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Convex Datacenter
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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Fazendo uma analogia, a caixa de transferência é como aqueles T (em alguns lugares conhecidos como Benjamim) que colocamos para ligar mais de um equipamento ao mesmo tempo em apenas uma tomada elétrica.
    Benjamim (acessório elétrico)

    O cambio tem apenas uma saída, e em um carro 4X4 vc precisa de duas (uma para cada eixo) então a função da caixa de transferência é fazer essa "multiplicação" de saídas, as caixas de transferências podem ser equipadas com reduzida ou não, ser part-time, full-time, com engrenagens, com acoplamentos viscosos, correntes, correias, etc.
    Todo 4X4 precisa de uma, mesmo que ela esteja na mesma carcaça do cambio.

    Exemplo de cambio e caixa de transferência de um veiculo 4X4 com motor transversal (ex. Ecosport 4WD):
    Anexo 383465

    Exemplo de caixa de transferência de um veiculo 4X4 com motor longitudinal (ex. Amarok):
    Anexo 383466

    EDIT: Eu disse que todo 4X4 precisa de uma caixa de transferência, mas não está correto. A Ferrari FF, por exemplo, é 4X4, mas não tem uma, nela o eixo dianteiro utiliza o torque que sai da frente do motor (que normalmente gira apenas as correias e os acessórios), porem nesse caso são necessários dois câmbios, o que aumenta consideravelmente os custos.
    Essa solução só foi utilizada para não precisar elevar o motor e assim manter o CG o mais baixo possível.
    Ótima explicação companheiro! Entendi como funciona, inclusive algum tempo a atrás andei olhando o Ecosport 4wd e vi que a CT dele é com Acoplamento Viscoso derivada de um veiculo se não me engano da Mazda, empresa com a qual a Ford tinha e/ou tem parceria. No Eco mesmo a Tração é dianteira, podendo transferir até 60% do torque para a traseira, mas eu ja vi o cardã dele é é bem fininho, talvez por que não seja uma peça solicitada o tempo todo e sim apenas em momentos críticos.
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    Parabéns ao Costalonga e Thiago pereira. Como sempre, as contribuições de vocês são espetaculares, principalmente para um leigo em mecânica e 4x4 como eu. É exatamente esse tipo de diálogo e explanações que, nós, os leigos, precisamos. E acredito também que até aqueles que têm conhecimento mais avançado, também se beneficiam com comentários dessa natureza.









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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Isto está ligado ao tipo de veiculo, normalmente utilitários tem motores maiores e são instalados longitudinalmente, dessa forma em 4X2 há menos "coisas" para serem movidas se o torque for levado apenas para a traseira, com isso há menos perdas.
    Eu te perguntei aquilo por conta de estar analisando o Outlander da Mit.
    Ele é um V6, portanto é um motor comum, longitudinal.

    E ele é tração dianteira com aquela função On Demand, que na hora que precisa ele aciona, e ele tem o dif. central.
    E nele a arvore primária é a que joga a tração pra frente.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  • #11716
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    Citação Postado originalmente por hcr2463 Ver Post
    Ótima explicação companheiro! Entendi como funciona, inclusive algum tempo a atrás andei olhando o Ecosport 4wd e vi que a CT dele é com Acoplamento Viscoso derivada de um veiculo se não me engano da Mazda, empresa com a qual a Ford tinha e/ou tem parceria. No Eco mesmo a Tração é dianteira, podendo transferir até 60% do torque para a traseira, mas eu ja vi o cardã dele é é bem fininho, talvez por que não seja uma peça solicitada o tempo todo e sim apenas em momentos críticos.
    Não conheço em detalhes o sistema do Ecosport, mas faz todo sentido a tração "predominante" ser na dianteira, como você confirmou, o cardã é pequeno, já que nunca vai receber 100% do torque.
    Abraço,
    Thiago
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  • #11717
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    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Eu te perguntei aquilo por conta de estar analisando o Outlander da Mit.
    Ele é um V6, portanto é um motor comum, longitudinal.

    E ele é tração dianteira com aquela função On Demand, que na hora que precisa ele aciona, e ele tem o dif. central.
    E nele a arvore primária é a que joga a tração pra frente.
    O V6 da Outlander está instalado transversalmente.

    O motor:
    -100624_2.jpg

    Na Outlander:
    -59324815.jpg

    Olhando na foto acima, o cambio está do lado direito e a CT (provavelmente viscosa, e bem similar aquela foto que postei anteriormente) e os semi-eixos atrás.

