Postado originalmente por
Daniel.Shimomoto
Olá Fuketeiro;
Desculpe discordar. Respeito o seu amor e idolatria pela VW (eu também adoro VW, tenho Fusca, quero ter uma Kombi um dia desses, sempre tive Saveiro, Golf, Gol, etc. e só não comprei recentemente uma Saveiro Trooper - seria a terceira que tive - porque tenho filho. Minha mulher adorou a Saveiro) mas essa de transmissão lifetime que dispensa troca de óleo é bastante discutível e uma bela jogada de marketing da empresa OU a VW não está levando a sério o uso do Amarok.
Você sabe tanto quanto eu que o Amarok DEVE ter sido projetado para andar em enchentes, lama, poeira, terra, água. E que nestas situações a quantidade de poeira, terra, umidade, barro, sujeira a que esta sujeito a transmissão acaba contaminando e danificando o lubrificante. Desta maneira, trocar o óleo de cambio e diferenciais nada mais é do que manutenção preventiva. Se a VW não coloca isso no plano de manutenção dela, certamente ela não está acreditando que o pessoal vá colocar o Amarok para ralar...Porque se colocar no uso severo nessas condições eu aposto que em menos de 4 anos, os lubrificantes já terão virado verdadeiros melados dentro do cambio, perdendo todas as suas caracteristicas de resietencia a altas pressões de trabalho e velocidades, capacidade de formação de pelicula protetora, etc. etc. etc.
A Toyota, Ford, GM, Mit manda trocar lubrificantes porque sabe dos maus tratos. Qualquer técnico de bom senso sabe disso. Um SAE 80W90 API-GL-5 não custa mais do que uns 15 Reais/L. Um ATF Dexron III idem...
A VW está, com essa pratica fazendo uma bela jogada de marketing ao afirmar que a Amarok dispensa troca de oleo lubrificante da transmissão. Pois como diz um conhecido meu "Oleo é barato. Caro é abrir cambio, diferencial..."
Abraco