x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de carotefeliz
    Entrada
    09/08/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 0

É a evolução e não tem como escapar dela. Os motores diesel bem antigos eram bastante precários, pareciam motores estacionários de garimpo, faziam um barulho danado. Sou a favor de motores leves e eficientes que ocupem pouco espaço no cofre, podendo assim crescer a caçamba e/ou a cabine. Agora eu penso se essa tecnologia funcionasse em grande escala, ou seja, o motor da ranger nova, por exemplo, com essa tecnologia, daria uns 400CV.

Usuário Avatar de PABLO VASCONCELOS
    Entrada
    08/04/2011
    Local
    ITUIUTABA/MG
    Eu prefiro um motor com mais giros que um de baixo giro,desde muleke quando eu trabalhava no cbt do meu tio eu achava uma merda pois o motor mercedes agricola(1900RPM) da muito pouco giro em quanto os ford e massey dava bem mais giro(2500RPM),acho que o motor com mais giro a gente parece que tem mais opção e mais liberdade,sempre confiro nos meus motores se o acelerador esta regulado certinho,vou la na bomba e vejo se o cabo ta puxando ate o final,me da uma gastura de acelera só um tiquim e o giro acabar,deve ser por isso que nao gostei muito da ranger,o poquim que eu acelerava ja passava marcha,quando eu tinha a f1000 4x4 turbo eu regulei e abri a bomba dela quando fiz motor e bomba e ela dava mais de 4000rpm de boa,a camionete virou outra e ficou muito mais prazerosa,tudo bem que é um gosto mais definitivamente eu gosto é de giro alto.
    TRITON HPE TOP 2015/EX-PAJERO FULL HPE/EX-BMW X3 3.0 SPORT 4X4
    AMAROK TREND 180CV 2012
    EX-AMAROK SE 4X4 BRANCA 163CV 2011/EX-F1000 4X4 TURBO TOP

Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Citação Postado originalmente por carotefeliz Ver Post
    (...) Agora eu penso se essa tecnologia funcionasse em grande escala, ou seja, o motor da ranger nova, por exemplo, com essa tecnologia, daria uns 400CV.
    O motor da Ranger nova não foi projetado para 400cv: ele é projetado para ser um motor de alta potencia em rotações mais baixas.

Não existe milagre em motores de combustão interna: Motores de motocicleta conseguem potencias elevadissimas girando a 11 mil rpms.

Uma coisa todo mundo tem que colocar na cabeça: O motor da Amarok é avançadissimo, não restam duvidas mas o Duratorq da Ranger também é avançadissimo, tanto quanto o da Amarok. Só que ambos são conceitualmente diferentes, enquanto um é mais low speed o da Amarok é de rotação mais alta.

Ai como eu falei, acaba ficando uma questão de gosto. Eu gosto de low speed, o Pablo Vasconcellos disse que gosta de acelerar. Fica a criterio de cada um.

Abraços
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

Usuário
    Entrada
    01/05/2005
    Local
    Dois Vizinhos/PR
    Não sei porque insistem em dizer que o motor 3.2 da nova ranger é da ford. O motor é Mazda, com parceria da ford.

Sem desmerecer sua qualidade, até hoje o único motor de 5 cilindros que conheço que tenha dado certo foi um W5 da honda (moto). De resto, nenhum deles permaneceu em linha.

No entanto, como a tecnologia evolui exponencialmente nos últimos tempos, é bem possível e provável que tenham resolvido as questões mecânicas de balanceamento e etc., e quem sabe, até alterado as leis da física...

Saudações

Marco
    Pajero Full 2014 Branca
    EX Pajero Dakar HPE 2013 Branca
    Ex : C/D-10; F1000-229D; F1000 4x4;Ranger 2.5L; Galloper; Ranger 3.0; Amarok HL

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcelo L. C. Jr. Ver Post
    Faz tempo que falo aqui que o Downsizing é a solução.
    Há mais de um ano atrás qdo adquiri a Amarok a Galera só malhava o 2.0 biturbo da Amarok, profetizando que era questão de tempo do motor abrir o Bico.
    O tempo passou, e nada de uma epidemia de motores estourando. Aqui em BH aonde mineradora é mato, eu vejo cada vez mais amaroks no trabalho pesado. Fui ao interior nesse feriado, e AMAROK tá brotando.... Ou seja, o carro realmente pegou e o motor e tudo mais tão aí, firme e fortes, salvo alguns problemas, na minha visão pontuais.
    Marcelão ... tem certeza disso?? Da tua primeira frase.