    Na Outlander a engenharia privilegia o conforto e a segurança, assim a tração traseira só entra se for necessária, nunca recebendo 100% do torque, reduzindo todo o agregado traseiro (cardã, diferencial, semi-eixos), com cardã menor o assoalho dos pés podem ser mais planos, o porta-malas também pode ter o assoalho mais baixo, comportando mais malas e tambem contribuindo para um CG mais baixo e mais estabilidade
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -mitsubishi_outlander_xls_2wd_2008_other_engine.jpg  
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    Abraço,
    Thiago
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  • #11718
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    Eu não tinha reparado nisso.
    Confesso que é o primeiro V6 que vejo transversal em um carro.

    Por isso falei que era longitudinal, to sempre acostumado a ver os V6 assim.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  • #11719
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    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Eu não tinha reparado nisso.
    Confesso que é o primeiro V6 que vejo transversal em um carro.

    Por isso falei que era longitudinal, to sempre acostumado a ver os V6 assim.
    Isso está sendo cada vez mais comum, como o avanço da tecnologia já se consegue tirar potencia de motores relativamente pequenos, e motores pequenos podem ser instalados transversalmente.
    Abraço,
    Thiago
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  • #11720
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    Citação Postado originalmente por Flavio Nilo Ver Post
    Parabéns ao Costalonga e Thiago pereira. Como sempre, as contribuições de vocês são espetaculares, principalmente para um leigo em mecânica e 4x4 como eu. É exatamente esse tipo de diálogo e explanações que, nós, os leigos, precisamos. E acredito também que até aqueles que têm conhecimento mais avançado, também se beneficiam com comentários dessa natureza.
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    Reforçando, tambem agradeço, pois vocês ja me ensinaram bastante coisa, assim como algumas outras pessoas tambem do forum. Outro detalhe é que esse forum foi muito importante principalmente para reforçarmos a nossa escolha que até o momento está nos satisfazendo!
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    [QUOTE=Costalonga;1825469]A Full tem a tração 4x4 permanente igual a Amarok.
    Ela tem diferencial central.

    E de toda forma mesmo sendo tração permanente a Amarok tem uma caixa de transferência, sem as engrenagens da reduzida e de ficar em 4x2, mas tem.

    ----
    Na Full tem tracao 4x4 mas não integral, tenho a opção de ligar ou nao nas versoes 4x4, 4x4 Bloqueado, 4x4 Bloqueado Alto e baixo
    Vejo como diferente da Amarok onde vc tem 4x4 o tempo todo (nao da pra ter 4x2 como na Full) e vc apenas controla se tem reduzida (Modo Off road) ou se o diferencial esta bloqueado.

  • #11722
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    [QUOTE=wdoc;1825902]
    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    A Full tem a tração 4x4 permanente igual a Amarok.
    Ela tem diferencial central.

    E de toda forma mesmo sendo tração permanente a Amarok tem uma caixa de transferência, sem as engrenagens da reduzida e de ficar em 4x2, mas tem.

    ----
    Na Full tem tracao 4x4 mas não integral, tenho a opção de ligar ou nao nas versoes 4x4, 4x4 Bloqueado, 4x4 Bloqueado Alto e baixo
    Vejo como diferente da Amarok onde vc tem 4x4 o tempo todo (nao da pra ter 4x2 como na Full) e vc apenas controla se tem reduzida (Modo Off road) ou se o diferencial esta bloqueado.
    Amigo, na Full o 4x4 Bloqueado dela é jogando 50/50, como se fosse uma tração Part Time e quando você deixa na primeira opção de 4x4 é Full Time sim.
    Ela tem diferencial central como na Amarok, a unica diferença é que a Full tem mais opções do que a Amarok, fica a cargo do motorista escolher qual ele quer.

    E sobre a reduzida na Amarok, se você ler umas páginas atrás vai ver que esse botão Off Road não tem nada a ver com reduzida.
    Faz um teste depois.

    Coloca ela no Tip Tronic em 1ª e ande até 2000RPM e marque a velocidade.
    E depois faça o mesmo procedimento, porém com o Off Road ligado, e depois nos diga sobre a reduzida dela.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  • #11723
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    André, no manual da full existe alguma recomendação para não andar direto no 4x4 ?

  • #11724
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    Citação Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
    André, no manual da full existe alguma recomendação para não andar direto no 4x4 ?
    Ao contrário.

    Olhe ai, isso é um adesivo que vem na porta, ao estilo L200!
    KKKKKKKKKKK

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00530.jpg   -dsc00527.jpg  

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