Tanto o EDL como o Manual Differential Lock estão presentes na Amarok vendida no Brasil.
Sobre os tipos de bloqueio vou tentar explicar, pois você esta bem equivocado na sua explicação, a realidade é exatamente o inverso.
O eletrônico (que a VW chama de EDL) funciona através do controle de tração (na realidade não é um bloqueio) atuando sobre os freios de cada roda independentemente. Numa situação em que uma roda começa a girar mais que a outra o sistema identifica e freia essa roda transferindo o torque para outra, se o sistema freia essa roda totalmente pelo próprio efeito do diferencial o torque ira todo para a outra roda.
Ocorre que esse sistema apesar de ajudar muito não é tão eficiente quanto o bloqueio mecânico, pois o sistema não tem como identificar quando a tração retorna então o que ele faz é aplicar o liberar o freio varias vezes em pequenos espaços de tempo.
Esse sistema é a versão muito aperfeiçoada da que existia no Gurgel, onde existiam dois freios de estacionamento, um para cada roda traseira, se uma roda atolasse, você aplicava o freio nessa roda e saia do. Enrosco.
Já o bloqueio mecânico (que a VW chama de manual) atua bloqueando o efeito diferencial, fazendo isso é como se ambas as rodas estivessem no mesmo eixo, girando exatamente igual e recebendo o mesmo torque.