar. Além deles não saberem as condições do piso, inclinação a frente, tráfego. Por isso quem dita as regras é o motorista a eletrônica é muito bem vinda para auxiliar e tornar as tarefas mais seguras na medida do possivel.

Não é porque o veículo tem ESP que ele não vai capotar ou perder a trajetória nunca.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário Avatar de Costalonga
    Entrada
    10/05/2011
    Local
    Cachoeiro de Itapemirim/ES
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Essa saída de tras. pode não ocorrer com o controle de tração, assim como o HDC não falhou em sua descida .

Pessoal vocês tem que entender que estes sistema são para auxiliar o motorista, eles não fazem tudo sozinho.
    Quem faz a segurança são os motoristas e não os veículos. Se você fizer uma manobra os controles e sensores podem não ter tempo de atuar, falhar. Além deles não saberem as condições do piso, inclinação a frente, tráfego. Por isso quem dita as regras é o motorista a eletrônica é muito bem vinda para auxiliar e tornar as tarefas mais seguras na medida do possivel.

Não é porque o veículo tem ESP que ele não vai capotar ou perder a trajetória nunca.

[]s
    KKKKKKKKKKKKK

A saída de traseira ocorre sim, com menos frequência mas ocorre.

Sobre o HDC isso já foi mais que discutido, digamos que o ERRO foi meu, já que assim agrada a maioria, assim como a Amarok AT sem reduzida que é vendida no Brasil.
    Sobre capotar com o ou sem o ESP, é só procurar pelas Amarok batida no Google, tem algumas que capotaram, e não só Amarok, como um Santa Fé que vi em uma das minhas viagens a MG.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.

Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Meu amigo é a pura verdade, chega tá dando sono. A verdade é que ninguém aqui nunca chegará a um acordo, fica esse vai e vem dessa discussão besta entre reduzida e 4x4 full time. Cada um que compre a que melhor lhe convier, se vai usar nos atoleiros ou vai precisar de mais força que o normal compre a que tem reduzida, se for andar só no asfalto ou passear no shopping compre a full time. Chega de tentar convencer que uma é melhor que a outra. Se quer ter os dois faça como o amigo Costalonga compre logo uma Full e para com essas picuinhas. Já encheu o saco.

Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por RenatoCoelho Ver Post
    Bom na minha opniao reduzida nao faz falta nenhuma em 99% dos consumidores, uso na fazenda ja desatolei s10 em barro e toda semana ando mais ou menos 200 km de terra e barro, nunca fiquei na mao, agora se eu quiser fazer trilha compro um troller.
    .
    Não precisa ser trilha , basta uma subida enlameada para ela ficar !!!! alem da falta de reduzida, a baixa altura do solo e os pneus comuns contribuiram para a situação.
    Agora esses Nordestinos possuem um sotaque muito engraçado !!!! heheheh , Vá !!.... Vá!!!... de ré!!!!.... de ré!!! hehehe
    Abração aos Amigos do Nordeste, entre dia 7 e 8 dezembro estarei passando Pela Bahia , Aracaju, Recife , até Natal,se Deus quizer !!!! se tiver algum dono de amarok afim de me acompanhar será uma alegria .
    abs.

L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem