
Postado originalmente por
leobnaval
Fuketeiro, não concordo.
Uma coisa é um motor montado na fabrica, com todo controle de peças, sequência de montagem, torques, temperatura, limpeza de linha de produção, estocagem, etc. Isso é quase "impossivel" se encontrar numa concessionária ou oficina. A culpa não é do mecânico. Pois é um custo e qualidade que só se consegue com itens de alta produção, já que depende de maquinários especificos e quando tem interferencia de pessoas, estas devem ser treinadas para a operação em questão, muito diferente de um mecânico que tem que lembrar de tudo na montagem de um motor e não possui as ferramentas de controle de uma linha de produção.
E quanto a uma montadora ter 2 fornecedores, esta estratégia é utilizada por várias montadoras. E não existe isso de uma peça do fabricante x não servir no carro que saiu de fabrica com a do fabricante y. Se as 2 peças são para aquela aplicação especifica, qualquer um dos fabricantes atenderão os requisitos de montagem e durabilidade.
O que acontece é que o cliente (VW, FIAT, etc.) chega com o desenho das interfaces (montagem) para o seus fornecedores produzirem, assim como os requisitos de durabilidade, materiais e demais exigências que o cliente julgar necessário. O fornecedor faz a proposta de produção e tem que atender a todos os requisitos, ou justificar e comprovar que o que ele faz é equivalente ou superior para a aplicação. Desta forma as peças serão praticamente as mesmas o que muda é o processo de produção, controle, que cada fabricante tem o seu. Mas ambas peças montam no modelo de veículo a qual o projeto atende.
Se não imagine a bagunça que seria na montagem do carro, não usa deste fabricante porque esse carro usa a peça x, agora no próximo usa a do y, isso não existe, eles montam de acordo com o que tem em estoque.
[]s