O Fuketeiro deve saber o que houve com algumas das 20 as Amaroks que estão com a Força nacional e com a Policia Federal para testes (região de fronteira, principalmente o norte) desde Março desse ano. Se forem falar de motor, algumas deram sim problema de cabeçote e em outras foram problemas na parte eletrônica e diferencial traseiro.

Se me falarem .. .ah mas Cops andam só com pé embaixo, destroem o carro e etc ... sim isso é verdade, neguinho não alisa mesmo.... e na visão de quem está com os veículos, a AMarok é a mais confortável da frota (hilux, ranger-antiga, Frontier), a mais estável e mais economica ... mas, junto com a frontier, foram as que mais apresentaram problemas. As frontier no início foram uma chuva de troca de embreagem e suspensão. Nessa segunda entrega de frontier, melhorou a questão da embreagem devido a troca da relação das marchas, mas suspensão ainda continua.

A galera aqui do forum anda muito pouco para termos ideia real do que é um uso de motor. Poucos aqui andam mais que 50.000 km por ano para dar uma real noção desses motores.

Agora, antes de chegar um bando de povo criticando essa menasgem ... estou colocando o que é o uso em situação extrema e não de consumidor comum como nós, oK!???
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Citação Postado originalmente por PY5KJ Ver Post
    Não sei porque insistem em dizer que o motor 3.2 da nova ranger é da ford. O motor é Mazda, com parceria da ford.

Sem desmerecer sua qualidade, até hoje o único motor de 5 cilindros que conheço que tenha dado certo foi um W5 da honda (moto). De resto, nenhum deles permaneceu em linha.

No entanto, como a tecnologia evolui exponencialmente nos últimos tempos, é bem possível e provável que tenham resolvido as questões mecânicas de balanceamento e etc., e quem sabe, até alterado as leis da física...

Saudações

Marco
    Marco;

Todos os Duratorq são motores Ford desenvolvidos em parceria com outros fabricantes. E todos os Duratorq não tem a mesma origem (também é importante que se diga).

Os Duratorq utilizado nos veiculos Ford na Europa são desenvolvidos, alguns em parceria com a Land Rover e os mais modernos, com a PSA-Peugeot. Os motores maiores, como você falou, são com a Mazda. Nem o Powerstroke 6.7L é 100% Ford: Teve uma "maozinha" da Land Rover.

Quanto a motores 5 cilindros darem certo, não se esqueça que existe o VW 5 cilindros em linha, derivado do EA827 com as mesmas medidas internas do AP2000. Esse motor inclusive, que veio para o Brasil entre 2007-2011 no Jetta, começou nos EUA no inicio da decada de 1980.

Abs!!!

Usuário Avatar de Costalonga
    Entrada
    10/05/2011
    Local
    Cachoeiro de Itapemirim/ES
    Digo mais ainda Daniel.

Motor Diesel 5 cilindros vem de muito tempo atras.
    Os motores Mercedes OM355/5 equiparam os famosos 1519, e também os 1525 que tem uma força fora do comum.
    Hoje eu tenho um compressor adaptado que usa o motor OM449LA, usado esse no 1630 [cavalo toco], consome cerca de 9 litros hora, como ele é semi eletronico tive de fazer algumas modificações nele, como colocar a bomba do 1525, e retirar a turbina que não tinha necessidade.

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Me parece que, na verdade, a tendência não é downsing ou aumento de cilindrada; não é nada do tipo.

É produzir o motor mais confortável para a tripulação do veículo. Se o projeto entender utilizar um motor LSD, fará o melhor possível para os níveis de ruídos, emissão e vibração. Se vier a utilizar um HSD, a mesma coisa.

Tudo é questão de projeto, mas só uma coisa fica pra frente: é o aumento no conforto dos passageiros que ficam no interior da cabine. Se vai ser LSD ou HSD, vai depender da marca e do gosto do freguês, mas em quesito de conforto o objetivo é que se equivalham.

Para citar motor 5 cilindros que funcionaram (e ainda funcionam no Brasil), cito o caso do Fiat Marea que é um puta de um motor. O problema é o preço das peças e os mecânicos que em geral não tem a menor ideia de como fazer manutenção nele.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário
    Entrada
    26/04/2011
    Local
    Osvaldo Cruz/SP
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post

Para citar motor 5 cilindros que funcionaram (e ainda funcionam no Brasil), cito o caso do Fiat Marea que é um puta de um motor. O problema é o preço das peças e os mecânicos que em geral não tem a menor ideia de como fazer manutenção nele.
    Concordo Imperador! Entao em terras tupiniquins a melhor solucao seria continuarmos com os motores ja consagrados que bebem ate Toddynho ou entao dar um treinamento adequado pros mecanicos (pelo menos os de ccs).
    Minha pergunta è: porque no exterior o motor da maroka é consagrado (pelo menos na alemanha, morei 6 anos la e sei disso) e aqui no Brasil nao presta?
    Infelizmente a durabilidade nao depende so da pecinha atras do volante, mas de muitos outros fatores, nao eh?
    Lembrando que nao quero criar polemica nesse assunto que ja foi debatido muuuuitas vezes, é so minha humilde oipiniao..!
    Toyota LC Prado VX 3.0 TDI 2004 "Negona"

Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Citação Postado originalmente por Yourg Ver Post
    Concordo Imperador! Entao em terras tupiniquins a melhor solucao seria continuarmos com os motores ja consagrados que bebem ate Toddynho ou entao dar um treinamento adequado pros mecanicos (pelo menos os de ccs).
    Minha pergunta è: porque no exterior o motor da maroka é consagrado (pelo menos na alemanha, morei 6 anos la e sei disso) e aqui no Brasil nao presta?
    Infelizmente a durabilidade nao depende so da pecinha atras do volante, mas de muitos outros fatores, nao eh?
    Lembrando que nao quero criar polemica nesse assunto que ja foi debatido muuuuitas vezes, é so minha humilde oipiniao..!
    Yourg

Se você ler as ultimas paginas, ninguém falou que o bi-turbo 2.0 não presta. Apenas falamos que a VW colocou um motor de automovel em uma picape, um fato inquestionavel este até pelo regime de funcionamento e curva de potencia do VW 2.0 TDi.

O imperador falou muito bem: O negocio hoje é emissões e desempenho. O fato de ser HSD ou LSD depende de quem vai usar e acima de tudo de quem projeta. O importante é ter o desempenho esperado compromissado com consumo e curva de potencia.

Abraços!

Usuário Avatar de carotefeliz
    Entrada
    09/08/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    O motor da Ranger nova não foi projetado para 400cv: ele é projetado para ser um motor de alta potencia em rotações mais baixas.

Não existe milagre em motores de combustão interna: Motores de motocicleta conseguem potencias elevadissimas girando a 11 mil rpms.

Uma coisa todo mundo tem que colocar na cabeça: O motor da Amarok é avançadissimo, não restam duvidas mas o Duratorq da Ranger também é avançadissimo, tanto quanto o da Amarok. Só que ambos são conceitualmente diferentes, enquanto um é mais low speed o da Amarok é de rotação mais alta.

Ai como eu falei, acaba ficando uma questão de gosto. Eu gosto de low speed, o Pablo Vasconcellos disse que gosta de acelerar. Fica a criterio de cada um.

Abraços
    Vc não entendeu minha linha de raciocino. Quero dizer que se houvesse um motor grande com uma mistura bem enriquecida daria muitos CV. Tipo pegar esse da Amarok e passar pra 3.2 litros mantendo a mesma tecnologia.

Usuário
    Entrada
    26/04/2011
    Local
    Osvaldo Cruz/SP
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Yourg

Se você ler as ultimas paginas, ninguém falou que o bi-turbo 2.0 não presta. Apenas falamos que a VW colocou um motor de automovel em uma picape, um fato inquestionavel este até pelo regime de funcionamento e curva de potencia do VW 2.0 TDi.

O imperador falou muito bem: O negocio hoje é emissões e desempenho. O fato de ser HSD ou LSD depende de quem vai usar e acima de tudo de quem projeta. O importante é ter o desempenho esperado compromissado com consumo e curva de potencia.

Abraços!
    Daniel,concordo que talvez pra picape nao seja adequado, mas uma vez aluguei um golf diesel com esse "motorzinho de dentista", impressionante o carro fazia 17-18 km/l isso andando a 160-170 km/h direto pe na tabua.
    abs
    Jonas
    Toyota LC Prado VX 3.0 TDI 2004 "Negona"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 37 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 37 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem